As 5 aldeias mais pequenas e ”secretas” bem pertinho de Lisboa

Felizmente, Lisboa está cercada por verdadeiras maravilhas naturais. De um lado, o oceano estende-se majestosamente, enquanto do outro se revelam campos serenos e montanhas imponentes. Hoje, queremos apresentar a você as aldeias mais pequenas e “secretas”, esperando que você as visite e se encante com esses tesouros além dos limites da capital portuguesa.

Visitar cada uma destas cinco aldeias é uma experiência gratificante que se encontra a poucos quilômetros de Lisboa. São destinos perfeitos para criar novas memórias com a família, amigos ou com aquele alguém especial. Cada local é uma oportunidade para fugir da agitação urbana e mergulhar em uma atmosfera única e encantadora.

Penedo, em Sintra

Fotos por @Ecos e Reflexos

A apenas um pouco mais de 50 minutos de Lisboa, encontra-se a  aldeia de Penedo, situada na majestosa Serra de Sintra e integrada no deslumbrante parque natural da região. Apesar do seu encanto, a origem precisa desta aldeia permanece envolta em mistério.

Registros históricos datados de 1527 revelam algumas menções sobre este local já no século 13, o que confere a Penedo o título de uma das aldeias mais antigas do país. Durante a sua visita, não deixe de conhecer o encantador fontanário situado no coração da aldeia.

Penedo é uma pequena joia escondida nas colinas da Serra de Sintra, proporcionando aos visitantes uma verdadeira experiência de escapadela para um ambiente tranquilo e cheio de charme. O seu nome provém das grandes rochas que pontuam a paisagem, conferindo-lhe uma atmosfera única e singular.

Esta aldeia oferece aos seus visitantes uma autenticidade que parece ter parado no tempo. Ruas estreitas de pedra, casas tradicionais e uma atmosfera serena caracterizam o local. O ambiente rural é palpável, e explorar Penedo é como fazer uma viagem no tempo, voltando a uma época em que a vida era mais simples e conectada com a natureza.

Além do fontanário central que remonta a tempos passados, Penedo possui outros encantos a descobrir. As vistas panorâmicas que se estendem desde as colinas até o mar proporcionam um cenário de tirar o fôlego. A calma e o silêncio que pairam no ar são perfeitos para relaxar e recarregar as energias, longe da agitação da cidade.

Uma visita a Penedo também é uma oportunidade de mergulhar na cultura local. Os habitantes locais são acolhedores e muitas vezes têm histórias fascinantes para compartilhar sobre a história da aldeia e a forma como a comunidade evoluiu ao longo dos anos.

A partir de Lisboa, é fácil conhecer essa aldeia encantadora. O passeio pela bela estrada que leva até Penedo é uma oportunidade de desfrutar da paisagem campestre e do ambiente natural. Chegando lá, é como entrar em um mundo à parte, onde se pode saborear a tranquilidade e a beleza da região de Sintra.

Penedo é muito mais do que apenas uma aldeia – é um refúgio idílico para os amantes da natureza, da história e da autenticidade, proporcionando uma experiência memorável para todos os que a visitam.

Se você deseja chegar a Penedo a partir de Lisboa, a viagem é fácil e gratificante. Pegue a autoestrada A37 em direção a Sintra e siga as indicações para a Serra de Sintra.

A partir daí, você será brindado com uma estrada que serpenteia por colinas verdejantes e panoramas deslumbrantes, até chegar a esta aldeia histórica. A viagem em si já é uma experiência memorável, permitindo que você se desconecte da agitação da cidade e se entregue à beleza da natureza circundante.

Aldeia da Mata Pequena, em Mafra

Uma sugestão imperdível para quem deseja explorar o charme rural de Portugal é visitar a Aldeia da Mata Pequena, localizada na região de Mafra. Essa aldeia é uma verdadeira jóia escondida, repleta de autenticidade e história, oferecendo aos visitantes uma experiência única no coração da cultura saloia.

O termo “saloio” refere-se aos habitantes da região rural que envolve Lisboa, conhecida como “saloiada”. A Aldeia da Mata Pequena é um exemplo brilhante dessa cultura, mantendo-se fiel às suas raízes e tradições. A aldeia foi cuidadosamente preservada e restaurada, o que a torna um tesouro raro e valioso. Ao passear pelas suas ruas de pedra e pelas casinhas tradicionais, os visitantes têm a oportunidade de viajar no tempo e mergulhar na vida rural de tempos passados.

Uma das características mais encantadoras da Aldeia da Mata Pequena é a sua atmosfera acolhedora e serena. O ritmo de vida é mais tranquilo, proporcionando uma pausa relaxante do agito da cidade. As paisagens naturais circundantes são deslumbrantes, criando um cenário perfeito para caminhadas tranquilas e momentos de contemplação.

Chegar à Aldeia da Mata Pequena a partir de Lisboa é uma jornada agradável. A viagem de carro proporciona uma oportunidade de apreciar a paisagem que se altera gradualmente à medida que se afasta da cidade. A aldeia fica a uma distância de cerca de 45 minutos a uma hora de Lisboa, tornando-a facilmente acessível para um passeio de um dia ou uma escapadela de fim de semana.

Ao visitar a Aldeia da Mata Pequena, os viajantes podem esperar uma autêntica imersão na vida rural portuguesa. Desde a arquitetura tradicional até as tradições locais, cada aspecto da aldeia conta uma história rica e cativante. É um lugar para se desconectar do quotidiano e se conectar com a essência histórica e cultural de Portugal.

Veja também: Mata Pequena, uma aldeia típica a 30 minutos de Lisboa

Azenhas do Mar, em Sintra

© Roberto Edoriam

Azenhas do Mar é uma joia costeira localizada nos arredores de Sintra, que evoca uma sensação mágica de estar em um lugar que parece saído de um conto de fadas. Situada à beira de um penhasco com vista para o oceano, essa pequena aldeia captura a essência da beleza natural de Portugal de maneira surpreendente.

A história das Azenhas do Mar remonta a tempos antigos, quando essa aldeia costeira começou a florescer devido à sua localização estratégica e à riqueza do mar. Originalmente, as azenhas, que eram moinhos de água, desempenhavam um papel vital na moagem de cereais e no processamento de produtos agrícolas locais. Com o passar do tempo, a aldeia evoluiu para um destino de praia encantador, onde os habitantes locais e visitantes podem desfrutar do ambiente sereno e das vistas deslumbrantes.

Um dos aspectos mais distintos das Azenhas do Mar é a sua arquitetura peculiar e encantadora. As casas tradicionais com telhados vermelhos, pintadas de branco, criam uma imagem pitoresca e acolhedora. O fato de a aldeia estar empoleirada em um penhasco à beira-mar adiciona um toque de dramaticidade à sua aparência, criando uma paisagem verdadeiramente única.

Chegar às Azenhas do Mar a partir de Sintra ou de Lisboa é uma experiência memorável. De carro, a viagem oferece vistas panorâmicas deslumbrantes, à medida que você se aproxima da costa e testemunha a transição da paisagem. A distância é relativamente curta, com uma viagem de cerca de 30 a 40 minutos a partir de Sintra, e cerca de 1 hora a partir de Lisboa, tornando-a uma escolha perfeita para um passeio de um dia.

Além da beleza natural, Azenhas do Mar oferece uma experiência gastronômica deliciosa. A aldeia é famosa pelo seu marisco fresco e autênticos pratos de frutos do mar. Ao visitar a aldeia, é altamente recomendável aproveitar a oportunidade para desfrutar de uma refeição à beira-mar, apreciando o som das ondas enquanto saboreia iguarias locais.

Resumindo, Azenhas do Mar é uma aldeia que transcende a imaginação e proporciona um refúgio encantador para quem procura beleza natural, história rica e uma experiência gastronômica única. Sua combinação de localização deslumbrante e atmosfera acolhedora a torna um destino obrigatório para quem explora a região de Sintra e deseja se conectar com a autenticidade e o charme de Portugal.

Pia do Urso, na Batalha

@covadairia.com

A encantadora aldeia de Pia do Urso, localizada na região da Batalha, é uma pérola que oferece não apenas um ambiente tranquilo, mas também o excepcional Eco Parque Sensorial da Pia do Urso. Este parque singular foi concebido especialmente para proporcionar uma experiência rica e envolvente para pessoas com deficiência visual.

O Eco Parque Sensorial é notável por sua ênfase na interação com a natureza através dos sentidos do tato e do olfato. O percurso a pé, cuidadosamente planejado, guia os visitantes por uma jornada imersiva na natureza. Durante a caminhada, diversas paradas estrategicamente posicionadas permitem que os visitantes explorem elementos naturais, estimulando seus sentidos táteis e olfativos.

O nome “Pia do Urso” remonta à história da região. Embora os ursos não habitem mais a área, é possível rastrear sua presença em tempos passados. As “pias”, que são pequenos lagos ou poças, eram fontes de água frequentadas por ursos. Esses elementos característicos deram origem ao nome da aldeia, estabelecendo uma ligação entre a história natural local e sua denominação.

Para quem deseja visitar a Pia do Urso a partir de Lisboa, a viagem é bastante acessível. Partindo da capital, siga pela autoestrada A8 em direção a Leiria, e depois continue na A19 em direção a Fátima/Batalha. O trajeto levará cerca de 1 hora e 30 minutos de carro. Uma vez na Batalha, é possível seguir as indicações para a Pia do Urso, que fica a aproximadamente 15 minutos de carro do centro da Batalha.

A Pia do Urso não é somente uma aldeia serena, mas também um lugar onde a natureza e a acessibilidade se entrelaçam de maneira única. O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso oferece uma experiência cativante e educativa, permitindo que os visitantes explorem a natureza de maneira especial, enquanto aprendem sobre a história da região e sua ligação com os ursos que habitavam a área no passado.

Aldeia Típica José Franco, em Mafra

À primeira vista, a Aldeia Típica José Franco pode parecer como muitas outras aldeias tradicionais em Portugal. Com seu castelo, casinhas brancas adornadas com listras azuis, um moinho e oficinas, ela certamente evoca a imagem das típicas aldeias do país. No entanto, essa aldeia possui um diferencial significativo: ela é na verdade uma recriação minuciosa de uma aldeia típica portuguesa, uma obra que surgiu das mãos e visão de José Franco durante os anos 60.

José Franco, um oleiro de profissão, decidiu prestar homenagem à sua terra natal e às suas memórias através da construção dessa aldeia singular. Cada detalhe foi cuidadosamente trabalhado para capturar a essência das aldeias tradicionais de Portugal, porém em escala reduzida.

Essa aldeia recriada é um lugar sem dúvida especial e distinto das demais. Oferece uma oportunidade única para os visitantes se transportarem no tempo e vivenciarem a atmosfera das aldeias antigas. Para aqueles que desejam compartilhar essa experiência com crianças, a Aldeia Típica José Franco é um destino ideal. As crianças podem brincar, explorar e, ao mesmo tempo, aprender sobre as tradições e a cultura que moldaram as aldeias portuguesas.

E claro, uma visita à Aldeia Típica José Franco não estaria completa sem saborear algumas iguarias locais. Entre elas, destaca-se o famoso pão com chouriço, uma delícia que representa a rica gastronomia portuguesa e complementa perfeitamente a atmosfera da aldeia.

Para quem deseja fazer uma viagem a partir de Lisboa até a Aldeia Típica José Franco, o trajeto é bastante acessível. Saindo da capital, basta pegar a autoestrada A8 em direção a Mafra. A viagem de carro levará aproximadamente 30 minutos. Uma vez em Mafra, basta seguir as indicações para a Aldeia Típica José Franco, que está localizada na região e é um verdadeiro tesouro cultural e histórico, proporcionando uma experiência única para todas as idades.

Mata Pequena: a religião, sempre presente, até nos sítios mais pequenos das aldeias escondidas de Portugal

Em um raio curto de Lisboa, revelam-se verdadeiros tesouros escondidos, aldeias encantadoras que preservam histórias, tradições e experiências únicas. Cada uma dessas aldeias secretas, como Penedo, Aldeia da Mata Pequena, Azenhas do Mar, Pia do Urso e Aldeia Típica José Franco, oferece uma jornada encantadora através da cultura, da natureza e das raízes de Portugal.

Visitar essas aldeias é como desvendar os segredos guardados nas dobras da paisagem portuguesa. De vilarejos antigos a parques sensoriais, de aldeias preservadas a recriações artísticas, cada uma dessas pérolas proporciona uma experiência única e autêntica, transportando os visitantes para tempos passados e revelando a riqueza da herança cultural.

Ao escapar das agitações da cidade, essas aldeias convidam os viajantes a descobrir recantos tranquilos, tradições centenárias e cenários espetaculares. Desde a tranquilidade das Azenhas do Mar até a recriação da Aldeia Típica José Franco, cada destino oferece uma viagem inesquecível através das raízes e encantos do Portugal autêntico.

 

Veja também: Os 18 lugares mais incríveis da Área Metropolitana de Lisboa

Veja também: 5 lugares inesquecíveis para um dia de viagem a Sintra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *