7 castelos imperdíveis no Alentejo, a região vinícola de Portugal

O Alentejo é uma região de Portugal conhecida por sua beleza natural e seu prestígio no mundo dos vinhos. Além disso, a região reserva aos viajantes uma experiência única de viagem ao passado através de sua rica herança histórica.

Com seus vilarejos medievais encantadores, o Alentejo é um verdadeiro tesouro para os amantes da história e da arquitetura.

Os vilarejos medievais são a atração principal do Alentejo, com suas construções fascinantes que testemunham séculos de história.

Entre elas, encontram-se igrejas, conventos e castelos que contam histórias fascinantes sobre a região e suas gentes. Essas construções impressionantes são um verdadeiro convite a conhecer o passado e mergulhar na cultura local.

Para tornar a experiência ainda mais especial, alguns desses castelos e vilarejos oferecem a oportunidade de se hospedar em verdadeiros palácios medievais.

Essa é uma oportunidade única de viver uma experiência autêntica de realeza, e desfrutar da atmosfera histórica desses lugares encantadores.

Arraiolos

Castelo de Arraiolos. Foto: Victor Carvalho/Divulgação

Arraiolos é uma pequena vila portuguesa situada a apenas 20 minutos de Évora, na região do Alentejo. É conhecida por ser um dos poucos lugares no mundo que possui um castelo com uma arquitetura circular, o que torna esse local único e fascinante.

O castelo de Arraiolos está localizado no topo do Monte de São Pedro, cercado por uma muralha em forma de elipse, o que o torna ainda mais impressionante.

O castelo foi construído no século 13 e é uma das principais atrações da vila. Além disso, a vista que se tem dos campos alentejanos a partir do castelo é simplesmente maravilhosa.

Os turistas que visitam Arraiolos têm a oportunidade de conhecer essa vila encantadora e histórica, além de visitar o castelo e apreciar a vista panorâmica da região.

Arraiolos é também conhecida pelos seus famosos tapetes, que são feitos à mão e possuem uma tradição centenária na vila, o que faz do lugar um destino turístico imperdível para quem quer conhecer a história e a cultura do Alentejo.

Beja

Castelo de Beja. Foto: Turismo no Alentejo

Beja é uma cidade histórica conhecida por suas construções impressionantes e ricas em história. Entre elas, destaca-se o castelo de Beja, uma das atrações mais importantes da cidade.

O castelo de Beja é uma construção imponente e majestosa, que se destaca por sua torre de 40 metros de altura. Essa torre é a parte mais notável do castelo e uma das atrações mais visitadas pelos turistas.

Além de sua grandeza, a torre também é conhecida por sua beleza singular, com uma arquitetura que combina elementos de inspiração muçulmana, romana medieval e manuelina.

Para chegar ao topo da torre do castelo, o visitante precisa subir cerca de 200 degraus, mas a vista espetacular que se tem lá do alto certamente compensa o esforço.

Do topo da torre é possível apreciar a beleza da cidade de Beja e dos campos alentejanos ao redor, uma vista de tirar o fôlego.

A torre do castelo de Beja é composta por três salas, cada uma com uma decoração diferente, que refletem as influências das diferentes épocas históricas pelas quais a cidade passou.

Essas salas são adornadas com elementos decorativos ricos em simbolismo e história, que ajudam a contar a história do castelo e da cidade.

Elvas

Em Elvas, o Forte de Nossa Senhora da Graça. Foto: Turismo no Alentejo

Elvas é uma cidade histórica conhecida por suas construções militares impressionantes. Embora não seja um castelo, o Forte de Nossa Senhora da Graça, oficialmente denominado como Forte Conde de Lippe, é uma das principais atrações da cidade.

Classificado como Patrimônio Mundial da Unesco juntamente com as demais construções históricas de Elvas, o Forte de Nossa Senhora da Graça é um excelente exemplo da arquitetura militar portuguesa.

Localizado em uma colina íngreme, o forte oferece uma vista espetacular da cidade e dos campos ao redor. Os turistas podem explorar as áreas externas do forte, incluindo as muralhas, bastiões e torres, que são características da arquitetura militar da época.

A cidade de Elvas foi desenvolvida como uma verdadeira fortaleza devido à sua proximidade com a Espanha. A cidade é cercada por uma série de fortificações, que incluem fortes, fortins e muralhas, que fazem parte de um sistema defensivo elaborado construído ao longo dos séculos.

Os turistas que visitam Elvas podem explorar não apenas o Forte de Nossa Senhora da Graça, mas também outros fortes e fortins espalhados pela cidade.

Cada fortificação oferece uma visão única da arquitetura militar portuguesa, e juntas, contam a história fascinante da cidade e da região do Alentejo.

Estremoz

Castelo de Estremoz. Foto: Turismo no Alentejo

Estremoz é conhecida pela espetacular Torre das Três Coroas. Com 27 metros de altura e feita de mármore branco, a torre foi construída originalmente para a Rainha Santa Isabel, conhecida pelo milagre de ter transformado moedas em rosas no século 14.

Além de sua história impressionante, a Torre das Três Coroas é atualmente o lar de uma pousada charmosa e única. A pousada apresenta uma decoração e mobiliário que remetem aos tempos medievais, proporcionando uma experiência autêntica e imersiva para os visitantes.

A pousada possui quartos confortáveis, um restaurante que serve pratos típicos da região e um bar acolhedor. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade e da paisagem circundante a partir da torre.

Estremoz, em si, também é um destino turístico interessante, com suas ruas estreitas de paralelepípedos e suas construções históricas.

A cidade é conhecida por sua produção de mármore, e os visitantes podem ver várias esculturas e edifícios feitos de mármore enquanto exploram a cidade.

Evoramonte

Castelo de Evoramonte. Foto: Turismo no Alentejo

Evoramonte é uma pequena vila situada no coração do Alentejo, em Portugal, que abriga um castelo com um formato peculiar que chama a atenção dos viajantes. O castelo é formado por quatro torreões arredondados, que dão ao castelo uma aparência única e interessante.

Ao entrar no castelo, os visitantes são recebidos por três pisos nobres que seguem o estilo do Renascimento Italiano. As salas monumentais do castelo apresentam abóbadas góticas impressionantes, o que demonstra o seu valor arquitetônico e histórico.

O castelo de Evoramonte foi construído no século 16, durante o reinado do rei português D. Manuel I, como parte da política de fortificação das fronteiras do país.

A construção do castelo foi concluída no século 17, durante o reinado do rei D. João IV, e desde então tem sido um ponto de interesse turístico.

Os visitantes podem caminhar pela vila histórica, onde as casas típicas do Alentejo e as ruas de paralelepípedos são encantadoras.

Além disso, o castelo também oferece uma vista panorâmica incrível da paisagem circundante, que é caracterizada por campos de oliveiras e sobreiros.

Marvão

Castelo de Marvão. Foto: Turismo no Alentejo

Situado no ponto mais alto da Serra de São Mamede, com 843 metros de altitude, o castelo de Marvão é uma das construções mais impressionantes de Portugal.

Sua localização privilegiada permite aos visitantes uma vista panorâmica de tirar o fôlego, que se estende até além das fronteiras do país.

Todo construído em pedra, o castelo é uma das fortificações mais bem preservadas de Portugal, exibindo extensas muralhas e torres impressionantes.

O seu estado de conservação é notável, transportando os visitantes para a época medieval e proporcionando uma imersão na história e cultura da região.

O castelo de Marvão tem uma história fascinante que remonta à época medieval. Foi construído no século 13 pelos muçulmanos durante a Reconquista Cristã, e sua localização privilegiada no alto da montanha permitia a proteção da região contra invasões.

Com a reconquista de Portugal pelos cristãos, o castelo foi tomado pelas forças de D. Afonso III e passou a fazer parte do território português.

Durante o período medieval, o castelo de Marvão foi palco de muitas batalhas e conflitos entre os reinos de Portugal e Castela. Em 1385, por exemplo, foi conquistado pelo rei português D. João I, em uma batalha crucial que garantiu a independência de Portugal.

Ao longo dos séculos, o castelo passou por diversas reformas e ampliações, tornando-se um importante ponto estratégico para a defesa da fronteira portuguesa.

Hoje, o castelo de Marvão é uma das principais atrações turísticas da região do Alentejo. Além de suas impressionantes muralhas e torre, o castelo abriga um museu que conta a história da região e sua importância na história de Portugal.

Monsaraz

A torre do castelo em Monsaraz. Foto: Turismo no Alentejo

O castelo de Monsaraz é uma das atrações mais famosas da região, situado em um vilarejo medieval encantador nas proximidades do Alqueva.

Sua história remonta ao século 13 quando foi construído para proteger a vila das invasões espanholas. Durante a Guerra da Restauração*, no século 17, o castelo foi ampliado e reforçado para resistir a novas ameaças.

O castelo de Monsaraz é um excelente exemplo da arquitetura militar portuguesa, com suas grossas paredes de pedra, torres e ameias que proporcionam uma vista panorâmica deslumbrante da região.

O local já passou por diversas mudanças ao longo dos séculos, incluindo a construção de novas torres e a ampliação de suas muralhas.

Além de sua importância histórica e arquitetônica, o castelo de Monsaraz é também um local de grande beleza natural, com paisagens pitorescas, ruelas de pedra e casas brancas que encantam os visitantes.

O pôr do sol no castelo de Monsaraz é uma atração imperdível, com a vista para as montanhas e para o Alqueva, que ganha tons de laranja e vermelho conforme o sol se põe no horizonte.

O que foi a Guerra da Restauração

A Guerra da Restauração foi um conflito armado que ocorreu em Portugal durante o século 17, entre 1640 e 1668. Ela teve início após a Revolução de 1640, que restaurou a independência de Portugal após 60 anos de domínio espanhol.

Em 1580, a dinastia portuguesa dos Avis terminou e a coroa foi herdada pelo rei espanhol Filipe II, dando início a uma união dinástica entre Portugal e Espanha. No entanto, muitos portugueses não aceitaram essa união e lutaram pela independência de Portugal.

Com a Revolução de 1640, o Duque de Bragança, D. João IV, foi proclamado rei de Portugal, dando início à dinastia dos Bragança. No entanto, a Espanha não aceitou a independência de Portugal e iniciou uma guerra para tentar recuperar o controle do país.

Durante a guerra, Portugal recebeu ajuda da Inglaterra, que era um importante aliado comercial, e conseguiu se defender dos ataques espanhóis.

O conflito terminou em 1668, com a assinatura do Tratado de Lisboa, que reconheceu a independência de Portugal e pôs fim à união dinástica entre Portugal e Espanha.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *