Roteiro de 2 dias com o que ver e fazer na cidade do Porto

Na costa norte de Portugal, no ponto onde o rio Douro deságua no mar, encontra-se a cidade do Porto, também conhecida como Invicta.

Conhecer o Porto é como explorar as veias de uma cidade fortemente ligada ao comércio. Embora tenha ganhado fama pelo vinho que produz, o nome da cidade foi emprestado pela bebida.

O rio Douro serpenteia pela cidade e, em alguns pontos, chega a tocar os pés, e até os joelhos, dos moradores. O bairro da Ribeira, antes conhecido por ser perigoso, agora é um local trendy e perfeito para fotografias no Instagram.

Se você tem dois dias para explorar a cidade do Porto, este roteiro propõe uma maneira de conhecer o melhor que a Invicta tem a oferecer.

Por que visitar o Porto?

O Porto é uma cidade que encanta pela sua diversidade e riqueza histórica, cultural e arquitetônica. Sendo listada como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1996, não faltam lugares imperdíveis para se visitar durante uma viagem ao Porto.

Entre eles, podemos destacar o centro histórico, a Ponte D. Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar em Gaia, que oferecem uma vista incrível da cidade e do rio Douro.

Além disso, a Torre dos Clérigos de estilo barroco, o casario típico, as muralhas fernandinas, as igrejas barrocas, as ruas históricas compactas e a Sé Catedral também são pontos turísticos emblemáticos que atraem milhares de visitantes.

A cidade do Porto é rica em história e cultura, oferecendo aos turistas uma viagem no tempo através de sua arquitetura e tradições.

O Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, oferece uma bela vista do rio Douro e da cidade do Porto

É possível caminhar pelas ruas estreitas e charmosas, apreciar a vista do rio Douro, degustar vinhos renomados da região do Douro e experimentar a gastronomia típica portuguesa.

Portanto, se você está planejando uma viagem para Portugal, inclua o Porto no seu roteiro e desfrute de tudo o que essa cidade tem a oferecer.

DICA: se você é um amante de viagens de carro, aproveite a sua estadia no Porto para explorar a incrível Estrada Nacional 222, que começa em Vila Nova de Gaia e atravessa Portugal de oeste a leste, sempre acompanhando o majestoso rio Douro.

Durante o percurso, você será presenteado com algumas das paisagens mais deslumbrantes de Portugal, incluindo os mundialmente famosos e fotogênicos socalcos do Douro Vinhateiro. Não perca a chance de conhecer esta região cinematográfica de Portugal, que oferece uma experiência única de viagem.

Quando visitar o Porto?

O Porto é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, dependendo das preferências do viajante em relação ao que deseja ver e fazer na cidade. É importante planejar um roteiro de viagem que se adeque às condições atmosféricas de cada época do ano.

A melhor época para visitar o Porto é de maio a setembro, quando as temperaturas são mais agradáveis e há menos chance de chuva. Os meses de julho e agosto são considerados alta temporada e costumam ser mais quentes e secos, o que torna a cidade ideal para quem gosta de aproveitar o sol e o calor.

Já de dezembro a fevereiro, a cidade costuma ser mais fria e chuvosa, então é recomendado levar roupas quentes e planejar visitas a museus e locais fechados para evitar a chuva.

Durante a primavera e o outono, as temperaturas já são mais amenas, o que torna a cidade perfeita para caminhar e explorar. Além disso, é uma época em que os preços do alojamento tendem a ser mais econômicos.

Independentemente da época em que visitar o Porto, sempre haverá algo acontecendo na cidade. Há uma grande variedade de festivais de dança, música, teatro, eventos esportivos e festas religiosas ao longo do ano, o que torna o calendário sempre preenchido com atividades interessantes.

Eventos e Festivais no Porto

Ribeira do Porto

O Porto é uma cidade que respira cultura e animação durante todo o ano. Os eventos são tão diversificados que há sempre algo para todos os gostos. Se você estiver planejando uma viagem para o Porto, pode considerar incluir alguns desses eventos em seu roteiro.

O Ano Novo é celebrado em grande estilo no Porto, com um espetáculo de fogos de artifício na Baixa da cidade.

É um momento mágico para apreciar as luzes, a música e a animação que se estendem até o início da madrugada. Os visitantes podem desfrutar de uma noite inesquecível na companhia dos habitantes locais, dançando e cantando nas ruas.

Em fevereiro, os cinéfilos de todo o mundo se reúnem para o Fantasporto, um festival de cinema que celebra o cinema fantástico e de terror.

O evento tem sido realizado na cidade desde 1981 e apresenta alguns dos filmes mais interessantes e desafiadores do gênero. Se você é fã de cinema, esta é uma oportunidade única para conhecer novos cineastas e descobrir novas tendências no mundo do cinema.

Em maio, é hora de se juntar aos estudantes universitários para a Queima das Fitas. Este evento comemora o final do ano letivo e é uma das festas mais animadas da cidade.

Durante uma semana, os estudantes vestem suas capas negras e participam em desfiles, festas e outras atividades.

O São João do Porto é a festa mais importante da cidade e é celebrada no dia 24 de junho. O evento é uma mistura de festa, fogos de artifício e tradição.

É um momento em que a cidade ganha vida, com as ruas cheias de pessoas e os aromas de sardinhas e martelinhos no ar. Se você quiser experimentar uma das festas mais vibrantes do país, o São João do Porto é o evento para você.

Em julho, o Porto Wine Fest celebra o vinho do Porto na Ribeira. O evento oferece aos visitantes a oportunidade de provar diferentes tipos de vinho do Porto, de fazer passeios nas adegas e de participar em atividades relacionadas com o vinho.

Outubro é o mês da francesinha, o prato típico do Porto. A cidade celebra a francesinha com o Festival da Francesinha, um evento que reúne os melhores restaurantes da cidade que oferecem a sua própria versão do prato.

Se você gosta de comida e está curioso para experimentar um dos pratos mais icônicos do Porto, este evento é para você.

Finalmente, em dezembro, a cidade ganha um brilho especial com as luzes de Natal e os mercados de Natal.

As ruas da cidade são iluminadas com luzes coloridas, os mercados são decorados com enfeites natalinos e o clima geral é de festividade. É um momento mágico para visitar a cidade e experimentar as delícias típicas da época.

Onde ficar no Porto? Sugestões de Alojamento

A escolha do melhor alojamento para uma estadia memorável no Porto pode ser complicada, dada a grande variedade de hotéis disponíveis. Entretanto, o orçamento da viagem é um fator importante a ser considerado na hora de escolher onde ficar.

Felizmente, tanto no Porto como em Gaia, há opções de alojamento para todo tipo de viajante, independentemente do orçamento, desde hostels diferenciados até os hotéis mais sofisticados da Europa.

Portanto, há opções para o backpacker econômico, a família com orçamento limitado, a escapadinha romântica única e para o hóspede exigente que busca o melhor.

A seguir, apresentamos nossos alojamentos favoritos no Porto, que foram testados e aprovados por nós, e que oferecem a melhor relação qualidade-preço na Cidade Invicta.

Gallery Hostel

O Gallery Hostel é uma opção única e inesquecível para quem busca acomodação no Porto.

Esse premiado hostel boutique supera as expectativas dos hóspedes ao oferecer um ambiente moderno, confortável e com design diferenciado, além de estar localizado no bairro mais badalado da cidade, próximo a pontos turísticos, vida noturna e atrações culturais.

Com uma das melhores relações custo-benefício entre os hostels do Porto, o Gallery Hostel apresenta um equilíbrio perfeito entre a modernidade e a tradição típica da cidade, combinando um charme liberal com hospitalidade excepcional.

Zero Box Lodge Porto

O Zero Box Lodge Porto é um hostel único e diferenciado dos demais na cidade do Porto, oferecendo um conceito completamente fora do convencional ao hospedar seus hóspedes dentro de uma “caixa” de madeira.

Apesar da ideia parecer estranha à primeira vista, o minimalismo é levado a sério, proporcionando um ambiente privado com banheiro exclusivo, sem janela, TV ou distrações.

Além disso, o hostel conta com um bar, restaurante e sala comum, repletos de personalidade e boa vibe, o que acrescenta uma experiência singular para seus hóspedes.

Acreditamos que essa nova tendência de alojamento barato no Porto será cada vez mais explorada e procurada pelos viajantes que buscam novas formas de hospedagem.

Oporto Street Sá de Noronha

Se você está procurando por um lugar que te faça sentir em casa enquanto viaja para o Porto, então os apartamentos-estúdio Oporto Street Sá de Noronha são a escolha certa.

Localizados em um edifício do século XIX, esses apartamentos possuem comodidades modernas e uma decoração minimalista e fresca. Alguns deles ainda têm varanda com vista para a famosa Torre dos Clérigos.

O ambiente é tranquilo e a localização é perfeita para explorar a cidade, estando próximo de restaurantes, bares e da Livraria Lello. Este é definitivamente um dos melhores alojamentos do Porto para se hospedar.

Descobertas Boutique Hotel Porto

O Descobertas Boutique Hotel Porto é um hotel boutique que se destaca por oferecer aos seus hóspedes uma experiência única e memorável.

Muito apreciado pelos visitantes que escolhem Porto como destino, este hotel dispõe de quartos espaçosos, limpos e confortáveis, além de áreas comuns encantadoras e um serviço de atendimento excepcional.

O café da manhã servido é simplesmente fabuloso e a conexão Wi-Fi gratuita é valorizada pelos hóspedes. Situado numa rua pedonal na encantadora Ribeira, o hotel possui uma localização privilegiada.

The Yeatman

Situado em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, encontra-se o hotel vinícola The Yeatman, uma opção de hospedagem de 5 estrelas que oferece uma experiência de luxo única no Porto.

Com um restaurante que ostenta duas estrelas Michelin, um bar no terraço que oferece vistas panorâmicas da cidade, e degustações de vinhos excepcionais, o hotel é considerado um dos melhores da região.

Imagine-se apreciando todo esse conforto e sofisticação em sua própria varanda-terraço privada, com vistas espetaculares do Douro e da cidade do Porto.

O melhor do Porto num roteiro de 2 dias

Embora esteja situado em uma colina com vista para o rio Douro, é possível visitar o Porto a pé sem muito esforço, e este itinerário de dois dias foi elaborado para incluir o que há de melhor para ver e fazer sem ficar exausto.

Prepare-se para caminhar e descobrir esta cidade que já foi classificada como uma das melhores da Europa.

Roteiro para visitar o Porto: 1º Dia

Mercado do Bolhão

Uma boa pedida é começar o passeio pela manhã em um mercado. Especialmente quando estamos falando do Mercado do Bolhão, o centenário mercado portuense que foi totalmente reformado e abriu portas ao público em setembro de 2022.

O mercado tem várias ruas, algumas delas com nomes bem conhecidos dos moradores do Porto.

No total, são 81 bancas de produtos alimentares, como carne, peixe, mariscos, frutas, pães, queijos, bolos, flores e plantas. Do lado de fora do mercado, há mais 38 espaços comerciais e 10 restaurantes nas zonas laterais.

O Mercado do Bolhão ainda funciona como mercado, no sentido literal, mas também tem alguns postos onde fazem comidas, lanches, sucos etc.

São 81 bancas de produtos alimentares (de carne, peixe e mariscos, frutas e legumes, flores e plantas, pão, bolos, queijos etc), sendo 59 de comerciantes históricos. Do lado de fora, são 38 espaços comerciais distribuídos. E ainda há, nas zonas laterais, dez restaurantes.

Endereço: Rua Fernandes Tomas (perto da Avenida dos Aliados)

Horários: de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h. Fecha aos domingos e feriados.

Avenida dos Aliados

Em realidade, a Avenida dos Aliados é a junção de duas enormes praças onde tudo acontece no Porto, atraindo milhares de pessoas sempre que há festas e celebrações ou manifestações de indignação popular.

É o centro financeiro da cidade e também o local onde ocorrem os eventos sociais e políticos da cidade do Porto. É neste lugar que se localiza o sobejamente conhecido edifício da Câmara Municipal do Porto.

Os edifícios que circundam a praça demonstram a sua importância inequívoca e competem em exuberância dos seus respectivos estilos arquitetônicos. Parada obrigatória em qualquer visita ao Porto!

Livraria Lello & Irmão

Todos os fãs de Harry Potter sabem que J. K. Rowling se inspirou na Livraria Lello & Irmão para criar as histórias e aventuras do pequeno mago.

Esta livraria com uma escadaria curvilínea em madeira forrada de vermelho e um exuberante design faz parte de todas as listas das livrarias mais belas do planeta (se não está, deveria estar).

Para entrar, terá que fazer marcação e pagar uma taxa, que serve como desconto na compra de qualquer livro. Se não quiser entrar, sempre pode admirar a sua fachada Art Noveau.

Torre dos Clérigos

Esta torre é um dos maiores símbolos da cidade, com o seu campanário de 73 metros de altura sendo talvez o campeão na lista dos interesses turísticos da cidade. A vista panorâmica lá de cima é espetacular.

DICA: como as filas para comprar os bilhetes para subir ao topo da torre são sempre muito longas, principalmente na alta temporada, aconselhamos comprar antecipadamente o bilhete de entrada para a Torre dos Clérigos sem fila.

Vale a pena também visitar a ornamentada Igreja dos Clérigos, com o seu altar de mármore se destacando neste templo barroco. Bem ali pertinho está o Jardim da Cordoaria, um agradável espaço verde de frente para a Universidade do Porto.

Atrás da universidade, temos a monumental Igreja do Carmo a sua famosa lateral forrada com azulejos portugueses típicos.

Se quiser beber um drinque, volte à noite para esta zona, que foi ‘renomeada’ com o pomposo título de Galerias de Paris e são um dos lugares da moda para quem quer curtir a balada nos bares e discotecas portuenses.

Escadas da Vitória e a Judiaria Nova do Olival

As Escadas da Vitória são uma atração turística do Porto que, até recentemente, eram conhecidas como Escadas da Esnoga. Elas conectam a área da Vitória ao Largo de São Domingos e levam os visitantes a uma parte histórica da cidade conhecida como Judiaria Nova do Olival.

As escadas também fornecem acesso direto à sinagoga que já existiu na Rua de São Miguel, no número 9. Os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas da cidade e do rio a partir do Miradouro da Vitória.

Mercado Ferreira Borges

Outra atração turística interessante para visitar no Porto é o Mercado Ferreira Borges, construído em 1885 para substituir o Mercado da Ribeira.

Embora não seja mais usado como mercado, o edifício é um exemplo notável da arquitetura em ferro forjado da cidade e atualmente abriga o restaurante-cervejaria O Mercado e o Hard Club, um local de eventos musicais e culturais.

O Mercado Ferreira Borges e as vistas que ele oferece são muito procurados pelos entusiastas da fotografia urbana e arquitetônica.

A Igreja da Misericórdia do Porto no Largo de São Domingos

Ao norte do Mercado Ferreira Borges, encontra-se o Palácio das Artes, que hoje é usado como uma escola para jovens talentos.

Os visitantes podem fazer um pequeno desvio do Largo de São Domingo, seguindo pela Rua das Flores, para apreciar a monumental Igreja da Misericórdia do Porto, uma das mais notáveis ​​da cidade.

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa do Porto é um edifício icónico que surgiu a partir do claustro da Igreja de São Francisco, após um incêndio durante o Cerco do Porto. Embora a sua fachada não seja particularmente imponente, é no seu interior que se encontra a verdadeira maravilha.

Os seus salões exibem uma opulência e um esplendor raramente visto, sendo o Salão Árabe um dos mais famosos pela sua ornamentação brilhante e sumptuosa.

Cada salão é decorado com uma magnificência única, o que faz do Palácio da Bolsa uma paragem obrigatória para quem visita o Porto.

Igreja Conventual de São Francisco do Porto e Museu

A Igreja de São Francisco é muitas vezes chamada de “igreja de ouro” devido à sua magnífica decoração interior em estilo barroco.

Embora a grande rosácea gótica seja o único elemento decorativo que resta do período gótico original, o conjunto de talha dourada do período barroco é verdadeiramente deslumbrante.

A Árvore de Jessé é uma das características mais notáveis da igreja, embora todas as capelas sejam igualmente impressionantes.

No entanto, há um nicho com uma imagem singela de São Francisco de Assis que faz jus aos valores da ordem franciscana, que pregava a pobreza e a humildade. Além da igreja, o Museu e o cemitério nas catacumbas merecem também uma visita.

Casas-Torre Medievais do Porto

Se você está interessado em história e arquitetura, deve visitar a Rua da Reboleira no Porto, onde existem algumas casas-torre medievais fascinantes.

Uma dessas casas é a Torre Medieval da Reboleira, que é classificada como patrimônio nacional e pode ser encontrada na porta número 59. Esta casa-torre é um excelente exemplo da arquitetura medieval da cidade, com pórticos e janelões góticos impressionantes.

Mas não é só essa casa que vale a pena ver. A rua esconde outros segredos, como a casa na porta número 55, que também mantém os pórticos e janelões góticos.

De fato, há rumores de que existem mais casas-torre medievais na rua, e que algumas delas foram descobertas por acidente.

Em novembro de 2018, por exemplo, uma casa na porta número 13 foi submetida a reformas e os trabalhadores acabaram descobrindo um pedaço de muralha ou torre medieval quando removeram o reboco das paredes.

Se você está interessado em descobrir esses tesouros escondidos, não deixe de visitar a Rua da Reboleira no Porto.

Miragaia

Enquanto caminhávamos pela orla do bairro de Miragaia, pudemos perceber algumas das características típicas do Porto, como as estreitas varandas de ferro adornadas com vasos de flores, a roupa pendurada nas cordas e as cortinas de croché.

Também notamos a presença dos bairros ribeirinhos com fontes comunitárias, como o Chafariz da Colher ou a Fonte do Bicho, além das igrejas revestidas de azulejos azuis e brancos.

Infelizmente, a praia de Miragaia foi tomada pela nova Alfândega do Porto, mas há outras opções para terminar o primeiro dia de passeio pela cidade, como visitar os Jardins do Palácio de Cristal ou o miradouro do Parque das Virtudes, um local favorito dos portuenses para apreciar o pôr do sol. Se houver tempo, vale a pena ir até a Foz.

Foz

Não se pode dizer que se conhece o Porto se não se visitar a Foz, a zona balnear da cidade onde o rio Douro encontra o mar. Aqui, os visitantes podem desfrutar de um passeio relaxante enquanto contemplam as vistas do Atlântico.

A marginal da Foz é convidativa a longas caminhadas, sendo este um dos pontos favoritos dos portuenses para esticar as pernas, fazer jogging ou apenas relaxar junto ao mar.

Para os mais corajosos, é possível fazer uma caminhada de mais de 6 km pela costa, desde a Foz até às praias de Matosinhos.

Curiosamente, uma das tradições do Porto é terminar a noite de São João com esta caminhada pela Foz. O São João é a festa mais importante da cidade, que se celebra em junho, e que tem como ponto alto a noite de 23 para 24 de junho.

A festa dura toda a noite e muitos portuenses só terminam a noite depois de uma caminhada até à Foz e volta.

É por isso que o São João acaba apenas de madrugada e deixa todos de joelhos. Se tiver tempo durante a sua visita ao Porto, não deixe de incluir uma visita à Foz no seu roteiro.

Pegue o Elétrico 1 ou o ônibus 500 que ligam a Ribeira à Foz, sem canseiras.

Recomendamos sempre terminar um dos seus dias no roteiro do Porto (ou até mesmo ambos) junto ao rio. É inevitável, a relação entre o Porto e o Douro é uma união duradoura que já celebrou todas as bodas possíveis e um não consegue viver sem o outro.

Roteiro para visitar o Porto: 2º dia

Majestic Café

Para o segundo dia do seu roteiro pelo Porto, é recomendável acordar cedo para começar o dia com energia. E não há nada melhor do que um café para despertar as suas energias!

Uma opção imperdível é o Majestic, um café histórico localizado na Rua de Santa Catarina. Este local é famoso pelas tertúlias de grandes personalidades das artes e letras que lá se reuniam.

O Majestic abriu as suas portas sob o nome “Elite” e, como o próprio nome sugere, era frequentado pela elite portuense que se reunia lá para socializar. Atualmente, ainda é um local muito procurado, embora os preços sejam um pouco elevados.

No entanto, na Rua de Santa Catarina, que é o centro comercial a céu aberto do Porto, há muitas outras opções de confeitarias tradicionais ou pastelarias modernas para o seu café da manhã.

Portanto, aproveite a manhã para percorrer a Rua de Santa Catarina, uma das principais ruas comerciais da cidade, onde encontrará lojas de grandes marcas internacionais e lojas locais com produtos artesanais. É um ótimo local para fazer compras ou simplesmente para apreciar a arquitetura da cidade.

E, claro, não se esqueça de experimentar o cimbalino, que é o café expresso português, e uma das bebidas mais populares em Portugal. Ele é servido em quase todos os cafés e é uma parte essencial da cultura portuguesa.

Coliseu do Porto

Não deixe de fazer uma parada no Coliseu do Porto durante o seu roteiro pela cidade. Talvez você tenha sorte de encontrar algo interessante em sua programação que o faça retornar mais tarde.

O Coliseu é um dos ícones da cidade e uma das principais casas de espetáculos da região, com uma rica história que remonta ao início do século 20.

O edifício foi construído em estilo neobarroco e já recebeu grandes nomes da música, teatro e dança, nacionais e internacionais. Além de assistir a um espetáculo, vale a pena admirar a arquitetura do Coliseu e a sua fachada impressionante.

Praça da Batalha

As igrejas do Porto são conhecidas por sua decoração peculiar com azulejos portugueses, que dão a elas uma beleza única. Um excelente exemplo desse estilo pode ser encontrado na Igreja de Santo Ildefonso, localizada na Praça da Batalha.

Embora a igreja atual tenha sido construída no século 18, os azulejos que adornam suas paredes foram adicionados apenas na década de 1930.

Eles foram criados pelo renomado ceramista Jorge Rey Colaço, que também foi responsável pelos famosos painéis de azulejos da Estação de São Bento. Esses painéis retratam cenas da história de Portugal e são uma das principais atrações turísticas da cidade.

Na Praça da Batalha, além da Igreja de Santo Ildefonso, há também dois importantes locais de entretenimento no Porto: o Teatro Nacional São João e o Cinema Batalha.

E para uma experiência gastronómica típica, a Cervejaria Gazela é um local popular onde se pode saborear o famoso “Cachorrinho da Batalha” acompanhado por uma cerveja gelada.

Estação de São Bento

A Estação de São Bento é um dos pontos turísticos mais impressionantes do Porto, e não poderia ficar de fora deste roteiro. Decorada com belíssimos painéis de azulejos, é uma obra-prima da arquitetura e arte portuguesa.

Os azulejos foram criados por Jorge Rey Colaço e retratam cenas da vida rural e eventos históricos relevantes, como a Conquista da Ceuta e a Batalha de Arcos de Valdevez.

A Estação de São Bento é um lugar que não pode deixar de visitar quando estiver no Porto. É uma verdadeira joia arquitetônica e cultural que demonstra o orgulho dos portuenses em sua história e tradições.

E se quiser aproveitar ainda mais a atmosfera ferroviária, o The Passenger Hostel é uma opção popular e aconchegante para dormir enquanto assiste aos trens passarem.

Sé do Porto

Visitar a Sé é uma obrigação em qualquer roteiro do Porto e este não é exceção. Ao chegar, é possível avistar a casa-torre da Rua D. Pedro Pitões, onde funciona um dos postos de turismo, descoberto durante as obras de requalificação da Sé do Porto.

A Sé Catedral do Porto é um ponto de referência na cidade antiga e uma visita obrigatória em qualquer roteiro pelo Porto. Além de ser o ponto de partida do Caminho Central Português de Santiago e do Caminho Português da Costa, oferece vistas magníficas sobre a cidade.

No Terreiro da Sé, pode admirar os telhados do casario portuense, a Torre dos Clérigos, o rio Douro e Gaia. Desde o século 7, a Sé tem sido um local de culto religioso.

O primeiro templo românico foi construído no século 12, mantendo o aspecto sólido e quadrangular que desempenhou funções defensivas. Ao longo dos séculos, foram feitas profundas alterações que lhe adicionaram elementos de outros estilos arquitetônicos.

A visita ao interior da Sé do Porto reserva belas surpresas como o sumptuoso altar barroco do século XVII, os famosos órgãos e o Museu Tesouro da Sé do Porto.

Já o Pelourinho da Sé do Porto, apesar de não estar na própria Sé e não transmitir a mesma mensagem dos pelourinhos de antigamente, é ainda assim impressionante pela sua decoração elaborada e grande dimensão.

O Paço Episcopal do Porto é uma construção imponente que serve como residência do bispo da cidade. É considerado o primeiro palácio da cidade do Porto e foi projetado com o objetivo de impressionar pela riqueza dos adornos.

Ao visitar o Paço Episcopal, os turistas podem apreciar as suas escadarias majestosas e as belas salas de audiência. A arquitetura do edifício apresenta elementos de diversos estilos, como o barroco, o rococó e o neoclássico, o que contribui para a sua grandiosidade.

Além disso, o Paço Episcopal é rico em história e tradição, tendo sido construído no século XII. Através da visita, é possível aprender mais sobre a história da cidade e da Igreja Católica no Porto.

DICA: Pequenos tesouros da cidade do Porto encontram-se escondidos na sombra da Sé, como o Chafariz do Pelicano e o Chafariz do Anjo, que quase passam despercebidos.

Além disso, há a curiosidade sobre Vimara Peres, o primeiro conde do Condado Portucalense e fundador da cidade de Guimarães.

Nas costas do Paço Episcopal, encontramos a Capela da Nossa Senhora das Verdades, que foi recentemente reabilitada em 2018 para servir como centro de acolhimento do peregrino do Caminho de Santiago.

Também podemos encontrar pedaços da Muralha Primitiva do Porto espalhados pela cidade, alguns incorporados em casas e monumentos, como os paredões e arcos.

As ruelas do Porto

Uma das atividades mais prazerosas para se fazer no Porto é explorar as estreitas ruelas da cidade, onde os carros não cabem e as pessoas ainda cumprimentam umas às outras ao passar.

Uma das mais famosas é a Rua de Sant’Ana, imortalizada pelo escritor português Almeida Garrett. Essa rua foi construída pelos romanos e era essencial para conectar a parte alta da cidade à área mercantil na beira do rio.

O nome da rua é uma homenagem ao Arco de Sant’Ana, uma porta da muralha medieval que existia ali. Embora o arco não exista mais, um nicho onde a imagem de Santa Ana era venerada ainda pode ser visto.

A pavimentação original em pedra foi preservada, adicionando ao charme da rua. Andando pela Rua de Sant’Ana, é possível sentir a história da cidade e apreciar a arquitetura típica portuguesa, com suas fachadas coloridas e varandas de ferro forjado.

Igreja dos Grilos

A Rua de Sant’Ana termina no adro da Igreja e Colégio de São Lourenço, também conhecida como Igreja dos Grilos. Antigamente, a rua continuava, mas a construção do Colégio de São Lourenço dividiu-a ao meio.

Devido ao fato de estar “escondida”, a Igreja dos Grilos é frequentemente esquecida pelos visitantes, mas é um verdadeiro tesouro escondido, pois abriga o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto.

A fachada da igreja segue o estilo barroco-jesuíta e é uma pena que os visitantes possam apenas apreciá-la rapidamente. Aqueles que tiverem a sorte de entrar são brindados com um interior que é descrito como deslumbrante e capaz de deixar qualquer pessoa de joelhos.

No entanto, é possível acabar de joelhos de qualquer maneira se o visitante decidir subir à Sé do Porto pela escadaria íngreme. Felizmente, há uma pausa relaxante no Miradouro da Rua das Aldas, onde se pode recuperar o fôlego enquanto aprecia as vistas deslumbrantes da cidade.

Ponte D. Luís I

Continuando a nossa visita pela cidade do Porto, atravessamos o rio Douro e encontramos uma das pontes mais atraentes para tal, a Ponte D. Luís I.

Se você é um amante de fotografia, não pode deixar de visitar o ponto de observação privilegiado que se encontra no topo da ponte, onde passa a linha do metrô. É importante estar atento à passagem dos vagões, já que a linha não tem barreiras.

Ao contrário do que muitos pensam, a Ponte D. Luís I não foi projetada por Gustave Eiffel, famoso pelo projeto da Torre Eiffel em Paris. Na verdade, Eiffel foi o responsável pela construção da Ponte D. Maria Pia, situada um pouco mais acima do rio Douro.

Mosteiro Serra do Pilar

Ao atravessar a Ponte D. Luís I, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de dois dos melhores miradouros do Porto, especialmente no final do dia, quando as luzes da cidade se acendem.

O primeiro é o Miradouro da Serra do Pilar, situado junto ao Mosteiro do mesmo nome. Este miradouro oferece vistas deslumbrantes sobre o Porto histórico, o Rio Douro e as margens de Vila Nova de Gaia. É o lugar ideal para tirar fotos memoráveis e apreciar a beleza natural do Porto.

O segundo miradouro é o Jardim do Morro, onde um exuberante relvado verde convida os visitantes a relaxar e apreciar as vistas panorâmicas da cidade.

A vista deste lugar é simplesmente de tirar o fôlego, com o Rio Douro e as suas margens, as pontes que o cruzam, e as inúmeras torres e telhados característicos do Porto.

Não é à toa que este é o local onde se pode obter a imagem icônica do Porto, que é conhecida em todo o mundo. É um verdadeiro tesouro escondido que os turistas não devem perder durante a sua visita à cidade.

Muralhas Fernandinas e Funicular dos Guindais

As Muralhas Fernandinas são um importante marco histórico do Porto, e o maior trecho remanescente pode ser encontrado a leste da Ponte D. Luís I, junto com três das suas torres.

Se você deseja ter uma vista de perto das muralhas, pode optar por utilizar o funicular dos Guindais, que liga a região da Batalha à Ribeira.

Enquanto aprecia a vista, você pode se sentir seguro sabendo que o funicular atual é moderno e confiável, diferentemente do primeiro que, há cem anos, operou por apenas dois anos antes de ser desativado por conta de um trágico acidente.

Visitar as caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia

As margens do rio Douro em Vila Nova de Gaia, do lado sul, são movimentadas com as famosas caves do vinho do Porto, atraindo inúmeros visitantes que buscam degustar esse néctar que tornou a cidade conhecida mundialmente.

Além das provas de vinho, há muita animação na região, com barracas de venda de produtos variados e a presença constante de turistas.

Os barcos rabelos são embarcações típicas da região do Douro, em Portugal, utilizadas tradicionalmente para o transporte das pipas de vinho do Porto desde as quintas produtoras até às caves em Vila Nova de Gaia, na margem sul do rio.

Estes barcos eram construídos em madeira e possuíam uma proa e uma popa elevadas, características que facilitavam a sua manobra nas águas agitadas do rio.

Com o passar dos anos e o surgimento de novas formas de transporte, a utilização dos barcos rabelos para o transporte de vinho foi diminuindo, mas a sua importância cultural e turística permaneceu.

Hoje em dia, muitos desses barcos rabelos foram restaurados e são utilizados para passeios turísticos no rio Douro, permitindo aos visitantes apreciar as paisagens únicas da região enquanto aprendem mais sobre a história e a produção do vinho do Porto.

As pipas de vinho já não fazem parte da carga desses barcos, mas ainda assim, eles são um símbolo icónico da cidade do Porto e uma atração turística muito popular.

DICA: uma das experiências mais marcantes da sua viagem ao Porto é, sem dúvida, um passeio de barco rabelo pelo Douro. Recomendamos que reserve antecipadamente o seu lugar através do GetYourGuide, plataforma confiável que oferece excelente relação qualidade-preço.

Durante o passeio, desfrute das deslumbrantes vistas panorâmicas da cidade e das margens do rio, enquanto aprende sobre a história e produção do famoso vinho do Porto.

Depois, não deixe de relaxar numa num dos bares com mesas ao ar livre à beira-rio, saboreando o seu vinho preferido ou experimentando diferentes variedades nas caves locais, que oferecem visitas guiadas e degustações.

Não há dúvida de que este será um dos pontos altos do seu roteiro pelo Porto, criando memórias inesquecíveis e uma verdadeira imersão na cultura e tradição da cidade.

Cais da Ribeira

Seguimos o nosso itinerário pela cidade do Porto retornando à margem norte através da plataforma inferior da Ponte D. Luís I, que apesar de estreita e bastante movimentada, nos proporciona uma visão privilegiada do Cais da Ribeira, onde é possível observar a vida quotidiana dos habitantes da cidade.

Uma análise mais atenta revela a história e a antiguidade deste bairro, que se refletem na sua arquitetura e no seu ambiente único.

A arquitetura do Cais da Ribeira é claramente medieval, com suas ruas estreitas, esquinas assimétricas, arcos românicos e uma desordem organizada que reflete a antiguidade do Porto e sua construção colada às muralhas.

Embora muitos prédios tenham sido transformados em alojamentos locais rentáveis, e as antigas lojas agora sejam bares, restaurantes e lojas da moda, passear pelo Cais da Ribeira ainda é uma experiência imperdível durante uma visita ao Porto.

É possível caminhar pela área gratuitamente, observar artistas de rua, ouvir músicos que tentam a sorte da fama e até mesmo selecionar um barco para uma viagem até a Foz para apreciar a vista da cidade do rio.

Este passeio é uma ótima maneira de encerrar com chave de ouro o seu roteiro pelo Porto.

Tour pelo Vale do Douro a partir do Porto

Caso disponha de mais um dia para explorar o Porto, é altamente recomendável que aproveite a oportunidade para conhecer o magnífico Vale do Douro, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Existem diversas opções de tours saindo do Porto, os quais geralmente incluem uma visita a uma das Quintas do Douro para degustação de vinhos, bem como um passeio de barco pelo Rio Douro.

Tivemos uma ótima experiência com o Tour Vale do Douro que reservamos através do GetYourGuide, que oferece uma excelente relação qualidade-preço. Por menos de 100 euros por pessoa, tivemos direito a um almoço, uma degustação de vinhos e um inesquecível cruzeiro pelo Douro.

DICA: ao escolher passeios turísticos e atividades, é importante estar preparado para imprevistos. Portanto, é recomendável evitar reservar tours que não permitam cancelamento gratuito.

É aconselhável optar por excursões e atividades com boas avaliações de outros clientes e que permitam o cancelamento sem custos com pelo menos 48 horas de antecedência.

Dessa forma, você pode evitar possíveis transtornos e ter uma experiência mais agradável durante a sua viagem.

Onde comer uma francesinha no Porto?

A deliciosa francesinha é um sanduíche feito com pão de forma tostado, carne vermelha, linguiça, queijo derretido e batatas fritas crocantes, mergulhado num prato fundo com um molho espesso à base de cerveja ou vinho do Porto.

Embora seu nome sugira uma origem francesa, a iguaria é, na verdade, um prato típico da cidade do Porto. Existem variações, como aquelas com presunto, salsichas, frango ou até mesmo uma versão vegetariana.

A francesinha não é uma refeição leve, é preciso comer com garfo e faca e tanto os moradores quanto os turistas da cidade desfrutam desse prato rotineiramente.

Confira abaixo 3 lugares onde é possível comer uma boa e bem servida francesinha na cidade do Porto.

Café Santiago

Localizada próximo à Praça dos Poveiros e à famosa rua Santa Catarina, uma das mais movimentadas do Porto, essa é uma das casas mais tradicionais e renomadas para apreciar uma deliciosa francesinha. Fundado em 1959, o restaurante tem como especialidade a famosa iguaria portuense.

Além dos ingredientes clássicos, como carne vermelha, linguiça e queijo derretido, essa francesinha leva mortadela, salsicha fresca e fiambre (presunto cozido), mas o segredo do seu sabor está no molho, que a casa descreve como “inimitável”. Vários fatores, como os tachos, temperos e tempo de fervura, contribuem para distinguir o molho da casa e torná-lo único. O restaurante é altamente recomendado pelos próprios habitantes da cidade do Porto.

Endereço: Rua Passos Manuel 226, 4000-382 Porto, Portugal

T&C

Ao atravessar a ponte D. Luís I, um dos cartões postais do Porto, você chegará a Vila Nova de Gaia. Lá, no novo complexo de museus, restaurantes e lojas, WOW – World of Wine, é possível saborear uma deliciosa francesinha no restaurante T&C, além de ter uma das melhores vistas da cidade do Porto.

O T&C possui uma decoração rústica sofisticada, pois está localizado em uma antiga adega de vinho do Porto, com algumas mesas dispostas dentro de réplicas de grandes barris, e serve pratos tradicionais da culinária portuguesa, incluindo a famosa francesinha. No restaurante, a francesinha é feita com bife da vazia, linguiça, ovo e molho com Vinho do Porto, e é acompanhada por uma porção de batatas palito.

Além disso, o T&C também oferece uma versão vegetariana do prato, preparada com tofu, salsicha de tofu, berinjela e cogumelos.

Endereço: Rua do Choupelo, 39, 4400-088 – Vila Nova de Gaia, Portugal

Cervejaria Brasão

A Brasão é outro local famoso na cidade do Porto quando se trata de francesinhas e cerveja gelada. Com quatro unidades espalhadas pela região, o restaurante localizado próximo à Avenida dos Aliados é um dos mais procurados.

A francesinha da casa é preparada no forno, com os ingredientes mais tradicionais do prato e é imersa em um delicioso molho. Ela é muito bem servida e recheada, então se recomenda ir com fome, mas também é possível pedir meia porção, com ou sem ovo.

Além disso, é recomendado pedir um “fino”, que é chopp gelado em copo de 250 ou 400 ml para acompanhar.

Endereço: Rua Ramalho Ortigão 28, 4000-407 Porto, Portugal (Unidade Aliados). Consulte o site para as outras três unidades na cidade.

O Porto é uma cidade que oferece uma ampla variedade de opções gastronômicas, desde a cozinha tradicional portuguesa até pratos internacionais e vegetarianos. Além disso, muitos restaurantes têm em consideração as restrições alimentares de seus clientes.

Independentemente do lugar que escolher, não deixe de experimentar este prato icônico da cidade do Porto. É uma experiência única e deliciosa que definitivamente vale a pena.

O Porto é uma “nação”?

Os portuenses frequentemente se referem à cidade do Porto como uma “nação”, e isso pode ter algumas explicações históricas e culturais.

Uma das explicações é que o Porto teve um papel significativo na história de Portugal como uma das principais cidades portuárias do país. Durante séculos, o Porto foi um importante centro comercial e de navegação, ajudando a impulsionar a economia do país.

Outra explicação pode estar relacionada à cultura portuense em si. Os habitantes da cidade são conhecidos por sua hospitalidade, orgulho e forte senso de identidade regional.

Além disso, o dialeto local, o “portuense”, tem características distintas que o distinguem do português padrão, o que pode reforçar ainda mais a sensação de uma “nação” dentro de Portugal.

Ainda, a cidade do Porto tem uma tradição de resistência e independência, exemplificada na sua história e na arquitetura das suas casas.

A cidade tem uma forte ligação à tradição republicana e às lutas pela liberdade, e foi um dos principais bastiões da Revolução de 25 de Abril de 1974, que pôs fim ao regime ditatorial em Portugal.

Portanto, o uso da palavra “nação” pelos portuenses pode ser entendido como uma expressão do seu forte sentimento de identidade e orgulho por sua história, cultura e tradições, além de reforçar a ideia de que a cidade é uma entidade autônoma dentro do país.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *