10 locais que você tem que conhecer no norte de Portugal

A região Norte de Portugal é conhecida por ser uma área com uma natureza exuberante e paisagens deslumbrantes. As suas chuvas de outono, muitas vezes fortes, ajudam a manter a sua beleza natural intacta.

Ao percorrer a região, é possível encontrar pequenas aldeias e cidades que parecem estar paradas no tempo, oferecendo um olhar autêntico e nostálgico sobre a cultura portuguesa.

As montanhas e os vales da região criam uma paisagem de contrastes, onde as cores das árvores e flores criam um mosaico único.

A região Norte de Portugal é também conhecida pela sua gastronomia deliciosa, com pratos tradicionais que incluem o famoso cozido à portuguesa, o bacalhau e o famoso vinho do Porto.

Para os viajantes que desejam um pouco de aventura, a região Norte oferece muitas atividades ao ar livre, como caminhadas nas montanhas, canoagem nos rios ou simplesmente passear pelas aldeias e admirar a arquitetura local.

Além disso, os turistas podem visitar as praias ao longo da costa norte de Portugal, algumas das quais são consideradas as mais belas do país.

A região Norte de Portugal oferece aos visitantes uma mistura única de beleza natural, história, cultura e gastronomia. É um lugar que vale a pena visitar para experimentar a riqueza e a diversidade de Portugal.

10 locais que você tem que conhecer no norte de Portugal

Rio Douro

O Norte de Portugal é uma região que se estende por uma área de cerca de 136 quilômetros de cada lado, e faz fronteira com Espanha a Norte e a Este, com o Centro de Portugal a Sul – dividindo-se com a cidade do Porto – e com o Oceano Atlântico a Oeste.

Essa posição geográfica privilegiada coloca a região como uma das mais importantes de Portugal, e a conecta com outros países da Europa e do mundo.

Com toda a região podendo ser percorrida em pouco mais de uma hora e meia, é possível explorar diversos locais incríveis em um curto espaço de tempo.

Desde as montanhas do interior até as praias da costa, há uma grande diversidade de paisagens e pontos turísticos para se conhecer.

Os visitantes podem começar pela cidade do Porto, a segunda maior de Portugal, famosa pela sua arquitetura histórica, gastronomia, vinhos e pelo seu charme singular.

Em seguida, podem seguir em direção às praias e vilarejos da costa, como Viana do Castelo, Póvoa de Varzim e Esposende, conhecidas por suas paisagens deslumbrantes e tradições culturais.

Para aqueles que preferem paisagens mais verdes e montanhosas, há a região do Minho, com suas colinas ondulantes e vales férteis, que oferecem um ambiente natural exuberante e uma grande variedade de atividades ao ar livre.

Ao explorar a região Norte de Portugal, é possível encontrar uma grande diversidade de patrimônio cultural e histórico, como castelos, igrejas, museus e monumentos.

A culinária também é uma atração importante da região, com pratos tradicionais como o bacalhau, o arroz de cabidela e o cozido à portuguesa.

A região Norte de Portugal é uma área rica em paisagens naturais, patrimônio cultural e gastronomia, e é facilmente acessível por meio de viagens curtas a partir de outros destinos em Portugal e no resto da Europa.

É um destino turístico imperdível para aqueles que desejam experimentar a riqueza e diversidade de Portugal.

O que fazer no Norte de Portugal

Apesar da cidade do Porto ser um dos destinos mais conhecidos e visitados no Norte de Portugal, a região oferece muitos outros lugares interessantes e incríveis para se explorar.

A cidade de Braga, por exemplo, é uma das cidades mais antigas de Portugal, conhecida por sua arquitetura histórica e religiosa, incluindo a famosa Sé Catedral de Braga e a Igreja do Bom Jesus do Monte, que oferece vistas panorâmicas incríveis da cidade.

Além disso, Braga é um importante centro cultural e universitário, com uma vida noturna animada e uma grande variedade de eventos ao longo do ano.

Outra cidade que vale a pena visitar é Guimarães, conhecida como o berço da nação portuguesa, pois é onde nasceu o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques.

A cidade é um labirinto de ruas de paralelepípedos e casas medievais bem preservadas, que remontam a mais de mil anos de história. Guimarães foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2001 e, desde então, tem atraído um número crescente de visitantes.

A região também é conhecida pelos seus vinhos e pela paisagem do Douro, uma das mais belas e pitorescas de Portugal, com suas vinhas em socalcos e paisagens montanhosas.

É possível fazer um passeio de barco pelo Rio Douro e desfrutar da beleza do vale do Douro, assim como visitar diversas vinícolas para degustação de vinhos e azeites.

Além disso, existem outras cidades e vilas com muito charme e beleza, como Viana do Castelo, Amarante, Barcelos, entre outras. Cada uma dessas cidades oferece experiências únicas e imersivas na cultura e história do Norte de Portugal.

Embora o Porto seja um destino incrível, o Norte de Portugal oferece muitas outras opções interessantes para explorar. Há muito mais do que o Porto para ver e fazer, e cada cidade e vila oferece sua própria beleza e encanto, tornando a região um destino turístico rico e diversificado.

1. Porto

A cidade do Porto é a segunda maior cidade de Portugal, situada na região Norte do país, na margem direita do Rio Douro, que a separa da cidade de Vila Nova de Gaia.

A cidade do Porto tem uma rica história que remonta à época romana. Foi fundada como um importante centro comercial, tornando-se uma das principais cidades portuárias da Europa.

A cidade é conhecida por sua arquitetura única e encantadora, bem como por suas igrejas, museus e monumentos históricos.

Um dos locais mais famosos e emblemáticos da cidade é a Torre dos Clérigos, um dos símbolos da cidade, que oferece uma vista deslumbrante sobre a cidade do topo. A Catedral da Sé do Porto é outra atração turística importante, com uma arquitetura gótica impressionante.

Não perca a vista da cidade do alto da Torre dos Clérigos

Outra atração que não pode faltar no seu roteiro de viagem é a Livraria Lello, que inspirou a autora J.K. Rowling na criação da biblioteca de Hogwarts na série de livros de Harry Potter. É uma das livrarias mais belas do mundo, com uma escada central em espiral e uma decoração requintada.

A cidade do Porto é também conhecida pela produção de vinho do Porto, com muitas adegas localizadas na margem do Rio Douro em Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte D. Luís. É possível visitar essas adegas e fazer degustações de vinho, assim como fazer um passeio de barco pelo rio para desfrutar da vista da cidade.

O centro histórico da cidade do Porto, que inclui a Ribeira, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, com suas ruas estreitas e sinuosas, prédios coloridos e pitorescos, restaurantes e bares com mesas ao ar livre.

Veja também: 10 coisas para fazer no Porto por menos de 10 euros

2. Braga

Braga é uma cidade situada no norte de Portugal, fundada pelos romanos no século 1 a.C. e que hoje é uma cidade moderna e vibrante. Conhecida como a “Roma portuguesa”, Braga é uma cidade cheia de história, cultura e religião.

Um dos lugares mais emblemáticos de Braga é o Santuário do Bom Jesus do Monte, um complexo religioso construído em estilo barroco e que é considerado um dos mais belos monumentos de Portugal.

O santuário é composto por uma igreja, uma escadaria monumental com cerca de 600 degraus, uma fonte, um lago e um funicular que leva os visitantes até o topo do monte. Do topo do monte, é possível desfrutar de uma vista panorâmica da cidade e das montanhas ao redor.

Outro local de grande importância religiosa em Braga é a Sé Catedral, uma imponente catedral românica construída no século 12. Além da beleza arquitetônica, a catedral abriga um acervo de arte sacra de grande valor, incluindo pinturas, esculturas e objetos litúrgicos.

Interior da Sé Catedral de Braga

Braga também é conhecida por suas ruas de comércio tradicional, como a Rua do Souto, a Rua do Castelo e a Rua Dom Diogo de Sousa, que oferecem uma grande variedade de lojas de moda, calçados, joalherias e artigos regionais.

Outros locais de interesse incluem o Jardim de Santa Bárbara, o Theatro Circo, a Torre de Menagem do Castelo de Braga e o Museu dos Biscainhos, um palácio barroco que abriga uma coleção de mobiliário, pinturas e objetos de arte.

Além disso, Braga é conhecida por sua gastronomia, com pratos típicos como o arroz de pato, o cozido à portuguesa, a francesinha e os bolos típicos, como o pudim Abade de Priscos e os pastéis de Santa Clara.

3. Guimarães

Guimarães é uma cidade situada no norte de Portugal, a cerca de 50 km do Porto. É uma cidade cheia de história, considerada o berço de Portugal, pois foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1111.

Uma das atrações mais emblemáticas de Guimarães é o Castelo de Guimarães, uma fortaleza medieval construída no século X, que foi palco de importantes acontecimentos históricos, como a Batalha de São Mamede em 1128, que deu início à independência de Portugal. O castelo é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e oferece uma vista panorâmica da cidade.

Castelo de Guimarães: o início da história de Portugal

Outro local importante em Guimarães é o Paço dos Duques de Bragança, um palácio construído no século 15 para a residência dos duques de Bragança. O palácio foi restaurado e hoje é um museu que retrata a vida da nobreza portuguesa da época.

O centro histórico de Guimarães também é um local de grande interesse turístico, com ruas estreitas e sinuosas, praças e igrejas que remontam aos séculos 15 e 16. A Praça de Santiago é uma das mais movimentadas da cidade e abriga a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, um dos marcos históricos de Guimarães.

Outras atrações turísticas incluem os conventos de Santa Marinha da Costa e de São Francisco e o Museu Alberto Sampaio, que abriga um acervo de arte sacra, mobiliário e objetos de arte.

Guimarães também é conhecida por sua gastronomia, com pratos típicos como o bacalhau à moda de Guimarães, o cozido à portuguesa e a vitela assada.

A cidade é um destino ideal para quem quer conhecer um pouco mais da história de Portugal e apreciar a beleza da arquitetura medieval.

4. Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade situada na região norte de Portugal, na foz do rio Lima. É conhecida como a “Princesa do Lima” e é uma cidade com uma história rica e uma arquitetura impressionante.

Uma das atrações mais importantes de Viana do Castelo é o seu centro histórico, que foi declarado Patrimônio Cultural pelo governo português.

O centro histórico é composto por ruas estreitas e sinuosas, com edifícios históricos em estilo renascentista, barroco e rococó, que refletem a rica herança arquitetônica da cidade. Alguns dos locais mais importantes incluem a Praça da República, a Igreja da Misericórdia, a Sé Catedral de Viana do Castelo e o Palácio dos Abreus Távora.

Sé Catedral de Viana do Castelo

Outra atração imperdível é o Santuário de Santa Luzia, situado no topo de uma colina com vista para a cidade. O santuário é dedicado a Nossa Senhora de Santa Luzia e é um importante local de peregrinação. Foi projetado por Miguel Ventura Terra, um dos arquitetos mais importantes de Portugal, e sua construção foi concluída em 1926.

Viana do Castelo também tem uma forte tradição marítima e é conhecida pela sua produção de artesanato de filigrana e bordados. O Museu do Traje é um excelente lugar para aprender mais sobre essas tradições e sobre a história da cidade.

Além disso, Viana do Castelo é um destino ideal para quem gosta de praia. A Praia do Cabedelo é uma das mais famosas, com uma extensão de 3 km de areia dourada e águas cristalinas. A praia é muito popular para a prática de esportes aquáticos, como o surf e o kitesurf.

A cidade também é famosa por sua gastronomia, com pratos típicos como o arroz de sarrabulho, o bacalhau à moda de Viana e os bolinhos de bacalhau.

5. Amarante

Amarante é uma encantadora cidade localizada no distrito do Porto, no Norte de Portugal. A cidade é famosa por sua ponte sobre o rio Tâmega, seu centro histórico pitoresco e seu famoso doce, o “pão de ló”.

A cidade de Amarante tem uma rica história que remonta à época romana. A cidade foi fundada em 360 d.C. pelo imperador romano Teodósio. Durante a Idade Média, a cidade foi um importante centro comercial e religioso, com muitas igrejas e mosteiros construídos na região.

Uma das principais atrações da cidade é a Ponte de São Gonçalo, que atravessa o rio Tâmega. A ponte foi construída no século 13 e é conhecida por suas belas vistas do rio e do centro histórico de Amarante. Outra atração popular é a Igreja e Convento de São Gonçalo, que é dedicada a São Gonçalo de Amarante, um santo padroeiro local.

Igreja e Convento de São Gonçalo

O centro histórico de Amarante é um lugar encantador para passear, com suas ruas estreitas e casas tradicionais de pedra. É lá que se encontra a Igreja de São Pedro e a Igreja de São Domingos, que datam dos séculos 16 e 17, respectivamente. O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso é outro ponto turístico popular em Amarante, com uma coleção de arte moderna e contemporânea.

Por fim, o “pão de ló” de Amarante é uma das especialidades culinárias mais famosas da cidade e um verdadeiro deleite para os visitantes. É um bolo esponjoso e macio, feito com ovos, açúcar e farinha, que pode ser encontrado em diversas padarias e confeitarias locais.

6. Barcelos

Barcelos é uma cidade portuguesa localizada no distrito de Braga, na região do Minho. A cidade é conhecida por sua história rica e lendas populares, além de ser um importante centro comercial da região.

De acordo com a lenda popular, Barcelos é o local onde ocorreu o Milagre do Galo, uma história que remonta ao século 15. A lenda conta que um homem foi injustamente acusado de roubo e condenado à morte. Ele apelou ao juiz para revisar seu caso e, ao passar por uma feira local, viu um galo assado e gritou “Se eu estiver inocente, o galo cantará”.

O galo milagrosamente cantou e o homem foi libertado. Desde então, o galo tornou-se um símbolo de Barcelos e é encontrado em souvenirs por toda a cidade.

Além da lenda, Barcelos é famosa por sua produção de cerâmica artesanal, incluindo os tradicionais “galos de Barcelos”. A cidade também é conhecida por seu artesanato em tecidos e rendas, que são produzidos em pequenas vilas ao redor da cidade.

Entre as atrações turísticas de Barcelos estão o Museu Arqueológico, que abriga achados históricos da região, a Ponte Medieval sobre o Rio Cávado, que oferece uma vista panorâmica da cidade, e a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, conhecida por sua arquitetura barroca.

A cidade também possui um centro histórico encantador, com ruas estreitas de paralelepípedos, casas tradicionais e praças pitorescas. A Feira de Barcelos, realizada todas as quintas-feiras, é um dos mercados mais antigos e animados de Portugal, onde é possível encontrar artesanato local, produtos frescos e muita animação.

Veja também: Galo de Barcelos, símbolo nacional português

7. Lamego

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Lamego é uma cidade histórica na região Norte de Portugal, situada nas margens do rio Douro. A cidade remonta ao período romano e é conhecida por sua rica história e cultura, bem como por suas belas paisagens naturais e arquitetura impressionante.

Uma das principais atrações de Lamego é a sua catedral, a Sé de Lamego. Construída no século 12, a catedral apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo o românico, o gótico e o barroco. Ela abriga uma importante coleção de arte sacra, incluindo uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e uma bela tapeçaria do século 17.

Outra atração popular em Lamego é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Localizado no topo de uma colina, este belo santuário é composto por uma série de escadarias e terraços que conduzem a uma igreja barroca com vistas deslumbrantes sobre a cidade e as montanhas circundantes.

Lamego também é conhecida por seus vinhos finos, incluindo o famoso vinho do porto. A cidade abriga muitas vinícolas, onde os visitantes podem experimentar e comprar vinhos locais e aprender sobre a história e a produção da bebida.

Além disso, Lamego é famosa pela Festa de Nossa Senhora dos Remédios, que acontece todos os anos em setembro. Durante a festa, a cidade é decorada com flores coloridas e luzes, e as pessoas se vestem com trajes tradicionais para participar de procissões e festividades religiosas. É um evento emocionante e culturalmente rico que atrai visitantes de todo o mundo.

8. Ponte da Barca

Ponte da Barca é uma pequena cidade no norte de Portugal, situada na margem direita do rio Lima. A cidade tem uma longa história que remonta aos tempos pré-históricos, como evidenciado pelos muitos monumentos megalíticos na área.

Durante a Idade Média, a cidade era uma importante fortaleza que guardava a fronteira entre Portugal e a Galiza, na Espanha.

Hoje, Ponte da Barca é uma cidade charmosa e pacífica, com muitas atrações turísticas para os visitantes. Um dos locais mais famosos é a Ponte Medieval de Ponte da Barca, que atravessa o rio Lima.

A ponte, que foi construída em 1368, é um excelente exemplo da arquitetura medieval e oferece vistas incríveis sobre a cidade e as montanhas circundantes.

Outro local importante para visitar é a Igreja Matriz, uma igreja barroca do século 18, com uma fachada impressionante e interior ricamente decorado.

Ponte da Barca também é conhecida por sua paisagem natural impressionante, com muitas trilhas para caminhadas e parques naturais na área circundante.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma das maiores áreas naturais protegidas em Portugal, é facilmente acessível de Ponte da Barca e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a beleza natural do norte de Portugal.

9. Valença do Minho

Valença do Minho é uma cidade do norte de Portugal, situada na fronteira com a Espanha, do outro lado do rio Minho. A cidade tem uma longa história, remontando à época romana, quando a cidade era conhecida como Contrasta. Mais tarde, no século XII, Valença tornou-se uma importante fortificação, protegendo o território português dos invasores espanhóis.

Uma das principais atrações da cidade é a Fortaleza de Valença, que data do século ‘7 e ainda está em excelente estado de conservação. A fortaleza é formada por uma muralha de cerca de 5 km de extensão, com 12 baluartes e 5 portas, sendo que a Porta da Coroada é a principal entrada da fortificação. No interior, existem várias lojas, restaurantes e cafés, bem como uma igreja barroca e um pequeno museu.

Outra atração imperdível em Valença do Minho é a Igreja de Santa Maria dos Anjos, um exemplo notável da arquitetura barroca em Portugal.

A igreja foi construída no século 18 e apresenta uma fachada elaborada com esculturas e detalhes em pedra, além de um interior decorado com belos afrescos e pinturas sacras.

A cidade também é famosa pela produção de tecidos, como o linho e o algodão, que podem ser encontrados em várias lojas da cidade.

10. Parque Nacional da Peneda Gerês

Vista do Miradouro da Pedra Bela

O Parque Nacional da Peneda Gerês é uma área protegida localizada na região do Minho, no Norte de Portugal. Criado em 1971, o parque tem uma área de cerca de 700 quilômetros quadrados e abrange partes dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real.

A sua importância para a conservação da biodiversidade e do patrimônio cultural da região é inestimável.

O parque é caracterizado por uma paisagem montanhosa, com várias elevações que ultrapassam os mil metros de altitude, como é o caso da Serra do Gerês.

A vegetação é diversificada, sendo possível encontrar bosques de carvalhos, sobreiros e castanheiros, além de matas de pinheiros e eucaliptos. Os rios e ribeiras que atravessam o parque contribuem para a presença de várias quedas d’água e cascatas.

No que diz respeito à fauna, o parque abriga várias espécies de animais, como o lobo ibérico, o gato-bravo, o javali, o veado e a raposa, entre outros.

É também um importante local de observação de aves, com várias espécies endémicas da Península Ibérica, como a águia-real, o milhafre-real e o grifo.

Entre as atrações do parque destacam-se as suas trilhas e percursos pedestres, que permitem conhecer a sua natureza e paisagem de perto.

Há trilhas para todos os níveis de dificuldade, desde caminhadas leves até percursos mais desafiantes. O parque conta também com diversas aldeias rurais, que preservam as tradições e o patrimônio cultural da região.

Outra atração é a Vila do Gerês, que é uma das principais portas de entrada para o parque. A vila tem uma arquitetura típica das vilas minhotas, com casas de granito e telhados de ardósia, e oferece uma ampla oferta de alojamentos e restaurantes.

Há também diversos miradouros e pontos de interesse turístico, como o Miradouro da Pedra Bela, o Miradouro do Vale do Homem e o Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Onde ficar no Norte de Portugal

Ao planejar onde se hospedar no norte de Portugal durante as férias, muitos turistas tendem a escolher hotéis simples no centro das cidades. No entanto, a região oferece uma autenticidade que ainda não foi afetada pelo turismo de massa, tornando possível optar por acomodações mais interessantes, como pensões e pousadas localizadas em castelos ou mosteiros restaurados, valorizando assim o valor artístico e paisagístico do patrimônio local.

Outra opção a considerar é se hospedar em uma fazenda, casa de campo ou camping ao longo da costa, proporcionando uma experiência mais rústica e natural.

Ao optar por se hospedar fora do centro urbano, os turistas podem desfrutar da hospitalidade local e receber dicas valiosas dos proprietários sobre os tesouros escondidos da região.

Aqueles que escolhem o Porto como base têm uma ampla variedade de opções de hospedagem, desde pequenos hotéis familiares até pensões, hostels e grandes cadeias hoteleiras internacionais, predominantemente localizadas na área nova da cidade ou perto do aeroporto.

Como chegar ao norte de Portugal

O aeroporto do Porto é a porta de entrada para a região, bem como um dos maiores aeroportos de Portugal, e o terceiro aeroporto mais importante em termos de tráfego depois de Lisboa e Faro. É um destino ideal para descobrir a cidade do Porto e o norte de Portugal.

Se você é brasileiro e deseja visitar o norte de Portugal, existem algumas opções para chegar lá. Uma das maneiras mais comuns é através de voos diretos para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado na cidade do Porto. Algumas companhias aéreas que operam voos diretos entre Brasil e Porto são a TAP Portugal, Azul Linhas Aéreas e Latam.

Outra opção é chegar a Lisboa e, a partir daí, pegar um voo doméstico ou um trem para o Porto ou outras cidades do norte de Portugal. O tempo de viagem de trem de Lisboa até o Porto é de aproximadamente 3 horas.

Para quem vem de outras regiões de Portugal, há diversas opções de transporte, como trens, ônibus e carros particulares. O trem é uma boa opção para quem parte de Lisboa, com uma viagem de cerca de três horas até ao Porto, passando por várias cidades do Centro do país.

Para quem prefere a flexibilidade de ter um carro próprio, há diversas opções de aluguel de carros disponíveis nas principais cidades portuguesas e também no aeroporto do Porto.

Caso esteja viajando pela Europa, também pode considerar pegar um trem ou ônibus a partir de outras cidades, como Madri ou Paris, por exemplo.

Uma vez no norte de Portugal, é possível se deslocar de carro, ônibus ou trem para explorar as diferentes cidades e atrações da região. É importante ressaltar que, assim como em outros países europeus, é necessário ter uma carteira de habilitação internacional para alugar um carro em Portugal.

Veja também: O que fazer no Porto: as 17 melhores atrações da cidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *