20 atrações imperdíveis em Portugal

Portugal é um país pequeno, mas com uma rica história e cultura que se estende por séculos. É um destino turístico muito popular, especialmente entre os europeus que buscam sol, mar e uma dose saudável de cultura. Com uma excelente infraestrutura de turismo, o país é capaz de atender a diversos gostos e orçamentos.

A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Portugal é, sem dúvida, o vinho. Portugal é famoso por seus vinhos, que são considerados alguns dos melhores do mundo.

Do vinho do Porto ao vinho verde, cada região do país tem sua própria especialidade. As uvas crescem em colinas ondulantes, com vistas deslumbrantes para o mar. É possível visitar as vinícolas e fazer degustações, o que é uma experiência imperdível.

Além do vinho, a culinária portuguesa é uma atração por si só. Os pratos são geralmente simples, mas extremamente saborosos. Frutos do mar, como polvo, lulas e camarões, são muito comuns na culinária portuguesa, e devem ser provados.

O famoso bacalhau, que é um prato nacional, pode ser encontrado em todas as partes do país. As sobremesas portuguesas, como o pastel de nata e o bolo de arroz, são muito populares em todo o mundo.

O vinho e a culinária portuguesa são das grandes atrações de Portugal

Além da gastronomia, Portugal é um país com uma rica história e arquitetura. As cidades portuguesas são famosas por seus centros históricos, com suas ruas estreitas e sinuosas, e prédios antigos.

Lisboa, a capital, é um dos destinos turísticos mais populares do país, com seu castelo, seus bondes vintage e suas vistas incríveis do rio Tejo. Outras cidades, como Porto, Coimbra e Évora, também oferecem uma rica história e cultura para os visitantes.

Portugal também é conhecido por suas praias, com sua costa recortada pelo Oceano Atlântico. Existem praias para todos os gostos, desde praias tranquilas e isoladas até praias com muita animação.

O Algarve, no sul do país, é uma região conhecida por suas praias de areia dourada e água cristalina. Para quem gosta de surfe, a Costa Vicentina, na costa oeste do país, é o lugar perfeito para pegar ondas.

Resumindo, Portugal é um destino turístico incrível que oferece uma combinação única de história, cultura, culinária e praias. É um país acolhedor e amigável, com um clima agradável e uma atmosfera descontraída. Se você está planejando uma viagem à Europa, Portugal é definitivamente um destino que vale a pena considerar.

20. Bondes vintage e arquitetura única esperam por você em Lisboa

Lisboa, a capital de Portugal, é uma cidade que oferece uma combinação única de história, cultura e arquitetura. Uma das maneiras mais charmosas e autênticas de explorar a cidade é através dos seus bondes vintage, que em Portugal são chamados de “elétricos”.

Os bondes são uma parte essencial da vida cotidiana dos lisboetas, além de serem uma atração turística popular. Existem três rotas principais que cobrem a cidade, e os bondes passam por algumas das áreas mais pitorescas e históricas de Lisboa.

O elétrico 28, por exemplo, percorre algumas das colinas mais íngremes da cidade, oferecendo vistas deslumbrantes do castelo de São Jorge, da catedral da Sé e do bairro de Alfama.

Além dos bondes vintage, Lisboa é conhecida por sua arquitetura única. A cidade é um verdadeiro tesouro arquitetônico, com edifícios que variam do barroco ao modernismo.

O bairro de Belém, por exemplo, abriga alguns dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos classificados como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A arquitetura de Lisboa também é conhecida por suas fachadas coloridas e azulejos decorativos. Os azulejos são uma forma de arte em Portugal, e podem ser encontrados em muitos edifícios públicos e privados em toda a cidade.

Os azulejos são especialmente notáveis ​​no Palácio Nacional da Ajuda, que tem uma impressionante coleção de azulejos do século 19.

Antiga olaria da Viúva Lamego: você vai pirar com os azulejos de Lisboa
Antiga olaria da Viúva Lamego: você vai pirar com os azulejos dos edifícios e casas lisboetas

Outro exemplo da arquitetura única de Lisboa é o Bairro Alto, um bairro boêmio que oferece uma visão autêntica da vida noturna de Lisboa. O Bairro Alto é conhecido por suas ruas estreitas, casas coloridas e bares e restaurantes animados.

Lisboa é uma cidade com uma rica história, cultura e arquitetura. Os bondes vintage são uma parte essencial da vida na cidade, oferecendo uma maneira autêntica e charmosa de explorar a cidade.

A arquitetura única de Lisboa, com suas fachadas coloridas e azulejos decorativos, é uma verdadeira obra de arte. Se você está procurando um destino turístico que ofereça uma combinação de história, cultura e arquitetura, Lisboa é o lugar perfeito para visitar.

Veja também: Por que você deve visitar Lisboa

19. Mosteiro dos Jerônimos, o símbolo da Idade de Ouro de Portugal

O Mosteiro dos Jerônimos é um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, situado no bairro de Belém, em Lisboa.

É um exemplo icônico do estilo manuelino, que é uma mistura única de elementos góticos, renascentistas e mouriscos, que se desenvolveu durante o reinado de D. Manuel I.

O Mosteiro dos Jerônimos é considerado uma das joias arquitetônicas do país, sendo classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

O mosteiro foi construído no início do século 16, durante a chamada Idade de Ouro de Portugal. Essa foi uma época de grande prosperidade para o país, impulsionada pelo comércio marítimo e pelas descobertas dos exploradores portugueses.

Nessa época, Portugal se tornou uma potência global, expandindo suas rotas comerciais e estabelecendo colônias em várias partes do mundo, incluindo Brasil, África e Ásia.

O Mosteiro dos Jerônimos foi encomendado por D. Manuel I como um símbolo do poder e da riqueza de Portugal na época. Foi construído em homenagem ao infante D. Henrique, o Navegador, que foi uma figura chave no desenvolvimento da exploração marítima portuguesa.

O mosteiro também foi projetado para abrigar os monges da Ordem de São Jerônimo, que eram responsáveis pela oração em nome do rei e pela intercessão pelos navegantes portugueses.

Interior do Mosteiro dos Jerônimos

A construção do Mosteiro dos Jerônimos levou cerca de um século para ser concluída. A igreja do mosteiro é uma das partes mais impressionantes da estrutura, com sua alta abóbada, arcadas ornamentadas e vitrais coloridos.

A fachada é decorada com esculturas de pedra, incluindo figuras bíblicas e históricas, além de símbolos da marinha e do comércio portugueses.

A Idade de Ouro de Portugal chegou ao fim no final do século 16, devido a vários fatores, incluindo a concorrência de outras potências coloniais europeias, a perda de colônias e a crise econômica interna.

No entanto, a herança arquitetônica e cultural deixada por esse período ainda é evidente em muitas partes de Portugal, incluindo o Mosteiro dos Jerônimos.

Como chegar ao Mosteiro dos Jerônimos

Para chegar ao Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, você pode seguir as seguintes opções:

  • Metrô: pegue a linha de metrô azul (Linha 1) e desça na estação “Jeronimos”. A estação fica a uma curta caminhada do mosteiro.
  • Trem: pegue o trem na estação de comboios de Cascais ou de Cais do Sodré e desça na estação de Belém. A partir daí, o mosteiro fica a uma curta caminhada.
  • Ônibus: pegue um dos seguintes ônibus que passam pelo Mosteiro dos Jerônimos: 728, 714, 727, 729, 751.
  • Táxi ou Uber: Você também pode pegar um táxi ou Uber para ir diretamente ao mosteiro.

18. Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários do mundo

O Oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários públicos da Europa e um dos pontos turísticos mais visitados em Portugal. I

naugurado em 1998, está localizado no Parque das Nações, um bairro moderno de Lisboa construído para a Exposição Mundial de 1998.

O Oceanário tem como objetivo educar e conscientizar o público sobre a conservação dos oceanos e a biodiversidade marinha, bem como promover a investigação científica.

Para isso, o aquário possui diversas exposições temáticas, cada uma representando um ecossistema marinho diferente.

A exposição principal do Oceanário é o Tanque Central, um grande aquário cilíndrico com cerca de sete metros de profundidade e 5 milhões de litros de água salgada, que reproduz o ecossistema do Oceano Atlântico.

Neste aquário, é possível ver mais de 8 mil animais de mais de 500 espécies diferentes, incluindo tubarões, raias, peixes-lua, atuns, entre outros.

Além do Tanque Central, o Oceanário possui outras exposições, como o aquário do Oceano Índico, que abriga animais como peixes-palhaço, tubarões de recife e raias, e o aquário do Pacífico, com espécies como os pinguins de Magalhães e lontras-marinhas.

Há também exposições temporárias que apresentam temas variados relacionados ao mundo marinho.

Oceanário de Lisboa: uma viagem ao fundo do mar

O Oceanário de Lisboa é uma atração para todas as idades e oferece diversas atividades educativas e lúdicas, como visitas guiadas, workshops, experiências noturnas e programas para crianças. Tem também um restaurante com vista para o Tanque Central e uma loja de souvenirs.

Além de ser uma atração turística, o Oceanário de Lisboa é reconhecido internacionalmente pela sua contribuição para a investigação e conservação da biodiversidade marinha.

O oceanário colabora com várias instituições de investigação e conservação marinha, apoiando projetos de monitorização, educação e conservação de espécies marinhas.

Como chegar ao Oceanário de Lisboa

Uma das maneiras mais populares é utilizar o transporte público. O metrô é uma opção conveniente, pois há uma estação chamada “Oriente” que fica a apenas alguns minutos a pé do Oceanário.

A linha vermelha do metrô conecta várias partes de Lisboa ao Oriente, incluindo o centro histórico de Lisboa. A estação Oriente também é servida por várias linhas de ônibus e trem, tornando-a uma opção de transporte intermodal.

17. Palácio Nacional de Sintra, Costa de Lisboa

O Palácio Nacional de Sintra é um dos monumentos mais importantes e visitados em Portugal. Situado na cidade de Sintra, a cerca de 30 km de Lisboa, o palácio é um exemplo notável de arquitetura medieval e renascentista.

O Palácio Nacional de Sintra foi construído no século 14, durante o período da ocupação mourisca em Portugal, como um pequeno castelo fortificado. Posteriormente, no século 15, foi ampliado e remodelado para ser a residência real, tornando-se um dos principais palácios da realeza portuguesa até o século 19.

O palácio é famoso por seus azulejos, que adornam a maioria das salas e quartos. São cerca de 20 mil azulejos pintados à mão, que retratam cenas mitológicas, religiosas e históricas.

O palácio é composto por diversas salas, cada uma com sua própria decoração e história. Destacam-se a Sala dos Cisnes, com um teto pintado com cisnes e uma lareira em mármore; a Sala dos Brasões, com um teto em madeira pintado com brasões de famílias nobres; e a Sala das Pegas, com um teto em madeira pintado com cenas de pegas apanhando frutas.

Sala dos Brasões

O Palácio Nacional de Sintra também tem uma coleção de mobiliário, tapeçarias e objetos de arte, que ajudam a contar a história da realeza portuguesa e da arquitetura do palácio ao longo dos séculos.

Além do palácio em si, os jardins do palácio também são uma atração turística. Os jardins são conhecidos como os Jardins da Vila e foram projetados no século 19.

São uma mistura de estilos, com influências do romantismo e do barroco, e oferecem vistas panorâmicas da cidade de Sintra e das montanhas circundantes.

O Palácio Nacional de Sintra é um monumento nacional português e um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1995. É um lugar imperdível para visitar para quem estiver na região de Lisboa e queira conhecer a história e a beleza arquitetônica da realeza portuguesa.

Como chegar ao Palácio Nacional de Sintra

Para chegar ao Palácio Nacional de Sintra a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte disponíveis.

Uma opção popular é utilizar o trem até a estação de Sintra. Os trens partem da estação do Rossio em Lisboa, a cada 20 minutos, e levam cerca de 40 minutos para chegar à estação de Sintra.

A partir da estação, é possível caminhar até o Palácio Nacional de Sintra, que fica a cerca de 15 minutos a pé.

Outra opção é usar um ônibus de turismo, que geralmente inclui o Palácio Nacional de Sintra em seu itinerário. Esses ônibus partem de vários pontos em Lisboa e geralmente têm um guia turístico que explica a história e a arquitetura do palácio.

Os ônibus de turismo geralmente têm um preço fixo para o passeio e o bilhete pode ser comprado online ou diretamente com o operador turístico.

Também é possível chegar ao Palácio Nacional de Sintra de carro ou táxi, seguindo a rodovia A16 e a estrada N9. O palácio fica no centro histórico de Sintra e é possível estacionar nas ruas adjacentes ou em um estacionamento pago nas proximidades.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importante verificar os horários de funcionamento e as tarifas de entrada do Palácio Nacional de Sintra antes de planejar a visita, bem como reservar com antecedência caso queira evitar longas filas durante a alta temporada.

Veja também: As 15 melhores coisas para fazer em Sintra

16. Passeio de Caiaque em Cascais é emocionante

Andar de caiaque em Cascais é uma atividade divertida e emocionante que permite explorar a costa de Portugal de uma maneira única. Cascais é um destino popular para atividades ao ar livre e esportes aquáticos, e o caiaque é uma das atividades mais populares.

Os caiaques são embarcações leves e estreitas, que permitem aos remadores mover-se com facilidade pela água. Os visitantes podem alugar caiaques por algumas horas ou um dia inteiro, e explorar a costa de Cascais em seu próprio ritmo.

Há várias empresas em Cascais que oferecem passeios de caiaque com guias locais, que mostram os pontos turísticos da região, como a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz e a Praia do Guincho. Além disso, alguns passeios podem incluir uma visita a uma das muitas grutas ao longo da costa.

Andar de caiaque também é uma ótima maneira de ver a vida marinha em seu habitat natural, como golfinhos, tartarugas e aves marinhas. A costa de Cascais é conhecida por sua rica biodiversidade, e os caiaques permitem que os visitantes experimentem isso de uma maneira mais pessoal.

No entanto, é importante ter algumas precauções ao andar de caiaque em Cascais, como usar um colete salva-vidas e seguir as regras de segurança e navegação locais.

Como chegar a Cascais

Há várias maneiras de chegar a Cascais a partir de Lisboa, que incluem:

  • Trem: a forma mais fácil e popular é pegar um trem da estação de Cais do Sodré, em Lisboa. Os trens partem a cada 20 minutos e levam cerca de 40 minutos para chegar a Cascais. A estação de trem em Cascais fica a uma curta caminhada do centro da cidade e das principais atrações turísticas.
  • Ônibus: é possível pegar um ônibus da empresa Scotturb no centro de Lisboa, que faz o trajeto até Cascais em cerca de 40 minutos. Os ônibus partem regularmente e os bilhetes podem ser comprados na estação rodoviária.
  • Carro: se você está com um carro alugado ou pretende usar um serviço de transporte particular, pode chegar a Cascais seguindo pela rodovia A5 em direção a Cascais. A viagem leva cerca de 30 minutos, dependendo do tráfego.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importante planejar a viagem com antecedência, verificar os horários de transporte e as tarifas de bilhetes, além de considerar o tráfego durante os horários de pico.

Chegar em Cascais é bastante fácil e a cidade é um destino turístico popular, então a maioria das opções de transporte são convenientes e frequentes.

15. Torre de Belém, em Lisboa

A Torre de Belém é um dos monumentos mais emblemáticos e visitados de Lisboa, localizado na margem direita do rio Tejo. Ela foi construída em 1515 durante o reinado do rei D. Manuel I, com o objetivo de defender a entrada do porto de Lisboa. A torre foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1983.

A Torre de Belém é uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo o gótico e o manuelino, característico do período da descoberta e expansão marítima portuguesa.

É uma estrutura de cinco andares, cercada por ameias e com uma varanda no topo, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes do rio Tejo e da cidade de Lisboa.

A Torre de Belém também possui vários elementos decorativos notáveis, incluindo os escudos de armas de Portugal e da Ordem de Cristo, além de imagens religiosas e esferas armilares.

No interior da torre, os visitantes podem explorar as várias salas e corredores, incluindo o antigo depósito de pólvora e a capela.

A Torre de Belém foi projetada para servir de baluarte de defesa de Lisboa

Além de sua importância histórica e arquitetônica, a Torre de Belém é uma das principais atrações turísticas de Lisboa e um local muito popular para tirar fotos.

A torre está situada em uma área de parque que é um local de passeio popular, com muitos turistas e moradores locais desfrutando de uma vista deslumbrante do rio Tejo, e experimentando as atividades oferecidas no parque.

Como chegar à Torre de Belém

Para chegar à Torre de Belém, pode-se usar o transporte público, como o trem e o ônibus. Além disso, muitos passeios turísticos de Lisboa incluem uma visita à torre.

É importante comprar os ingressos antecipadamente, especialmente durante os períodos de maior movimento turístico, para evitar longas filas e atrasos na entrada.

A Torre de Belém é um monumento incrível, que conta a história da expansão marítima de Portugal, e uma parada imperdível para quem visita a cidade de Lisboa.

14. O surreal Convento de Cristo em Tomar

O Convento de Cristo em Tomar é um dos monumentos mais importantes e imponentes de Portugal, e um dos mais importantes vestígios da arquitetura templária no país.

Fundado no século 12 pelos cavaleiros templários, o convento foi construído sobre uma antiga fortaleza romana e se tornou uma importante sede da ordem religiosa.

O Convento de Cristo em Tomar é um complexo arquitetônico impressionante, que inclui uma grande variedade de estilos, como o românico, o gótico, o manuelino e o renascentista.

Ele foi construído em vários estágios ao longo de vários séculos, com muitas adições e modificações sendo feitas ao longo do tempo.

Entre as principais atrações do convento estão a Igreja de Santa Maria do Olival, a Capela de São Bartolomeu, o Claustro de D. João III, o Jardim dos Prazeres e a Sala dos Reis.

A igreja em particular é um exemplo notável do estilo manuelino, com um interior ricamente decorado e uma fachada impressionante.

A janela manuelina do Convento de Cristo é a janela mais famosa de Portugal

O convento também tem uma rica história, tendo servido como sede dos Templários e mais tarde como um importante centro religioso para a Ordem de Cristo.

Durante o reinado do rei Dom Manuel I, o convento foi reformado e ampliado, tornando-se um importante símbolo do poder e da riqueza de Portugal na época.

Hoje em dia, o Convento de Cristo em Tomar é um dos locais turísticos mais visitados em Portugal, e foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1983.

Os visitantes podem explorar o complexo do convento através de visitas guiadas, bem como através de exposições, eventos culturais e atividades educacionais.

Como chegar ao Convento de Cristo

Para chegar ao Convento de Cristo em Tomar a partir de Lisboa, há diversas opções de transporte disponíveis.

A forma mais conveniente é de carro, já que o trajeto leva cerca de 1h45min e permite mais flexibilidade na hora de planejar a visita. Saindo de Lisboa, é preciso seguir pela A1 em direção ao norte, até a saída para Tomar (saída 8). Em seguida, basta seguir as placas indicativas até o Convento de Cristo.

Outra opção é usar o trem, que parte da estação do Oriente em Lisboa e chega até Tomar em cerca de 2 horas. A empresa de trem que opera nessa rota é a Comboios de Portugal, e os horários e preços das passagens podem ser consultados no site oficial.

Após chegar em Tomar, é possível pegar um táxi até o Convento de Cristo ou seguir a pé pela cidade, já que o convento fica a cerca de 20 minutos de caminhada da estação de trem.

Também é possível chegar ao Convento de Cristo de ônibus, com a empresa Rede Expressos, que tem linhas diretas saindo de Lisboa para Tomar. Os horários e preços das passagens também podem ser consultados no site oficial. Após chegar em Tomar, basta seguir as indicações para o convento.

13. Santuário de Bom Jesus do Monte, no norte de Portugal

O Santuário de Bom Jesus do Monte é um importante local de peregrinação católica localizado na cidade de Braga, no norte de Portugal. Ele fica situado no topo de uma colina e é composto por uma série de capelas e monumentos religiosos construídos ao longo de vários séculos.

A construção do santuário começou no século 14, com a construção de uma pequena capela dedicada a Bom Jesus. Ao longo dos séculos seguintes, várias outras capelas, fontes, escadarias e monumentos foram adicionados ao complexo, resultando em uma obra-prima da arquitetura e arte barroca.

O destaque do Santuário de Bom Jesus do Monte é uma escadaria monumental com mais de 500 degraus, que leva os fiéis desde a base da colina até a igreja no topo.

Cada um dos degraus representa uma das estações da Via-Sacra, e muitos peregrinos sobem a escadaria de joelhos em sinal de penitência.

O santuário é também conhecido por suas belas vistas panorâmicas da cidade de Braga e da paisagem circundante. Além disso, a área circundante é um popular local para caminhadas e passeios ao ar livre, com trilhas para explorar a natureza e a paisagem.

Como chegar ao Santuário de Bom Jesus do Monte

Para chegar ao Santuário de Bom Jesus do Monte a partir de Lisboa, você pode optar por ir de carro, ônibus ou trem. De carro, a viagem leva cerca de 3 horas e meia pela autoestrada A1.

Já de ônibus, a empresa Rede Expressos tem viagens diárias de Lisboa para Braga, com duração de cerca de 5 horas. De trem, você pode pegar um trem da CP (Comboios de Portugal) de Lisboa para Braga, com duração de cerca de 4 horas.

Para chegar ao Santuário a partir do Porto, a opção mais conveniente é ir de carro ou de ônibus. De carro, a viagem leva cerca de 45 minutos pela autoestrada A3. De ônibus, a empresa Rede Expressos tem viagens diárias do Porto para Braga, com duração de cerca de 1 hora.

Uma vez em Braga, é possível chegar ao Santuário de Bom Jesus do Monte de carro, táxi ou transporte público. De transporte público, há ônibus regulares que partem da estação de trem e do centro da cidade de Braga em direção ao Santuário, com uma frequência de cerca de 15 a 30 minutos. Além disso, há também um funicular que leva os visitantes até o topo da colina onde fica o Santuário.

12. As trilhas do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Ponte da Misarela, no Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizado no norte de Portugal, é uma área protegida de beleza natural excepcional, com muitas trilhas de trekking que permitem explorar sua rica flora e fauna, rios cristalinos, cachoeiras e paisagens deslumbrantes.

Algumas das trilhas mais populares incluem:

  • Trilho do Sistelo: esta caminhada de 10 km é uma das mais conhecidas e bonitas do parque. A trilha começa na vila de Sistelo e segue um percurso que passa por campos agrícolas, bosques de carvalhos e sobreiros, e termina no miradouro de Penedo dos Corvos, de onde se tem uma vista deslumbrante sobre a paisagem.
  • Trilho da Cascata do Arado: este percurso de 8 km começa na aldeia de Ermida e segue ao longo do rio Homem, passando por vários poços naturais e pequenas cascatas até chegar à Cascata do Arado, uma impressionante queda d’água de 25 metros.
  • Trilho das Lagoas de S. Bento: este percurso de 9 km começa na aldeia de Vilar da Veiga e leva os caminhantes a uma série de lagoas cristalinas, onde é possível nadar ou simplesmente relaxar e desfrutar da paisagem.
  • Trilho dos Currais: este percurso de 9 km começa na aldeia de Campo do Gerês e segue através de pastagens e florestas até chegar aos currais de cavalos selvagens. Os cavalos podem ser observados à distância, e a paisagem é simplesmente espetacular.

Essas são apenas algumas das muitas trilhas de trekking disponíveis no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Independentemente da escolha, os caminhantes são sempre surpreendidos com vistas deslumbrantes e um contato intenso com a natureza. É importante lembrar que, para preservar a beleza do parque, os visitantes devem respeitar as regras e regulamentos, incluindo não deixar lixo e não acampar em áreas não autorizadas.

Como chegar ao Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um destino popular para os viajantes que visitam Portugal. Se você está em Lisboa ou no Porto e deseja visitar o Gerês, existem algumas opções de transporte disponíveis.

A maneira mais conveniente de chegar ao Parque Nacional da Peneda-Gerês é de carro. Se você estiver saindo de Lisboa, siga pela autoestrada A1 em direção a Porto e, em seguida, pegue a autoestrada A3 em direção a Braga. De Braga, siga as indicações para o Gerês. A viagem leva cerca de 4 horas.

Se você estiver saindo do Porto, pegue a autoestrada A3 em direção a Braga e siga as indicações para o Gerês. A viagem leva cerca de 1 hora e meia.

Também é possível chegar ao Gerês de ônibus ou trem. Há ônibus diretos de Lisboa e Porto para Braga, a cidade mais próxima do Gerês. A partir de Braga, você pode pegar um ônibus ou táxi para o Gerês.

Também há trens diretos de Lisboa e Porto para Braga, e a partir da estação de Braga, você pode pegar um ônibus ou táxi para o Gerês.

Uma outra opção é contratar um serviço de transfer ou uma excursão com uma empresa de turismo local. Isso pode ser uma opção mais cara, mas pode ser mais conveniente se você não quiser dirigir ou se quiser ter um guia que possa mostrar os melhores pontos turísticos do parque.

11. A incrível biblioteca da Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas e prestigiadas do mundo, fundada em 1290. Ela está localizada na cidade de Coimbra, no centro de Portugal, e é conhecida por sua arquitetura histórica e rica tradição acadêmica.

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, também conhecida como Biblioteca Joanina, é um dos principais pontos turísticos da cidade e uma das bibliotecas mais bonitas do mundo.

Construída no século 18, a biblioteca é um exemplo notável da arquitetura barroca e conta com uma coleção impressionante de livros raros e manuscritos.

Interior da biblioteca da Universidade de Coimbra

A Biblioteca Joanina abriga uma coleção de cerca de 1,8 milhões de volumes, incluindo obras raras e manuscritos de valor inestimável, como a primeira edição de “Os Lusíadas” de Camões e uma cópia da Bíblia de Gutenberg.

A biblioteca é um tesouro da cultura e história portuguesas e é um lugar imperdível para os visitantes de Coimbra.

Como chegar à biblioteca da Universidade de Coimbra

Para chegar à Biblioteca da Universidade de Coimbra a partir de Lisboa, há várias opções de transporte:

  • De trem: pegue um trem na estação de Lisboa-Santa Apolónia ou Lisboa-Oriente em direção a Coimbra-B e, em seguida, pegue um ônibus ou táxi para a Universidade de Coimbra.
  • De ônibus: pegue um ônibus da Rede Expressos ou Flixbus de Lisboa para Coimbra e, em seguida, pegue um ônibus ou táxi para a Universidade de Coimbra.
  • De carro: pegue a autoestrada A1 em direção a Coimbra e siga as indicações para a Universidade de Coimbra. Há estacionamento disponível na universidade, mas pode ser limitado nos horários de pico.

Para chegar à Biblioteca da Universidade de Coimbra a partir do Porto, as opções de transporte são semelhantes:

  • De trem: pegue um trem na estação de Porto-Campanhã em direção a Coimbra-B e, em seguida, pegue um ônibus ou táxi para a Universidade de Coimbra.
  • De ônibus: pegue um ônibus da Rede Expressos ou Flixbus do Porto para Coimbra e, em seguida, pegue um ônibus ou táxi para a Universidade de Coimbra.
  • De carro: pegue a autoestrada A1 em direção a Coimbra e siga as indicações para a Universidade de Coimbra. Há estacionamento disponível na universidade, mas pode ser limitado nos horários de pico.

É importante lembrar que a Biblioteca Joanina tem horários específicos de funcionamento e visitação, por isso é importante verificar o horário de abertura antes de planejar sua visita.

10. Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

O Museu Calouste Gulbenkian é um dos mais importantes museus de arte em Portugal e está localizado em Lisboa. Ele abriga uma impressionante coleção de arte de diversas épocas e culturas, que abrange desde a antiguidade até o século XX.

O museu foi fundado pelo empresário e colecionador Calouste Gulbenkian, que doou sua coleção privada ao Estado Português em 1956. Desde então, o museu tem crescido e se expandido, incorporando novas obras de arte e expandindo sua coleção.

O museu está dividido em dois espaços distintos: o Museu Calouste Gulbenkian e o Museu de Arte Moderna. O Museu Calouste Gulbenkian apresenta obras de arte de diversas épocas e culturas, incluindo esculturas, pinturas, cerâmicas e objetos de arte decorativa.

Algumas das obras mais importantes da coleção incluem pinturas de Rembrandt, Monet e Renoir, além de objetos de arte egípcia, greco-romana e islâmica.

Já o Museu de Arte Moderna apresenta uma coleção de arte do século 20, incluindo obras de artistas portugueses e internacionais. Algumas das obras mais importantes da coleção incluem pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso e obras de arte de Pablo Picasso e Georges Braque.

Além de sua impressionante coleção de arte, o museu também abriga um belo jardim com lagos, fontes e esculturas, onde os visitantes podem passear e desfrutar de uma atmosfera tranquila e relaxante.

O Museu Calouste Gulbenkian é um dos museus mais populares em Lisboa e é um lugar imperdível para os amantes de arte que visitam a cidade.

Como chegar ao Museu Calouste Gulbenkian 

Para chegar ao Museu Calouste Gulbenkian em Lisboa, há várias opções de transporte público e privado:

  • Metrô: a estação de metrô mais próxima do museu é a estação “São Sebastião” nas linhas vermelha e azul. A partir da estação, são cerca de 10 minutos a pé até o museu.
  • Ônibus: existem várias linhas de ônibus que param perto do museu, incluindo as linhas 716, 726, 742, 746, 756 e 758. Você pode verificar as rotas e horários no site da empresa de transporte público de Lisboa, a Carris.
  • Táxi ou Uber: é possível chegar ao museu de táxi ou Uber, basta solicitar o serviço e indicar o endereço do museu.
  • Carro: se estiver dirigindo, o museu fica na Avenida de Berna, que é uma das principais avenidas de Lisboa. No entanto, é importante lembrar que o trânsito pode ser intenso em algumas áreas da cidade.

O Museu Calouste Gulbenkian está localizado em um bairro residencial tranquilo, então é possível caminhar tranquilamente pela área ao redor do museu.

Além disso, se você quiser conhecer mais a cidade, pode optar por caminhar pela avenida da Liberdade, que é uma das mais famosas da cidade e fica a cerca de 20 minutos a pé do museu.

9. Castelo de Guimarães, onde tudo começou

O Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal e está localizado na cidade de Guimarães, no norte do país. O castelo é considerado um símbolo da fundação da nação portuguesa e desempenhou um papel fundamental na história do país.

O Castelo de Guimarães foi construído no século 10, durante a época medieval, como uma fortificação militar para proteger a cidade e seus habitantes. Ao longo dos anos, o castelo passou por várias reformas e ampliações, até se tornar a estrutura que vemos hoje.

Ao visitar o Castelo de Guimarães, os visitantes podem explorar as muralhas e as torres, que oferecem vistas deslumbrantes da cidade e dos arredores. Também é possível caminhar pelo fosso, que oferece uma visão única da estrutura do castelo.

Além disso, o Castelo de Guimarães é o local onde, segundo a tradição, nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1111. Por essa razão, o castelo é considerado um símbolo da fundação da nação portuguesa e é um local muito importante para a história do país.

O Castelo de Guimarães é um destino turístico popular em Portugal e é uma visita obrigatória para aqueles que desejam explorar a história e a cultura do país. O castelo está aberto ao público todos os dias, com exceção de alguns feriados nacionais, e há visitas guiadas disponíveis em vários idiomas.

Como chegar ao Castelo de Guimarães

Existem diferentes formas de chegar ao Castelo de Guimarães a partir de Lisboa, dependendo das preferências e orçamento. Aqui estão algumas opções:

  • De carro: a maneira mais conveniente de chegar ao Castelo de Guimarães é de carro. O percurso leva cerca de 3 horas e meia, e você pode seguir a A1 em direção ao Norte, saindo em direção a Guimarães.
  • De trem: você também pode pegar um trem de Lisboa para Guimarães, que leva cerca de 4 horas. Há várias opções de trens que partem da estação de comboios de Lisboa Oriente, com destino à estação de Guimarães.
  • De ônibus: outra opção é pegar um ônibus de Lisboa para Guimarães. Existem várias empresas de ônibus que fazem essa rota, com saídas diárias da rodoviária de Lisboa. O tempo de viagem é de cerca de 5 horas.
  • De avião: se você prefere voar, pode pegar um voo de Lisboa para o aeroporto de Porto e, em seguida, pegar um trem ou ônibus para Guimarães. O aeroporto do Porto fica a cerca de 50 km de Guimarães, e há várias opções de transporte público para chegar lá.

Para chegar ao Castelo de Guimarães a partir do Porto, existem diferentes opções de transporte disponíveis:

  • De carro: se você estiver de carro, pode seguir a autoestrada A3 em direção a Braga/Guimarães e, em seguida, pegar a saída para Guimarães. O Castelo de Guimarães fica no centro histórico da cidade, e você pode estacionar em um dos estacionamentos disponíveis na área.
  • De trem: há várias opções de trens que partem da estação de São Bento no Porto com destino à estação de Guimarães, com uma duração de cerca de 1 hora. De lá, você pode caminhar até o Castelo de Guimarães, que fica a cerca de 15 minutos a pé da estação.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem a rota do Porto para Guimarães, com saídas diárias da estação de ônibus do Porto. O tempo de viagem é de cerca de 1 hora e 15 minutos, e a estação de ônibus de Guimarães fica a cerca de 20 minutos a pé do Castelo de Guimarães.
  • De táxi ou transfer: se preferir uma opção mais confortável e conveniente, pode reservar um táxi ou transfer privado do Porto para Guimarães. Existem várias empresas de táxi e transfer que oferecem este serviço, com preços variados dependendo do tipo de veículo e do número de passageiros.

8. Torre De Clérigos, Porto

A Torre dos Clérigos é um dos principais pontos turísticos do Porto, localizado na região central da cidade. É um ícone da arquitetura barroca e um dos monumentos mais altos de Portugal, com 75 metros de altura.

A Torre dos Clérigos foi construída entre 1732 e 1763, com projeto do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. A torre foi encomendada pela Irmandade dos Clérigos Pobres do Porto, uma instituição religiosa que buscava oferecer assistência aos pobres e necessitados da cidade.

A torre tem seis andares e, no topo, há um mirante com uma vista panorâmica da cidade do Porto. A subida até o topo é feita por uma escadaria em espiral com cerca de 250 degraus, que proporciona uma experiência única para os visitantes que desejam ter uma vista inesquecível da cidade.

Ao lado da torre, fica a Igreja dos Clérigos, que foi construída simultaneamente com a torre e é uma das principais obras do barroco português. A igreja abriga uma coleção de arte sacra e é conhecida por sua fachada ornamentada.

A Torre dos Clérigos e a Igreja dos Clérigos são considerados monumentos nacionais de Portugal e atraem milhares de turistas todos os anos, que visitam o local para conhecer a história e a arquitetura da cidade do Porto.

Como chegar à Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos está localizada no centro histórico da cidade do Porto, na Rua São Filipe de Nery, próximo à Igreja dos Clérigos. Há várias maneiras de chegar até lá, dependendo de onde você está na cidade:

  • A pé: se você estiver no centro da cidade, pode chegar à Torre dos Clérigos a pé. É possível caminhar pelas ruas do centro histórico, apreciando a beleza da arquitetura da cidade.
  • De metrô: a estação de metrô mais próxima da Torre dos Clérigos é a estação Aliados, que fica a cerca de 5 minutos a pé. É possível pegar a Linha D (amarela) e descer na estação Aliados. De lá, é só seguir em direção à Rua dos Clérigos e Rua São Filipe de Nery.
  • De ônibus: há várias linhas de ônibus que passam pela Torre dos Clérigos, dependendo de onde você estiver na cidade. Você pode consultar os horários e rotas no site da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto).
  • De táxi ou Uber: você também pode pegar um táxi ou um Uber para chegar à Torre dos Clérigos. Existem vários pontos de táxi pela cidade, e o trajeto leva cerca de 10 minutos, dependendo do trânsito.

Independentemente do meio de transporte escolhido, a Torre dos Clérigos é um lugar que vale a pena visitar durante sua estadia na cidade do Porto.

7. Castelo De São Jorge, no alto da colina em Lisboa

O Castelo de São Jorge é um dos principais pontos turísticos da cidade de Lisboa, em Portugal. Ele está localizado no topo de uma colina, no bairro histórico de Alfama, e é uma das atrações mais populares da cidade.

O castelo foi construído no século 11 pelos mouros, para proteger a cidade contra os ataques dos cristãos. Mais tarde, foi conquistado pelos cristãos no século 12, e foi transformado em um palácio real.

Durante os séculos seguintes, o castelo passou por diversas reformas e ampliações, e serviu como residência de diversos reis de Portugal.

Atualmente, o Castelo de São Jorge é um museu aberto ao público, onde os visitantes podem conhecer a história da cidade de Lisboa e da cultura portuguesa. O castelo conta com uma exposição permanente, onde estão expostos artefatos históricos, objetos de arte e documentos relacionados à história de Lisboa.

Além disso, o castelo possui uma vista panorâmica da cidade, com vista para o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a região de Belém. É possível caminhar pelas muralhas do castelo, apreciando a vista e observando as torres e as fortificações que protegiam a cidade.

O Castelo de São Jorge é um lugar imperdível para quem visita a cidade de Lisboa, e oferece uma visão única da história e cultura de Portugal.

Como chegar ao Castelo de São Jorge

Para chegar ao Castelo de São Jorge em Lisboa, existem algumas opções de transporte que podem ser utilizadas:

  • A pé: é possível caminhar até o castelo, principalmente se você estiver hospedado no bairro de Alfama ou nas proximidades. O Castelo de São Jorge fica no topo de uma colina, então a caminhada pode ser um pouco íngreme, mas oferece vistas incríveis da cidade de Lisboa.
  • De ônibus: há algumas linhas de ônibus que passam perto do castelo, incluindo a linha 737 que parte da Praça da Figueira e para no Largo das Portas do Sol, que fica a cerca de 5 minutos a pé do castelo.
  • De elétrico: o Elétrico 28, um dos símbolos de Lisboa, também passa próximo ao Castelo de São Jorge, com paradas no Largo das Portas do Sol e na Rua da Costa do Castelo, que fica mais próxima à entrada principal do castelo.
  • De táxi ou Uber: você também pode pegar um táxi ou Uber até o Castelo de São Jorge. Existem várias praças de táxi pela cidade, ou você pode solicitar um carro pelo aplicativo Uber.

Independentemente do meio de transporte escolhido, o Castelo de São Jorge é um lugar que vale a pena visitar durante sua estadia em Lisboa. Além da história e cultura, a vista panorâmica da cidade é um dos pontos altos da visita.

6. Sé Catedral e Templo Romano em Évora

Sé Catedral de Évora

A Sé Catedral de Évora e o Templo Romano são duas das atrações mais populares e icônicas da cidade de Évora, em Portugal.

A Sé Catedral de Évora é uma das mais antigas catedrais de Portugal, construída no século 13 em estilo gótico. Ela está localizada no centro histórico de Évora, e sua imponente fachada com duas torres é uma das vistas mais marcantes da cidade.

O interior da catedral é decorado com detalhes em ouro, vitrais coloridos e uma grande coleção de arte sacra, incluindo pinturas, esculturas e artefatos religiosos.

Já o Templo Romano de Évora, também conhecido como Templo de Diana, é um antigo templo romano que remonta ao século I. O templo é dedicado à deusa romana Diana, e foi construído em estilo coríntio com granito local.

Originalmente composto por 14 colunas, apenas algumas delas sobreviveram até os dias de hoje, mas o templo ainda é impressionante e representa um importante vestígio da presença romana em Portugal.

Templo romano de Évora

Tanto a Sé Catedral de Évora e o Templo Romano são visitas imperdíveis para quem estiver em Évora, oferecendo uma visão única da história, cultura e arquitetura da cidade. É possível comprar ingressos combinados para visitar as duas atrações, ou você pode optar por visitá-las separadamente

Como chegar a Évora

Existem várias opções para chegar a Évora a partir de Lisboa:

  • De carro: a maneira mais fácil de chegar a Évora a partir de Lisboa é de carro. A distância entre as duas cidades é de cerca de 130 km e a viagem leva aproximadamente 1h30, dependendo do trânsito. É possível alugar um carro em Lisboa e dirigir até Évora, seguindo a A6 ou a A2.
  • De ônibus: há ônibus que partem do terminal rodoviário de Lisboa (Sete Rios) para Évora com frequência. A viagem leva cerca de 1h45 e os preços variam de acordo com a empresa e o tipo de ônibus escolhido. Algumas das empresas que operam essa rota são a Rede Expressos e a Eva Bus.
  • De trem: há trens que partem da estação de trem de Lisboa (Oriente ou Entrecampos) com destino a Évora. A viagem leva cerca de 1h30 e os preços variam de acordo com a classe e o tipo de trem escolhido. A empresa responsável pelo serviço ferroviário é a CP – Comboios de Portugal.

Veja também: 15 atrações imperdíveis em Évora, capital do Alentejo

5. Explorar o Alentejo a Cavalo

A região do Alentejo é conhecida por suas vastas planícies, colinas ondulantes, bosques, vinhas e olivais. Os passeios a cavalo permitem aos visitantes explorar essas paisagens de uma forma mais natural e autêntica.

Os turistas podem andar em trilhas através de áreas protegidas, parques naturais e vilas pitorescas. E, ao longo do caminho, terão a oportunidade de observar a fauna e a flora local, incluindo aves, raposas, javalis e muitas outras espécies.

Além disso, a cultura do Alentejo é rica em tradições ligadas aos cavalos. Por exemplo, a região é famosa pela criação de cavalos lusitanos, uma raça de cavalos de sela reconhecida mundialmente.

A região também abriga vários eventos equestres ao longo do ano, incluindo corridas de cavalos, touradas e competições de equitação.

Os passeios a cavalo podem ser organizados por empresas especializadas em turismo equestre, que oferecem passeios de um dia ou vários dias.

Essas empresas fornecem cavalos treinados e experientes, bem como equipamentos de segurança. E, além disso, oferecem guias especializados que conhecem bem as trilhas e paisagens do Alentejo.

Existem várias opções para andar a cavalo no Alentejo, incluindo:

  • Companhia das Lezírias: localizada na área de Vila Franca de Xira, oferece passeios a cavalo pelas planícies alentejanas.
  • Centro Equestre da Herdade da Barrosinha: localizado na área de Alcácer do Sal, oferece aulas de equitação, passeios a cavalo e acampamentos de equitação.
  • Alcáçovas Equitação: localizado em Alcáçovas, oferece aulas de equitação, passeios a cavalo e eventos equestres.
  • Cavalo D’Alcácer: localizado em Alcácer do Sal, oferece passeios a cavalo pela reserva natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
  • Equitours Portugal: localizado na área de Grândola, oferece passeios a cavalo pela Reserva Natural do Estuário do Sado e pela região do Alentejo.
  • Monte Velho Equo Resort: localizado na área de Arraiolos, oferece aulas de equitação, passeios a cavalo e treinamento de cavalos.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis para andar a cavalo no Alentejo. Há muitas outras empresas e centros equestres que oferecem passeios e experiências a cavalo em toda a região. É importante verificar as opções disponíveis e escolher uma empresa confiável que ofereça cavalos bem treinados e guias especializados.

4. Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra é um impressionante complexo palaciano localizado na cidade de Mafra, a cerca de 30 quilômetros de Lisboa, em Portugal.

Construído no século 18, o palácio é considerado um dos monumentos mais importantes da arquitetura barroca em Portugal.

O Palácio Nacional de Mafra foi encomendado pelo rei D. João V como um voto para que sua esposa, a rainha Maria Ana de Áustria, pudesse ter um herdeiro.

A construção durou cerca de 13 anos e empregou milhares de trabalhadores e artistas, incluindo arquitetos, escultores, pintores e carpinteiros.

O palácio possui mais de 1.200 salas e quartos, incluindo uma impressionante biblioteca de mármore com mais de 40 mil volumes. Outras salas notáveis ​​incluem a Sala dos Embaixadores, com um belo teto de pinturas alegóricas, e a Sala das Batalhas, com uma série de retratos de batalhas históricas.

Uma das características mais notáveis ​​do Palácio Nacional de Mafra é a sua igreja, que é uma das maiores em Portugal. A igreja é decorada com uma impressionante coleção de esculturas em mármore e possui um órgão monumental com mais de 6.000 tubos.

Interior da basílica do palácio de Mafra

Ao redor do palácio, os visitantes podem desfrutar de um grande jardim e um parque de caça. O parque abriga uma variedade de animais, incluindo veados, javalis e aves de rapina.

Hoje em dia, o Palácio Nacional de Mafra é um dos monumentos mais visitados em Portugal e é considerado uma das melhores expressões da arquitetura barroca em toda a Europa.

É um Patrimônio Mundial da Unesco desde 2019 e uma visita obrigatória para quem viaja para Portugal.

Como chegar ao Palácio Nacional de Mafra

Há várias maneiras de chegar ao Palácio Nacional de Mafra a partir de Lisboa. Aqui estão algumas opções:

  • De carro: o Palácio Nacional de Mafra está localizado a cerca de 30 km de Lisboa, e a rota mais direta é pela autoestrada A8. O tempo de viagem pode variar dependendo do tráfego.
  • De ônibus: a empresa de transporte público Mafrense oferece ônibus regulares entre Lisboa e Mafra, com parada próxima ao Palácio. A viagem leva cerca de 45 minutos a uma hora, dependendo do tráfego.
  • De trem e ônibus: é possível pegar um trem da estação de Lisboa até a estação de Mafra, e depois pegar um ônibus para o Palácio. No entanto, a frequência dos ônibus pode ser limitada e o tempo de viagem total pode ser mais longo do que outras opções.
  • Tour guiado: existem muitas empresas que oferecem tours guiados saindo de Lisboa até o Palácio Nacional de Mafra, o que pode ser uma opção conveniente para quem não quer se preocupar com a logística de transporte.

Independentemente do meio de transporte escolhido, vale a pena visitar o Palácio Nacional de Mafra, um dos monumentos mais importantes e impressionantes de Portugal.

3. Igreja de Santo Antônio e Museu Municipal, Lagos

Talha e teto da Igreja de S. Antonio

A Igreja de Santo António e o Museu Municipal estão localizados na cidade de Lagos, na região do Algarve, em Portugal. A igreja foi construída no século 18 e é uma das mais bonitas e significativas igrejas barrocas da região.

A igreja tem uma fachada simples, mas o seu interior é ricamente decorado com azulejos pintados à mão e talha dourada. O altar-mor apresenta uma imagem do padroeiro da igreja, Santo António, emoldurado por dois anjos.

Ao lado da igreja, está o Museu Municipal de Lagos, que foi inaugurado em 1978. O museu é dedicado à história e à cultura da cidade de Lagos, com uma coleção de artefatos que datam desde a época pré-histórica até os dias atuais.

Entre as exposições permanentes do museu, destacam-se as seções dedicadas à história da cidade, aos achados arqueológicos, às artes e ofícios locais e às atividades econômicas da região.

Há também exposições temporárias que apresentam temas específicos relacionados à história e cultura de Lagos e do Algarve.

O museu está aberto diariamente, exceto às segundas-feiras, e a entrada é gratuita aos domingos e feriados. Além disso, o museu oferece visitas guiadas em vários idiomas para grupos interessados.

Como chegar à Igreja de Santo António e ao Museu Municipal de Lagos 

Existem várias maneiras de chegar à Igreja de Santo António e ao Museu Municipal de Lagos a partir de Lisboa, mas a forma mais conveniente é de carro ou de comboio.

  • De carro: Siga pela autoestrada A2 em direção a Sul (Algarve). Saia na saída 13 em direção a Lagos/Odiáxere. Siga pela N125 em direção a Lagos. Vire à direita na rotunda em direção ao centro da cidade. Siga as indicações para a Igreja de Santo António e Museu Municipal. A viagem de carro deve levar cerca de 2 horas e meia, dependendo das condições do tráfego.
  • De trem: apanhe o trem na estação de Lisboa-Entrecampos ou na estação de Lisboa-Oriente em direção a Lagos. Saia na estação de Lagos. A Igreja de Santo António e o Museu Municipal estão localizados a cerca de 10-15 minutos a pé da estação de Lagos. A viagem de trem deve levar cerca de 3 horas e meia, dependendo do tipo de comboio e do número de paragens.

Também é possível chegar a Lagos de ônibus ou de táxi, mas estas opções podem ser menos convenientes e demoradas.

Lagos não tem um aeroporto próprio, mas o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Faro, que fica a cerca de 90 km de distância. Você pode chegar a Faro de avião a partir de Lisboa, usando uma das companhias aéreas que oferecem voos regulares, como a TAP, a Ryanair, a EasyJet, entre outras.

A partir do Aeroporto de Faro, você pode alugar um carro e seguir as instruções que mencionei anteriormente para chegar à Igreja de Santo António e ao Museu Municipal de Lagos.

Alternativamente, você pode usar o transporte público, como ônibus ou trem, para chegar a Lagos a partir de Faro.

Existem ônibus diretos da Rede Expressos que partem do Aeroporto de Faro com destino a Lagos, que levam cerca de 1 hora e 30 minutos para chegar.

Além disso, também há trens que partem da Estação Ferroviária de Faro com destino a Lagos, com uma duração média de viagem de 1 hora e 45 minutos.

No entanto, viajar de avião pode ser mais caro do que viajar de carro ou de trem, por isso, se você tiver disponibilidade de tempo e estiver buscando economizar, pode ser melhor optar por outras formas de transporte.

2. Castelo de Silves, a antiga capital do Algarve mouro

O Castelo de Silves é um dos monumentos mais emblemáticos do Algarve, localizado na cidade de Silves, a cerca de 15 km da costa sul de Portugal.

A cidade de Silves foi a capital do Algarve durante o período mouro, que se estendeu de 711 a 1249, antes de ser reconquistada pelos cristãos.

Durante este período, a cidade foi um importante centro cultural, comercial e político da região, o que é evidente em sua arquitetura, especialmente no castelo.

O Castelo de Silves foi construído pelos mouros no século 8 e foi ampliado e fortificado ao longo dos séculos seguintes. A sua localização elevada oferece uma vista panorâmica da cidade e dos arredores, tornando-o uma fortaleza impressionante e imponente.

O castelo tem uma arquitetura única que combina elementos mouriscos e cristãos, refletindo a história complexa e variada da região.

No interior do Castelo de Silves, os visitantes podem explorar as várias torres, muralhas e pátios, bem como uma cisterna que fornecia água para a cidade. Também há um pequeno museu que exibe artefatos arqueológicos e outras informações sobre a história da cidade e do castelo.

Além da sua história e arquitetura fascinantes, o Castelo de Silves é um dos locais mais visitados do Algarve devido às suas festividades anuais.

O Festival Medieval de Silves é realizado anualmente em agosto, onde a cidade se transforma em um mercado medieval com apresentações, atividades e comidas típicas da época. O festival é uma excelente oportunidade para os visitantes mergulharem na cultura e história do Algarve.

Como chegar a Silves

Há várias opções para chegar a Silves a partir de Lisboa, incluindo:

  • Carro: a viagem de Lisboa até Silves leva cerca de 2 horas e 30 minutos. Você pode seguir pela A2 em direção ao Sul e depois pegar a saída em direção a Silves.
  • Transporte público: existe uma opção de trem que sai de Lisboa e vai até a estação de Tunes, que fica a cerca de 10 km de Silves. De lá, você pode pegar um táxi ou ônibus para chegar até a cidade. A viagem de trem leva cerca de 3 horas e há diversas opções de horários.
  • Ônibus: também há opções de ônibus que saem de Lisboa e vão diretamente para Silves. A viagem leva cerca de 3 horas e há diversas empresas que oferecem este serviço.

Independentemente da opção que escolher, é sempre importante verificar os horários e preços com antecedência e planejar sua viagem com cuidado.

Veja também: Como conhecer o Algarve gastando pouco

1. Tirolesa Transfronteiriça, Alcoutim

A Tirolesa Transfronteiriça de Alcoutim é uma atração turística emocionante localizada na região do Algarve, em Portugal. É uma tirolesa que atravessa o Rio Guadiana, ligando a cidade portuguesa de Alcoutim à cidade espanhola de Sanlúcar de Guadiana.

A tirolesa tem cerca de 720 metros de comprimento e atinge uma velocidade máxima de cerca de 70 km/h.

Os participantes são presos a um cabo de aço e descem de uma plataforma situada a uma altura de 30 metros em Alcoutim, cruzando o rio e chegando a Sanlúcar de Guadiana. A vista é deslumbrante e oferece uma experiência única de adrenalina.

A Tirolesa Transfronteiriça é um projeto conjunto entre Portugal e Espanha e é gerida por uma empresa portuguesa chamada “MegaAventura”.

A atração está aberta durante todo o ano, sujeita às condições meteorológicas, e os participantes devem ter pelo menos 16 anos de idade e pesar entre 30 e 120 kg.

Além da Tirolesa Transfronteiriça, Alcoutim é uma cidade encantadora, com um castelo medieval, igrejas antigas e uma série de trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta.

Sanlúcar de Guadiana também é uma cidade pitoresca, com ruas de paralelepípedos, casas brancas e um centro histórico encantador.

Como chegar a Alcoutin

Para chegar a Alcoutim a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte disponíveis. Aqui estão algumas sugestões:

  • Carro alugado: é possível alugar um carro em Lisboa e dirigir até Alcoutim. A viagem leva cerca de 3 horas e meia, dependendo do tráfego. O caminho mais rápido é seguir pela autoestrada A2 em direção ao sul, depois pegar a saída para a autoestrada A22 em direção a Albufeira/Portimão. Em seguida, pegue a saída para a N122 em direção a Alcoutim.
  • Ônibus: a empresa de ônibus Rede Expressos oferece serviço diário entre Lisboa e Alcoutim, com uma viagem de cerca de 5 horas. Os ônibus partem da estação rodoviária de Lisboa (Sete Rios) e chegam à estação rodoviária de Alcoutim.
  • Trem: infelizmente, não há uma linha de trem direta entre Lisboa e Alcoutim. No entanto, é possível pegar um trem de Lisboa para a cidade de Faro, no Algarve, e depois pegar um ônibus para Alcoutim. A viagem de trem de Lisboa a Faro leva cerca de 3 horas, e depois há ônibus que fazem a conexão de Faro a Alcoutim.
  • Transfer privado: se preferir uma opção mais personalizada, você pode contratar um transfer privado de Lisboa para Alcoutim. Existem várias empresas de transporte que oferecem esse serviço, mas o preço é mais alto do que outras opções.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importante verificar os horários e as tarifas com antecedência para evitar imprevistos durante a viagem.

Veja também: 11 coisas pela qual Portugal é famoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *