10 obras-primas que só Lisboa tem

Lisboa é uma cidade que possui um vasto patrimônio cultural e histórico, sendo repleta de tesouros feitos pelo homem. Desde os tempos antigos, a cidade foi um importante centro cultural e comercial, atraindo pessoas de todo o mundo para explorar suas riquezas e belezas.

Ao passear pelas ruas de Lisboa, é possível admirar a arquitetura única dos edifícios históricos, muitos dos quais adornados com belos azulejos coloridos que contam histórias da cultura e da história de Portugal. Estes azulejos são uma marca registrada da arquitetura portuguesa, que remonta aos séculos 15 e 16.

Entre os muitos tesouros de Lisboa estão também os seus mosteiros e conventos, que levaram séculos para serem construídos e são verdadeiras obras-primas da arquitetura.

Além disso, Lisboa é conhecida por seus muitos museus e galerias de arte, que oferecem uma ampla variedade de exposições que vão desde a arte contemporânea até as obras de grandes mestres portugueses do passado.

Com tantos tesouros feitos pelo homem para explorar, Lisboa é um playground visual de arte, paisagens, ideias e arquitetura, onde a história se mistura com o presente para criar uma experiência única e memorável.

Seja caminhando pelas ruas de paralelepípedos do centro histórico, visitando museus ou desfrutando de um café em um terraço com vista para o rio Tejo, Lisboa oferece algo especial para todos os gostos e interesses.

Ponte Vasco da Gama

A Ponte Vasco da Gama é uma das obras de engenharia mais impressionantes de Portugal, sendo a ponte mais longa da Europa, com um comprimento total de 17,2 km.

Ela foi construída para aliviar o tráfego na Ponte 25 de Abril, que conecta as duas margens do Rio Tejo em Lisboa, e foi inaugurada em 1998 para a Expo 98, uma exposição mundial realizada em Lisboa naquele ano.

A construção da Ponte Vasco da Gama foi um empreendimento ambicioso que envolveu a colaboração de engenheiros e arquitetos de todo o mundo.

A ponte é uma estrutura de ponte estaiada (um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros da ponte), com duas torres principais de 148 metros de altura, que suportam os cabos que mantêm a ponte suspensa sobre o rio. A estrutura foi projetada para resistir a ventos fortes e terremotos, bem como a um grande fluxo de tráfego rodoviário.

A Ponte Vasco da Gama é uma importante rota de transporte, ligando a cidade de Lisboa à região do Alentejo e ao sul de Portugal, além de ser uma atração turística popular. Ela oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade de Lisboa, do rio Tejo e das planícies do Alentejo.

Além disso, a ponte é um exemplo da engenhosidade e capacidade de inovação dos engenheiros e arquitetos portugueses. Ela se tornou um símbolo da modernidade e da capacidade de Portugal de enfrentar desafios de infraestrutura, além de ser um importante marco na história da engenharia civil.

Convento e Igreja Madre de Deus – Museu do Azulejo

O Convento e Igreja Madre de Deus é um conjunto arquitetônico localizado em Lisboa, Portugal, que inclui uma igreja, um convento e um museu. A igreja e o convento foram fundados em 1509 pela Rainha Dona Leonor, viúva do Rei João II de Portugal.

A igreja foi construída em estilo manuelino, com uma fachada rica em ornamentação, em particular, o portal da igreja é uma das suas características mais notáveis, com detalhes intrincados esculpidos em pedra. Já o convento sofreu várias mudanças ao longo dos séculos e foi reconstruído em estilo barroco no século 18.

Hoje, o convento abriga o Museu Nacional do Azulejo, que possui uma coleção de mais de seis mil peças de azulejos portugueses, desde o século 15 até os dias atuais.

O museu é considerado um dos mais importantes do mundo em sua área e é um importante centro de pesquisa e estudo sobre a história e a técnica do azulejo.

O acervo do Museu Nacional do Azulejo inclui painéis de azulejos que retratam cenas históricas, religiosas e mitológicas, além de peças únicas e raridades. O museu também possui uma grande biblioteca especializada em azulejos e cerâmica.

A Igreja Madre de Deus é um local de culto ainda utilizado hoje pela comunidade local. A igreja tem um interior ricamente decorado, com talhas douradas, painéis de azulejos e pinturas.

O Convento e Igreja Madre de Deus (Museu Nacional do Azulejo) é um importante patrimônio cultural e artístico de Portugal, e uma visita imperdível para aqueles que desejam conhecer a história e a beleza dos azulejos portugueses, além de apreciar a arquitetura e a arte sacra.

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerónimos é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa e um dos principais exemplos da arquitetura manuelina em Portugal.

Ele foi construído no final do século 15 e início do século 16, durante a Era dos Descobrimentos, para homenagear o papel de Portugal na exploração marítima e na expansão do império.

O mosteiro foi encomendado pelo rei D. Manuel I, como forma de agradecimento a Deus pelas conquistas marítimas portuguesas e para abrigar a Ordem dos Jerónimos, uma ordem religiosa que desempenhou um papel importante na história de Portugal.

O projeto foi confiado ao arquiteto Diogo de Boitaca, que iniciou a construção em 1502.

O Mosteiro dos Jerónimos é conhecido por sua arquitetura impressionante, com detalhes elaborados e intrincados que refletem a influência das viagens marítimas e dos estilos arquitetônicos de outras partes do mundo.

As esculturas e os relevos em pedra que adornam o mosteiro representam cenas bíblicas, figuras históricas e motivos náuticos, como cordas, conchas e caravelas.

Entre as principais atrações do mosteiro estão a igreja, com suas colunas adornadas de folhas de acanto e o túmulo de Vasco da Gama, o explorador que liderou a primeira expedição marítima de Portugal à Índia; o claustro, com seus arcos elaborados e um jardim central; e o Museu Nacional de Arqueologia, que abriga uma coleção de artefactos arqueológicos relacionados à história de Portugal.

O Mosteiro dos Jerónimos é um monumento icônico da história de Portugal e um testemunho da riqueza cultural e artística que o país desenvolveu durante a Era dos Descobrimentos. Ele continua a ser um destino turístico popular e um exemplo de excelência arquitetônica e artística de Portugal.

Torre de Belém

A Torre de Belém é um dos ícones mais importantes da cidade de Lisboa e também um dos exemplos mais notáveis da arquitetura manuelina.

Ela foi construída na mesma época do Mosteiro dos Jerónimos, entre 1514 e 1520, durante o reinado do rei D. Manuel I, como um dos símbolos mais importantes da cidade e para defender a entrada do porto.

A torre foi projetada pelo arquiteto Francisco de Arruda, um dos mais importantes arquitetos do período manuelino em Portugal.

Ela é composta por uma estrutura de pedra calcária, com elementos decorativos em estilo manuelino, como cordas, conchas, escudos e elementos náuticos, incluindo a figura de um rinoceronte que foi esculpida em sua fachada.

A Torre de Belém foi projetada para servir de baluarte de defesa de Lisboa

A Torre de Belém foi construída para proteger a entrada do porto de Lisboa e serviu como uma fortaleza e ponto de partida para as expedições marítimas portuguesas. Ao longo dos anos, ela desempenhou várias funções, incluindo a de farol e prisão.

Hoje, a Torre de Belém é uma das principais atrações turísticas de Lisboa e uma parte importante do patrimônio histórico de Portugal. Ela é um exemplo magnífico da arquitetura militar do século 16 e um testemunho da riqueza cultural e artística que Portugal desenvolveu durante a Era dos Descobrimentos.

Além disso, a Torre de Belém oferece vistas deslumbrantes do Rio Tejo e da cidade de Lisboa, tornando-se um destino turístico popular para visitantes de todo o mundo.

Sua arquitetura impressionante e sua história fascinante fazem dela um dos tesouros mais valiosos da cidade e um marco simbólico da história de Portugal.

Panteão dos Braganças

O Panteão da Dinastia de Bragança, também conhecido como Panteão dos Braganças, é um espaço funerário localizado no interior do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. O Panteão foi criado para homenagear os membros da Dinastia de Bragança, que governou Portugal de 1640 a 1910.

O Panteão dos Braganças contém os restos mortais de muitos reis, príncipes e infantes da Dinastia de Bragança. Alguns dos membros notáveis da dinastia que estão enterrados no Panteão incluem Dom João IV, Dom Pedro II, Dom João V e Dom José I, entre outros.

O Panteão é um exemplo notável da arquitetura barroca em Portugal. Seu interior é impressionante, com colunas de mármore, altares ornamentados e uma cúpula espetacular. A cúpula é particularmente notável, com seus afrescos coloridos e uma vista panorâmica da cidade de Lisboa.

Além de ser um espaço funerário, o Panteão dos Braganças também é um testemunho da rica história e cultura de Portugal. Os túmulos contêm histórias fascinantes sobre os membros da dinastia que governaram Portugal durante séculos, moldando a história do país.

O Panteão dos Braganças é um destino turístico popular em Lisboa e um monumento simbólico da importância da história portuguesa.

A visita ao Panteão oferece uma oportunidade única para os visitantes aprenderem mais sobre a rica história e cultura de Portugal, bem como para prestar homenagem aos membros notáveis da Dinastia de Bragança que estão enterrados lá.

Baixa Pombalina

A Baixa Pombalina, também conhecida como Baixa de Lisboa, é uma das áreas mais emblemáticas e turísticas de Lisboa, situada no coração da cidade. Ela foi construída após o grande terremoto de 1755, que devastou grande parte da cidade.

O Marquês de Pombal, um estadista e administrador português, liderou a reconstrução da cidade e concebeu a Baixa Pombalina com um design urbano moderno e inovador para a época.

A Baixa Pombalina é caracterizada por ruas largas e retas, praças espaçosas e edifícios simétricos e ordenados. As fachadas dos edifícios são uniformes, com telhados de cerâmica vermelha e janelas emolduradas em pedra. Muitos dos edifícios têm lojas no piso térreo, enquanto os andares superiores são usados para habitação.

A Rua Augusta é a rua principal da Baixa Pombalina e é conhecida por sua famosa arco do triunfo, que leva à Praça do Comércio. A praça é uma das maiores e mais impressionantes da cidade, com vista para o Rio Tejo. Ela também abriga o belo monumento equestre de D. José I, o rei que governava Portugal durante a reconstrução da cidade.

A Baixa Pombalina também é famosa por suas lojas de antiguidades, restaurantes tradicionais, cafés históricos e hotéis luxuosos. É uma área muito animada durante o dia, mas também oferece uma vida noturna vibrante.

Resumindo, a Baixa Pombalina é um testemunho da arquitetura e urbanismo inovador da época do Marquês de Pombal, e é um destino popular para visitantes de Lisboa em busca de história, cultura e entretenimento.

Capela de São João Baptista

A Capela de São João Baptista é uma das capelas laterais da Igreja de São Roque, localizada no bairro do Chiado em Lisboa. A capela é considerada uma das mais belas e importantes obras do barroco português.

Construída no início do século 17, a capela foi encomendada pela Companhia de Jesus para ser a capela funerária da Ordem. Possui uma decoração rica e elaborada, com afrescos e esculturas em madeira dourada.

O teto da capela é um dos seus destaques mais notáveis, com uma pintura que retrata cenas da vida de São João Baptista, como o seu batismo e decapitação. As paredes laterais também são decoradas com pinturas a óleo, mostrando cenas da vida de São João Baptista e outros santos.

A capela também possui um altar em estilo barroco, com uma imagem de São João Baptista em tamanho natural, esculpida em madeira dourada. A imagem é considerada uma das melhores obras de arte sacra do Barroco Português.

Além da Capela de São João Baptista, a Igreja de São Roque também possui outras capelas laterais com decorações igualmente ricas e elaboradas, tornando-a um importante monumento histórico e artístico em Lisboa. A igreja é um destino turístico popular e é

Aqueduto das Águas Livres

O Aqueduto das Águas Livres é um importante marco histórico e arquitetônico de Lisboa, construído no século 18 para fornecer água potável para a cidade.

A construção do aqueduto começou em 1731, sob a direção do engenheiro militar português Manuel da Maia. A obra levou cerca de 13 anos para ser concluída e envolveu a construção de 35 km de canais e aquedutos, incluindo um impressionante trecho em arco de 65 metros de altura sobre o vale de Alcântara.

O aqueduto foi projetado para fornecer água a partir de nascentes na Serra da Estrela, a cerca de 200 km de Lisboa, e levá-la até os chafarizes da cidade. A água era transportada em canais de pedra e tubos de barro, e o aqueduto também incluía reservatórios e estações de bombeamento para manter a pressão da água.

O Aqueduto das Águas Livres é considerado uma das maiores obras de engenharia civil do século 18, e um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Além de sua importância histórica e arquitetônica, o aqueduto foi fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da cidade, fornecendo água potável para uso doméstico e para os chafarizes públicos.

Hoje em dia, a maior parte do Aqueduto das Águas Livres encontra-se em desuso, mas ainda é possível visitar algumas de suas partes, incluindo o Aqueduto das Águas Livres Museu, que apresenta exposições interativas sobre a história do aqueduto e da distribuição de água em Lisboa.

Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches é um dos museus mais importantes e visitados de Lisboa, e abriga uma das coleções mais significativas de coches e carruagens do mundo.

O museu está localizado no bairro de Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerônimos, e ocupa o espaço do antigo Picadeiro Real, onde os coches eram mantidos e reparados.

O acervo do museu é composto por mais de 70 veículos, incluindo coches reais, carruagens de gala, berlindas, liteiras, trenós e até mesmo uma bicicleta de 1880.

Muitos dos veículos são ornamentados com esculturas, entalhes em madeira, pinturas e detalhes em ouro, prata e outros metais preciosos, o que reflete a opulência e o refinamento das cortes europeias do século 18 e 19.

O museu foi inaugurado em 1905, e desde então tem sido um ponto turístico popular em Lisboa. Em 2015, o museu passou por uma grande reforma, que renovou a sua exposição permanente e modernizou as suas instalações, tornando-o ainda mais atraente para os visitantes.

Além dos coches e carruagens, o Museu Nacional dos Coches também apresenta exposições sobre a história do transporte público em Lisboa e sobre a evolução dos meios de transporte no mundo.

É um lugar ideal para quem se interessa por história, arte e cultura, e uma oportunidade única para conhecer de perto a elegância e o luxo das cortes europeias dos séculos 18 e 19.

Museu e Fundação Calouste Gulbenkian

O Museu e Fundação Calouste Gulbenkian é um dos mais importantes museus de arte de Lisboa, e um dos principais centros culturais de Portugal.

O museu está localizado em um belo edifício na Avenida de Berna, próximo ao Parque Eduardo VII, e abriga uma das mais importantes coleções de arte de Portugal.

A coleção de arte do museu é composta por mais de 6.000 obras, que abrangem desde a Antiguidade até os dias atuais, incluindo esculturas, pinturas, objetos de arte oriental, arte islâmica, joias e arte decorativa.

Destacam-se as obras de arte egípcias, gregas, romanas, medievais, renascentistas, barrocas, rococós e modernas.

O museu também abriga exposições temporárias de artistas contemporâneos e organiza eventos culturais, como concertos, conferências e workshops.

Além disso, a Fundação Calouste Gulbenkian também tem um Centro de Arte Moderna e uma Biblioteca de Arte, que complementam a experiência do visitante.

A fundação foi criada em 1956 pelo magnata do petróleo Calouste Gulbenkian, que era um colecionador de arte apaixonado e queria deixar um legado duradouro para a cultura portuguesa.

Desde então, a fundação tem promovido a arte e a cultura em Portugal, apoiando a educação, a ciência e as artes em todo o país.

O Museu e Fundação Calouste Gulbenkian é um lugar obrigatório para os amantes da arte e da cultura, e uma oportunidade única para conhecer uma das mais importantes coleções de arte de Portugal e do mundo.

Veja também: Por que você deve visitar Lisboa

Veja também: Bairro Alto, em Lisboa: 11 atrações imperdíveis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *