Como trabalhar em Portugal em 2023: salários e oportunidades

Portugal tem sido um destino popular para brasileiros que buscam emigrar. Se você também está pensando em trabalhar em Portugal, este artigo traz tudo o que você precisa saber para estabelecer uma carreira do outro lado do oceano.

Antes de abordar as informações sobre trabalhar em Portugal, vamos responder a três perguntas de forma clara e objetiva.

Pergunta Resposta
O que precisa para trabalhar em Portugal? É necessário ter um visto ou autorização de residência que permita exercer uma atividade profissional, ou cidadania europeia.
Quem pode trabalhar em Portugal? Qualquer imigrante ou pessoa com dupla nacionalidade pode trabalhar, desde que não esteja no país como turista e tenha a documentação necessária.
Tem emprego sobrando em Portugal? Existem algumas áreas profissionais onde tem emprego sobrando, mas existe desemprego no país e a conquista de uma vaga não é uma tarefa simples.

Como é trabalhar em Portugal

O ambiente de trabalho em Portugal é bastante similar ao do Brasil, com uma jornada semanal de 40 horas divididas em 5 dias de 8 horas cada, com algumas exceções estabelecidas no Código de Trabalho português.

Como em outros países, há um salário mínimo garantido para os trabalhadores, que proporciona um padrão de vida mínimo. É importante compreender as nuances do salário mínimo, médio e poder de compra em Portugal.

Salário Mínimo em Portugal

O salário mínimo em Portugal para 2023 foi reajustado para 760 euros a partir de 1 de janeiro.

Esse valor é considerado intermediário em comparação com outros países da União Europeia, ficando bem abaixo dos países que ocupam o topo da lista, como Luxemburgo (2.387,40 euros/mês) e Irlanda (11,30 euros por hora).

No entanto, apesar do recente aumento nominal de 55 euros com relação a 2022, o poder de compra em Portugal diminuiu devido à inflação, a maior registrada nos últimos 30 anos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em dezembro de 2022, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 9,6%, enquanto a variação média do IPC nos últimos 12 meses foi de 7,8%.

Salário Médio em Portugal

Durante o ano de 2022, o salário médio em Portugal apresentou um aumento de 4%, chegando a 1.334 euros mensais por trabalhador.

No entanto, devido ao aumento da inflação e consequentemente dos preços dos bens de consumo, houve uma queda real de 4,7% no salário médio, de acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística).

Essa queda no poder de compra dos trabalhadores é ainda mais perceptível quando comparada com o salário mínimo do país, que em 2022 era de 705 euros.

O salário médio está abaixo de dois salários mínimos brutos, o que significa que muitas pessoas no país recebem o mínimo. Salários superiores a três salários mínimos são mais raros, sendo mais comuns em setores específicos, como a área de tecnologia.

Com a inflação em alta e a queda na remuneração bruta média, o poder de compra dos trabalhadores portugueses está diminuindo.

Essa realidade pode dificultar a vida dos trabalhadores que precisam lidar com preços cada vez mais altos, tornando necessário buscar formas de adaptação e estratégias para lidar com os desafios financeiros.

Salário em Portugal por profissão

Os salários em Portugal são influenciados pela posição ocupada, a experiência do trabalhador e o local de trabalho. Em geral, é comum que os salários em Lisboa sejam mais altos do que os salários em áreas rurais do país.

A título de ilustração, abaixo estão listados os salários anuais médios de algumas profissões em Portugal, de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2023:

Profissão Salário Anual em Lisboa Salário Anual no Porto
Contabilista (contador) Entre 37.500 e 49.000 euros Entre 29.500 e 40.000 euros
Responsável de Recursos Humanos Entre 35.000 e 45.000 euros Entre 34.000 e 44.000 euros
Advogado Entre 30.000 e 42.000 euros Entre 25.000 e 37.000 euros
Diretor de Logística Entre 49.000 e 62.000 euros Entre 44.800 euros e 56.000 euros
Front-End Developer/ Back-End Developer Entre 30.000 e 50.000 euros Entre 26.000  e 46.000 euros
Copywriter 18.200 euros 18.200 euros
Supervisor de Lojas 28.000 euros 28.000 euros
Chefe de Cozinha 59.500 euros 50,00 euros

Poder de compra em Portugal

Para compreender melhor como é viver em Portugal com os salários oferecidos, é necessário levar em conta o poder de compra no país, apesar de eles parecerem baixos à primeira vista.

O poder de compra, se comparado ao Brasil, é mais elevado.

Devido à inflação crescente em Portugal, que atingiu seu pico em 2022 com a maior taxa dos últimos 30 anos, o poder de compra do país vem sofrendo uma forte queda, o que não está sendo acompanhado pelos salários mínimos e médios.

Embora, ao compararmos as duas principais cidades de cada país, Lisboa e São Paulo, o poder de compra na capital portuguesa ainda é 72% maior que na capital paulista, mas os custos ao consumidor, como aluguel, por exemplo, são mais elevados em Lisboa.

Na verdade, a cidade de Lisboa viu um aumento de 48,7% na renda média de aluguel, ultrapassando os 2 mil euros para alugar um apartamento na cidade, de acordo com uma reportagem do Dinheiro Vivo.

De acordo com os dados do Numbeo referentes a 16 de janeiro de 2023, o custo de vida em Lisboa é de cerca de 3.680,10 euros (equivalente a aproximadamente 20.395,11 reais, considerando o câmbio de 5,54 reais do dia), enquanto em São Paulo é de cerca de 14 mil reais para manter o mesmo padrão de vida.

Já em relação ao Porto e ao Rio de Janeiro, o poder de compra na cidade portuguesa é 128,3% maior, mas os preços ao consumidor são mais elevados. Por exemplo, em termos de aluguel, o Porto é 97,6% mais caro que o Rio de Janeiro. Para manter o mesmo padrão de vida, seria necessário cerca de 3.158,4 euros no Porto (aproximadamente  17.503,85 reais) e 13 mil reais no Rio de Janeiro.

Profissões mais bem pagas em Portugal

As áreas mais bem remuneradas em Portugal estão nas gerências das áreas financeiras, tributárias e jurídicas, recursos humanos, varejo, engenharia, tecnologia, logística e saúde.

Em relação aos perfis mais procurados pelos empregadores em 2023, a Hays destaca as tecnologias da informação, engenharia, vendas, administração e suporte, marketing e comunicação.

No ranking de 2023 da Hays, os salários mais altos estão reservados, em sua maioria, para os cargos mais elevados em cada setor, não sendo comum para profissionais operacionais e analistas.

Já em carreiras intermediárias, as áreas que oferecem os melhores salários incluem tecnologia, especialmente profissionais de TI (de programadores a cientistas de dados), bem como alguns setores de marketing e engenharia, que carecem de profissionais qualificados no país.

Calculadora de salário em Portugal

Há várias ferramentas disponíveis online que permitem calcular o salário em Portugal com base em diferentes fatores, como área de atuação, tempo de experiência e região do país.

O Meu Salário é um exemplo de site que oferece esse serviço, permitindo aos usuários inserir informações relevantes para encontrar o salário médio, exemplos de remuneração em diferentes empresas e outras informações úteis.

É fácil de arrumar emprego em Portugal?

Conseguir emprego em Portugal pode ser um desafio em tempos de incertezas econômicas. De acordo com o INE, a taxa de desemprego do país em 2022 foi de 5,8%.

Além disso, a previsão é que o mercado de trabalho seja afetado pela retração da economia e pela inflação em 2023. Por isso, a facilidade ou dificuldade em encontrar emprego depende de diversos fatores, como a área de atuação, a validação do diploma, a situação do imigrante no país e a qualidade do currículo.

Enquanto algumas áreas apresentam escassez de profissionais, como é o caso da TI, outras podem ter mais dificuldade para contratar.

É importante ter em mente que, em tempos de crise econômica mundial, conseguir um emprego pode não ser fácil, mas também não é impossível. Um bom começo é pesquisar vagas disponíveis em sites especializados e redes sociais profissionais, como o LinkedIn.

Áreas com maior demanda de trabalho em Portugal

Algumas áreas em Portugal apresentam maior demanda de trabalho, seja por falta de profissionais qualificados para atender à demanda, como é o caso da área de tecnologia e saúde, ou por ser um setor em constante crescimento, como o turismo.

Qual é o setor que mais emprega em Portugal?

O setor que atualmente oferece mais oportunidades de emprego em Portugal é o de turismo, com vagas em restaurantes, hotéis e alojamentos locais.

No entanto, é importante ressaltar que a maioria dos cargos nesse setor não exige alta qualificação profissional e, consequentemente, não oferecem salários elevados.

Por outro lado, o setor que mais emprega profissionais qualificados em Portugal é o de Tecnologia da Informação.

Como mencionado anteriormente, nesse setor, há uma grande quantidade de vagas disponíveis em todo o país, principalmente em Lisboa e Porto, onde há maior demanda devido à presença de grandes empresas nacionais e multinacionais.

De acordo com o Guia da Hays, em 2023, os profissionais em alta com maior probabilidade de emprego são os de Tecnologia da Informação, Engenharia, Comércio, Suporte Administrativo, Marketing e Comunicação.

Onde tem mais emprego em Portugal

As zonas metropolitanas de Lisboa e Porto são as regiões de Portugal com mais oportunidades de emprego de forma geral. No entanto, se você trabalha na área do turismo, o Algarve é uma região onde há uma maior concentração de vagas.

O que é preciso para trabalhar em Portugal?

Para trabalhar em Portugal, é necessário estar legalizado no país, portanto, se recomenda fazer o processo de forma regularizada e evitar situações de clandestinidade. Caso não tenha cidadania portuguesa ou europeia, é necessário seguir uma lista de requisitos.

1. Passaporte

O passaporte é o documento de viagem dos brasileiros aceito em Portugal e na Europa, sendo necessário para quem deseja trabalhar no país. É recomendável ter pelo menos dois anos de validade no documento para quem está de mudança. A validade mínima exigida é de três meses após a data prevista de retorno.

2. Visto de Trabalho ou Visto para Procurar Emprego

Se você não tiver cidadania portuguesa ou europeia, é necessário ter um visto para Portugal.

Qual o tipo de visto necessário

Existem diferentes tipos de visto que permitem trabalhar em Portugal, como o visto de trabalho, o Startup Visa, o Golden Visa e o visto para procurar emprego no país.

Cada um desses vistos tem seus próprios pré-requisitos. Além disso, é possível trabalhar com o visto de estudante, mediante a comunicação ao SEF, e com o Visto D7, para aposentados e detentores de renda. Os familiares reagrupados também possuem autorização para trabalhar.

Como pedir um visto para trabalhar em Portugal?

Para solicitar um visto para trabalhar em Portugal, o primeiro passo é procurar o Centro de Solicitação de Visto (VSF Global) mais próximo da sua residência, caso esteja ainda no Brasil.

Se você já está em Portugal, é necessário procurar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e solicitar a autorização de residência em Portugal para trabalho com dispensa de visto.

Para solicitar essa autorização, você precisará ter um contrato de trabalho ou uma carta de promessa de trabalho, não ter estado ilegal na Europa e não possuir antecedentes criminais.

No entanto, se você tiver cidadania europeia, basta comunicar formalmente a Câmara (prefeitura) da cidade onde irá morar e solicitar o “Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia”.

Não é necessário fazer um pedido de autorização, mas sim apenas informar oficialmente sobre a sua residência.

Pode trabalhar em Portugal com visto de turista?

De maneira geral, não é possível trabalhar com visto de turista em Portugal, já que as empresas geralmente exigem um visto que autorize a atividade profissional.

Entretanto, há casos em que algumas empresas acabam contratando pessoas sem visto, mas isso significa trabalhar ilegalmente e sem contrato de trabalho ou garantias futuras. Além disso, a pessoa estará sujeita a ser pega pelas autoridades e sofrer consequências legais.

Além disso, as empresas que contratam pessoas sem visto costumam sobrecarregar os trabalhadores com uma carga horária maior, já que eles não podem recorrer às autoridades trabalhistas, pois estão atuando ilegalmente.

Há também relatos de pessoas que foram enganadas e não receberam pelo trabalho prestado, pois estavam trabalhando de forma irregular. Por isso, é importante destacar que não é recomendado tentar trabalhar em Portugal sem o visto adequado, pois as consequências podem ser graves.

PB4 ou serviço de saúde privado

Durante o processo de solicitação do visto, é necessário providenciar o PB4 ou um seguro saúde privado, que cubra as despesas médicas e de viagem em Portugal. Para quem pretende se mudar para o país, recomenda-se a aquisição de ambos os documentos.

O PB4 é importante para ter acesso ao sistema público de saúde e permitir a inscrição no centro de saúde antes da obtenção da Autorização de Residência.

Já o seguro viagem cobre eventuais problemas com a viagem e bagagem, além de garantir atendimento médico de emergência, pelo menos enquanto o indivíduo não se inscreve no centro de saúde.

É aconselhável contratar um plano de seguro por pelo menos um mês, a fim de garantir cobertura em caso de emergência logo na chegada ao país. Uma opção é cotar o seguro viagem pelo site Seguros Promo.

O que é PB4

O PB4, também conhecido como PT-BR/13 ou Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), é um acordo firmado entre Brasil, Portugal, Cabo Verde e Itália que garante aos cidadãos desses países o acesso ao sistema público de saúde dos respectivos países.

Na Itália, o certificado recebe a sigla IB2. Em Portugal, o PB4 serve como um seguro saúde gratuito, garantindo atendimento médico aos brasileiros que vão fixar residência no país e vice-versa, além de poder ser utilizado por viajantes a turismo.

No entanto, é importante ressaltar que o PB4 não substitui o seguro viagem.

Veja também: PB4: Como funciona e como solicitar gratuitamente

Existe trabalho em Portugal para brasileiros? Em quais áreas?

Sim, há oportunidades de emprego para brasileiros em Portugal, mas é um mercado competitivo e exigente. É importante ter competências e experiência para competir com outros candidatos, independentemente da sua nacionalidade.

As oportunidades estão disponíveis em todas as áreas, mas algumas exigem a validação do diploma para exercer a profissão, como na área da saúde. Além disso, é necessário ter conhecimentos mínimos de inglês para trabalhar em bares e restaurantes.

Por isso, é fundamental estar preparado antes de buscar trabalho em Portugal, procurando por vagas e participando de várias entrevistas até conseguir uma oportunidade.

Preferências pelos nacionais

Embora algumas empresas deem preferência a cidadãos portugueses por questões burocráticas e simplificação de processos, a maioria das empresas valoriza mais a experiência e habilidades do candidato do que a nacionalidade.

Portanto, ter um currículo bem elaborado e destacar suas competências pode fazer a diferença na disputa por uma vaga de emprego em Portugal.

Em Portugal, existem duas modalidades de contratação: a primeira é o emprego com contrato de trabalho, que é similar à carteira assinada no Brasil.

Nessa opção, a empresa é responsável pela maioria dos encargos trabalhistas e pelo pagamento dos benefícios ao empregado. Em troca, o funcionário deve cumprir horários e seguir uma rotina estabelecida pela empresa.

Existem diferentes tipos de contratos de trabalho em Portugal, como o contrato a termo certo (que tem um prazo determinado), o contrato sem termo (que não tem prazo para terminar), e outros.

A segunda opção é trabalhar como autônomo ou trabalhador independente, conhecido em Portugal como “recibos verdes”. Essa modalidade equivale a ser um prestador de serviços autônomo no Brasil.

Nesse modelo, é responsabilidade do indivíduo arcar com os custos previdenciários e quaisquer impostos que incidam sobre a atividade profissional. Não há direito a férias remuneradas ou subsídio de Natal, por exemplo.

Quais as principais diferenças entre contrato e recibos verdes?

As principais diferenças entre o contrato de trabalho e os recibos verdes são que, no primeiro caso, o trabalhador é empregado por uma empresa, enquanto no segundo caso, ele é considerado trabalhador independente.

Contrato Recibos verdes
Direito a subsídio de férias Paga a contribuição para a segurança social do próprio bolso
Direito a subsídio de Natal Pode trabalhar no horário que quiser
Recebe vale-alimentação Pode trabalhar para mais de uma empresa
Tem salário fixo Não tem férias remuneradas nem subsídio de Natal
Tem vínculo empregatício Não tem salário fixo
Tem direito ao subsídio desemprego Só tem direito ao subsídio desemprego após pagar a Segurança Social por 1 ano
Tem horário e local de trabalho Pode se despedir quando quiser, pois não tem vínculos

Contribuição para a Segurança Social

Um aspecto que pode surpreender os brasileiros ao se mudar para Portugal é a contribuição para a Segurança Social. Ao contrário do que ocorre no Brasil com o MEI, em que a contribuição é relativamente baixa e pouco afeta os ganhos mensais, em Portugal a contribuição pode ter um impacto significativo nos rendimentos.

Ao iniciar uma atividade, o trabalhador tem isenção da Segurança Social por 12 meses, o que significa que durante esse período ele não precisa contribuir.

Assim, os ganhos obtidos ficam livres (podendo incidir o IRS). Após esse período, é necessário começar a contribuir e os trabalhadores independentes pagam cerca de 21,40% sobre 70% dos seus rendimentos. Esse valor é calculado com base nos rendimentos obtidos nos três meses anteriores à declaração trimestral.

Por exemplo, se um trabalhador recebeu 2.100€ no período de três meses, a base de incidência da contribuição corresponde a 21,4% da média mensal recebida. Portanto, a contribuição mensal da Segurança Social seria de 104,86 euros.

Considerando um trabalhador que recebe em média 760€ (salário mínimo vigente), após a contribuição para a Segurança Social sobram 532 euros. Para entender melhor como funciona o cálculo dessa contribuição, é possível utilizar a calculadora disponível no site Doutor Finanças.

Atenção aos falsos recibos verdes

Alguns empregadores ignoram as diferenças entre trabalhar em Portugal com contrato ou com recibos verdes, e acabam contratando trabalhadores a recibos verdes, mas exigindo que cumpram as obrigações de trabalhadores a contrato, sem oferecer as regalias que um contrato assegura.

Essa prática é conhecida como “falso recibo verde” e pode ocorrer quando o funcionário trabalha seguindo um ou mais dos regimes citados abaixo:

Segue a lista de características de funcionários que podem estar sob o regime de falso recibo verde:

  • Precisam cumprir horários e dias determinados;
  • Trabalham obrigatoriamente no espaço da empresa;
  • São pagos com um valor exato por mês, independente do volume de trabalho;
  • Utilizam equipamentos e instrumentos de trabalho da empresa;
  • Desempenham cargos de chefia ou gerência.

Como arrumar emprego em Portugal ainda no Brasil

Se o seu objetivo é trabalhar em Portugal, é recomendável que você comece a procurar emprego o quanto antes. Dessa forma, você poderá ter uma ideia das vagas disponíveis, identificar as regiões com mais oportunidades na sua área e se planejar para a mudança.

Melhores sites de emprego em Portugal

Segue uma lista de sites de emprego em Portugal que podem ser úteis para quem está procurando trabalho:

Net-empregos
Sapo empregos
Indeed
CareerJet

Veja também: Os 15 melhores sites de emprego em Portugal

Procure em grupos no Facebook

Buscar oportunidades de emprego em Portugal em grupos no Facebook é uma opção que muitas pessoas consideram. Há grupos específicos com vagas de emprego para algumas cidades, como Porto e Lisboa.

No entanto, é importante ter cuidado com ofertas que parecem ser boas demais para ser verdade, pois pode haver golpes e até exploração de pessoas. É essencial verificar a credibilidade da empresa, solicitar o contrato de trabalho e só se mudar com o visto em mãos.

Atualize o corrículo

Para aumentar as chances de conseguir um emprego em Portugal, é essencial que o currículo esteja atualizado e bem estruturado, com informações claras e sem exageros sobre suas habilidades e experiências profissionais.

Algumas empresas também podem solicitar uma carta de motivação. Para facilitar a busca, é recomendado usar o modelo Europass, que segue uma formatação padronizada para toda a União Europeia.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma recomendada para buscar oportunidades de trabalho em Portugal, já que muitas empresas publicam suas vagas e procuram por colaboradores por meio do site. É importante manter o perfil atualizado e buscar vagas nas áreas de interesse.

Procure em sites especializados

Sites especializados podem oferecer opções mais direcionadas de emprego em áreas específicas. Um exemplo é o Carga de Trabalhos, voltado para a área de comunicação, e o IT Jobs, que oferece vagas na área de TI. Procure sites especializados na sua área e fique atento às oportunidades divulgadas.

Busque ajuda em assessorias de recolocação

Considere procurar ajuda de assessorias especializadas em recolocação profissional para brasileiros em Portugal. Embora esses serviços sejam pagos, podem ser uma boa opção para quem não sabe por onde começar ou para quem ocupa cargos mais elevados. Essas empresas podem ajudar a encontrar vagas de emprego, preparar o currículo, treinar para entrevistas e orientar sobre questões legais e de visto.

Como são as entrevistas de emprego em Portugal

As entrevistas de emprego em Portugal seguem um processo similar ao do Brasil. Normalmente, o candidato é chamado para uma entrevista em que será avaliado por uma equipe de três ou quatro pessoas da empresa, respondendo perguntas sobre si mesmo, suas habilidades e experiências.

Em alguns casos, a entrevista pode ocorrer em grupo, onde os candidatos são avaliados através de atividades. Em uma fase final, pode ocorrer uma nova entrevista individual.

É importante lembrar que algumas empresas podem preferir entrevistas em inglês, portanto, não minta sobre suas habilidades no currículo.

Entrevistas por Skype

As entrevistas por Skype são uma opção caso você não esteja em Portugal ou esteja se candidatando a uma vaga em outra cidade do país. Essa prática se tornou comum em muitas empresas em Portugal durante a pandemia.

Como é o ambiente de trabalho em Portugal em relação ao Brasil

O ambiente de trabalho varia de empresa para empresa em ambos os países, Portugal e Brasil. Há empresas em que os funcionários são tratados como membros da família, onde o ambiente de trabalho é excelente e as pessoas têm prazer em ir trabalhar.

No entanto, há empresas em que ocorre exatamente o oposto, em que os funcionários são maltratados e o ambiente de trabalho é ruim. Por isso, é importante pesquisar sobre a empresa antes de aceitar uma proposta, a fim de entender seu alinhamento e como é a relação com seus funcionários.

A entrevista de emprego deve ser o momento para ambos os lados se conhecerem e avaliarem se vale a pena firmar uma parceria.

Vale a pena trabalhar em Portugal

A resposta para essa pergunta é bastante individual e pode variar de pessoa para pessoa. Se você perguntar a dez brasileiros que vivem em Portugal, é possível que cada um tenha uma resposta diferente. Em minha opinião, trabalhar em Portugal vale a pena.

Porém, é importante ter uma visão macro antes de tomar essa decisão. Trabalhar em Portugal pode proporcionar uma experiência enriquecedora, onde é possível aprender muito, crescer na carreira, conhecer novas culturas e pessoas dentro da mesma empresa, e entender como funciona o mercado de trabalho tanto no país quanto na Europa.

No entanto, em alguns lugares é preciso trabalhar muito, fazer horas extras e tarefas que não fazem parte do seu trabalho. Isso pode ajudar a crescer como pessoa e profissional, mas pode ser cansativo e desafiador.

Além disso, muitas vezes os brasileiros ganham menos que profissionais portugueses na mesma posição, o que pode dificultar o crescimento na carreira.

Para ajudá-lo a refletir se vale a pena trabalhar em Portugal, abaixo listei algumas vantagens e desvantagens.

Listando as vantagens e desvantagens de trabalhar em Portugal

Vantagens

  • Ter uma experiência internacional no currículo;
  • Trabalhar com pessoas do mundo todo;
  • Receber em euros (que atualmente custa mais de 5 vezes o valor do real);
  • Garantir o direito a uma autorização de residência — e com 5 anos de residência legal pode pedir nacionalidade portuguesa;
  • Caso você esteja trabalhando com contrato, receberá 14 salários anuais;
  • Abre portas para trabalhar no mercado europeu: é mais fácil conseguir uma vaga em outros países da Europa após trabalhar em Portugal do que vindo direto do Brasil.

Desvantagens

  • Os salários são mais baixos do que na maior parte dos países europeus (em alguns casos mais baixos até que no Brasil, como é o caso dos médicos);
  • É preciso persistir para conseguir uma vaga na sua área de atuação. Precisará concorrer com os nacionais e ter um currículo mais competitivo que eles para conseguir uma vaga;
  • É preciso entender as leis trabalhistas em Portugal, que são diferentes das brasileiras;
  • Dependendo da área de atuação é preciso validar diploma em Portugal para trabalhar, se escrever em sindicatos ou ordem da sua profissão, um processo longo e dispendioso;
  • Solicitar o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) é um processo lento e muitas vezes o trabalhador fica com o contrato em espera para assinar até que a Segurança Social liberte o número, a burocracia em Portugal é algo que irrita bastante.

Ao final, é importante que cada pessoa faça a sua própria lista de vantagens e desvantagens de trabalhar em Portugal.

No entanto, se o objetivo é morar em um país com qualidade de vida, que oferece serviços públicos de qualidade, como educação e saúde, além de segurança, então a resposta é sim, vale a pena trabalhar em Portugal.

Quais profissões são consideradas de futuro em Portugal?

As profissões consideradas de futuro em Portugal estão na área de Tecnologia, abrangendo desde analistas de Marketing Digital e E-commerce até desenvolvedores, profissionais de dados e cibersegurança.

Além disso, o setor de saúde ainda tem uma grande demanda por profissionais qualificados, desde cuidadores de idosos a médicos especialistas, mas é obrigatório validar o diploma em Portugal para trabalhar nessa área.

É importante ressaltar que, embora a tecnologia seja uma área em ascensão, é importante considerar suas habilidades e interesses pessoais ao escolher uma profissão.

Quais são as profissões de risco em Portugal?

As profissões de risco em Portugal estão associadas a setores que apresentam riscos físicos ou químicos e/ou com grande nível de estresse e contaminação.

No setor agrícola, há riscos de intoxicação por produtos químicos presentes em muitos insumos agrícolas, assim como doenças de pele relacionadas à exposição ao sol.

Na Construção Civil, a profissão de trolha está sujeita a grandes riscos de acidentes e desenvolvimento de doenças musculoesqueléticas.

Os operadores de fábrica, que têm uma forte demanda no país, também estão entre os profissionais que correm riscos devido ao manuseio de máquinas e insumos químicos.

No setor de saúde, médicos e enfermeiros trabalham em um ambiente estressante e altamente contaminado, com destaque para a atuação desses profissionais durante a pandemia.

Como fazer um contrato de trabalho em Portugal?

Para fazer um contrato de trabalho em Portugal, o primeiro passo é conseguir um emprego. Depois de ser selecionado para uma vaga, a empresa que oferece o emprego será responsável por fornecer o contrato de trabalho.

Ao contrário do Brasil, onde um contrato de trabalho já é regido pela CLT, em Portugal existem vários tipos de contrato de trabalho, portanto é fundamental que você esteja ciente das leis trabalhistas para garantir seus direitos.

Como trabalhar com Uber em Portugal?

Trabalhar como motorista da Uber em Portugal não é uma tarefa fácil, pois há uma série de requisitos e documentos necessários para poder operar na plataforma.

Para começar, é essencial ter a documentação legalizada, visto de trabalho, certificação de motorista e licença de operador de TVDE (Transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado). Além disso, é necessário que o veículo atenda a determinados requisitos exigidos pela empresa.

Como trabalhar de enfermeira em Portugal?

Para exercer a profissão de enfermeira em Portugal, é necessário validar o diploma obtido no país de origem, seguindo os procedimentos estabelecidos pelas autoridades portuguesas responsáveis.

Após a validação, é preciso se inscrever na Ordem dos Enfermeiros de Portugal para poder exercer a profissão no país.

Como trabalhar de pedreiro em Portugal

Trabalhar como pedreiro em Portugal, ou trolha como é conhecido no país, não requer necessariamente um curso superior, mas sim experiência e disposição para trabalhar.

É possível encontrar construtoras que contratam pessoas sem experiência e sem a autorização de residência, embora muitos imigrantes procurem trabalhos na construção civil para regularizar sua documentação no país.

O que é trabalhar na restauração

Na área de restauração, que engloba restaurantes e bares, existem várias profissões, como atendente de mesa (garçom), sommelier, chef de cozinha, cozinheiro, assistente de copa, bartender, entre outras.

Como trabalhar com TI em Portugal?

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que mais crescem em Portugal, e existem milhares de vagas espalhadas por todo o país. Embora muitas pessoas entrem no mercado de trabalho de TI apenas com cursos técnicos, ter uma graduação ou especialização na área pode garantir salários mais altos. O domínio do inglês é uma exigência comum na maioria das vagas.

Como dentista brasileiro pode trabalhar em Portugal?

Os dentistas brasileiros são muito procurados para trabalhar em Portugal, mas para exercer a profissão é necessário passar por um processo que pode ser um pouco demorado.

Primeiro, é preciso validar o diploma, o que pode envolver a realização de provas e a apresentação de documentos.

Depois, é necessário se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) para obter a autorização para exercer a profissão no país. Cumprindo esses requisitos, é possível trabalhar como dentista em Portugal.

Ficar rico

Se o objetivo é trabalhar em Portugal apenas para ficar rico e juntar dinheiro para voltar ao Brasil, é importante repensar essa estratégia.

Embora Portugal seja um país com qualidade de vida elevada, os salários não são tão altos em comparação com outros países europeus. Além disso, os custos de vida também são elevados, especialmente nas grandes cidades como Lisboa e Porto.

Por isso, é importante ter em mente que trabalhar em Portugal deve ser encarado como uma oportunidade para construir uma nova vida no país, aproveitando todas as vantagens que ele oferece.

Se o objetivo é apenas juntar dinheiro para retornar ao Brasil, pode ser mais difícil alcançar essa meta.

Vale lembrar que Portugal oferece muitas oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Além disso, a cultura, o clima e a gastronomia do país são ricos e proporcionam uma experiência única.

Portanto, se a ideia é viver uma vida plena em Portugal, é importante estar disposto a investir tempo e energia para se adaptar ao país e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *