As 15 cidades costeiras mais incríveis de Portugal

Portugal é um país privilegiado por ter uma costa extensa, com mais de 1.700 km de praias deslumbrantes que atraem turistas de todo o mundo.

Ao longo da costa portuguesa, existem diversas cidades costeiras que oferecem uma mistura única de beleza natural e patrimônio cultural.

Essas charmosas cidades costeiras têm uma atmosfera relaxante e aconchegante, com uma arquitetura encantadora e muitas delícias culinárias à base de frutos do mar frescos.

Além disso, muitas dessas cidades costeiras estão localizadas em regiões famosas por suas praias de areia fina, enseadas escondidas e falésias cor de ocre

Algumas dessas cidades costeiras têm uma rica história que remonta aos tempos romanos e medievais, com ruas estreitas de paralelepípedos, igrejas antigas e fortalezas imponentes que testemunharam as batalhas navais e as conquistas marítimas de Portugal.

Outras cidades costeiras têm uma atmosfera mais moderna e cosmopolita, com uma vida noturna animada, lojas elegantes e restaurantes sofisticados.

Independentemente do estilo, todas essas charmosas cidades costeiras de Portugal têm algo em comum: oferecem um refúgio tranquilo e relaxante para os visitantes que buscam um escape da agitação da cidade.

Com sua beleza natural incomparável, cultura vibrante e clima ameno durante todo o ano, essas cidades costeiras são um destino imperdível para quem visita Portugal.

As mais lindas cidades costeiras na Madeira e Açores

Câmara de Lobos

A vila de Câmara de Lobos, na ilha da Madeira, é cercada por uma paisagem composta por falésias cor de ocre que mergulham no mar, criando um cenário espetacular.

O nome da vila se deve a uma colônia de focas-monge que costumava viver nessas falésias, conhecidas como “lobos do mar”. Esses animais agora estão extintos, mas a vila manteve seu nome como um tributo a eles.

Além das falésias, Câmara de Lobos é famosa por sua cultura gastronômica. A vila é conhecida por seus vinhos, especialmente o famoso vinho Madeira, e também é um excelente lugar para experimentar frutos do mar frescos.

A vila tem muitos restaurantes com vista para o mar, onde os visitantes podem saborear pratos locais, como peixe-espada com banana, lulas grelhadas e camarões frescos.

Os visitantes também podem visitar a igreja matriz de São Sebastião, que é uma das mais antigas da ilha da Madeira. Construída no século 15, a igreja tem uma arquitetura impressionante e abriga uma coleção de arte sacra.

Igreja Matriz de São Sebastião

A vila também possui um pequeno porto de pesca, onde os visitantes podem ver os pescadores locais em ação e experimentar a pesca tradicional da ilha.

Os amantes das trilhas na natureza podem percorrer a Levada Norte, uma das caminhadas mais populares e deslumbrantes da Madeira.

Ela começa na cidade de Câmara de Lobos e segue por cerca de 15 km, passando por paisagens incríveis, como vales profundos, montanhas, florestas de laurissilva e rios cristalinos.

A trilha também passa por algumas aldeias pitorescas, onde os caminhantes podem ter um vislumbre da vida local e experimentar a culinária madeirense.

A caminhada da Levada Norte é considerada moderada em termos de dificuldade, mas exige que os caminhantes tenham um bom condicionamento físico.

Os canais de irrigação da Madeira são verdadeiros

As Levadas são canais de irrigação construídos pelos colonizadores portugueses na ilha para distribuir água da chuva das montanhas para as áreas agrícolas e residenciais.

Com o tempo, esses canais se tornaram um importante atrativo turístico, e hoje, as Levadas oferecem caminhadas desafiadoras e emocionantes que percorrem a paisagem exótica da ilha.

Durante a década de 1950, Câmara de Lobos se tornou famosa internacionalmente graças ao então Primeiro-Ministro do Reino Unido, Sir Winston Churchill.

A baía de Câmara de Lobos pelas mãos de Winston Churchill

Durante suas visitas frequentes à ilha, Churchill se encantou com a paisagem local e passou muitas horas pintando as cenas que ele via. A vila e suas paisagens se tornaram um dos temas favoritos de Churchill, e muitas de suas obras mostram a beleza natural da região.

A pintura de Churchill tornou-se famosa e, hoje, é conhecida como a Baía de Câmara de Lobos por Winston Churchill. O local onde ele se inspirou ganhou o nome de Miradouro Winston Churchill e é um ponto turístico popular na ilha.

Aeroporto mais próximo de Câmara de Lobos: Aeroporto da Madeira (27 km)

Veja também: Por que a Madeira é o segredo mais bem guardado de Portugal

Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo é uma cidade portuguesa situada na ilha Terceira, nos Açores. Durante a Era dos Descobrimentos, a cidade foi um porto de escala estratégico para as frotas portuguesas de e para as Índias e as colônias na África.

Isso se deve à sua localização no meio do Atlântico, que permitiu que a cidade se tornasse um importante centro de comércio e transporte.

A riqueza que essas frotas trouxeram de volta a Angra do Heroísmo financiou belos solares, conventos, igrejas e fortificações incomuns para uma cidade tão pequena.

A cidade é conhecida por seu centro histórico, que foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.

O centro histórico de Angra do Heroísmo é composto por edifícios históricos, como o Palácio dos Capitães-Generais, o Convento de São Francisco de Angra e a Sé Catedral do Santíssimo Salvador.

Além desses edifícios históricos, Angra do Heroísmo também possui fortificações únicas. A Fortaleza de São João Baptista, por exemplo, é uma fortaleza localizada na Ponta da Mina, na entrada da baía de Angra.

Fortaleza de São João batista

Foi construída no século 16 para proteger a cidade de ataques de piratas e de outras nações europeias que competiam pelo comércio marítimo. Hoje, a fortaleza é um museu e um centro de pesquisa.

Outra atração turística popular em Angra do Heroísmo é a Praça Velha, uma praça rodeada por edifícios históricos, incluindo a Câmara Municipal, a Igreja de São Gonçalo e a Igreja da Misericórdia.

A praça foi o centro da vida pública da cidade durante séculos e ainda é um ponto de encontro popular para os moradores locais e visitantes.

A pequena praia da cidade perto da marina, a Prainha de Angra, tem areia escura e é um dos lugares mais procurados em um dia ensolarado.

Para a melhor vista de Angra do Heroísmo, suba ao Alto da Memória para uma vista panorâmica sobre a cidade e o oceano Atlântico mais além.

Angra do Heroísmo vista do Alto da Memória

Angra do Heroísmo é uma cidade histórica e culturalmente rica, que oferece uma visão única da história e da arquitetura portuguesas.

Suas fortificações, igrejas, conventos e solares são exemplos impressionantes da riqueza que as frotas portuguesas trouxeram de volta à cidade durante a Era dos Descobrimentos.

Visitar Angra do Heroísmo é mergulhar na história e na cultura de Portugal, em uma das cidades mais bonitas e bem preservadas do país.

Aeroporto mais próximo de Angra do Heroísmo: Aeroporto das Lajes (20 km)

Veja também: Conheça as 9 ilhas do arquipélago dos Açores, o pequeno paraíso de Portugal

As mais lindas cidades costeiras de Portugal continental

Ofir

A Praia de Ofir é uma das mais conhecidas e populares praias de Portugal, localizada no norte do país, na freguesia de Fão, concelho de Esposende. Ela está situada na costa atlântica, a cerca de 40 km de distância da cidade de Braga e a 50 km da cidade do Porto.

A praia de Ofir tem uma extensão de cerca de 3 km de areia dourada, sendo cercada por uma paisagem natural exuberante, com dunas, pinheiros e coqueiros. É uma praia bastante frequentada durante o verão, tanto por turistas quanto por moradores locais.

As condições climáticas e as ondas tornam a praia de Ofir um destino popular para surfistas. Além disso, a praia possui uma série de serviços de apoio, como restaurantes, bares, estacionamento, banheiros e chuveiros, bem como uma variedade de atividades aquáticas, como kitesurf, windsurf e stand-up paddle.

A área da praia é bastante animada durante o verão, com muitos eventos culturais e desportivos organizados, incluindo concertos, torneios de futebol e vôlei de praia. A praia de Ofir é um ótimo lugar para se divertir e relaxar em família ou com amigos.

É importante lembrar que a praia pode ser perigosa para banhistas inexperientes, devido às fortes correntes marítimas e às ondas grandes. Por isso, é recomendável sempre prestar atenção às condições do mar e seguir as instruções dos salva-vidas.

Aeroporto mais próximo: Porto (40 km)

Vila do Conde

Praia da Azurara

Vila do Conde é uma cidade costeira situada na região norte de Portugal, próxima ao Porto, a apenas 20 km de distância. A cidade é conhecida por suas belas praias, que estão entre as melhores do norte de Portugal, atraindo visitantes de todo o país e do mundo.

Uma das praias mais populares de Vila do Conde é a Praia de Azurara, uma praia extensa e bem conservada, que oferece uma ampla gama de atividades para os visitantes, incluindo esportes aquáticos, caminhadas e passeios de bicicleta.

A praia tem uma faixa de areia dourada que se estende por quilômetros e é banhada pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico.

Outra praia popular é a Praia de Vila do Conde, localizada no centro da cidade, que é ideal para aqueles que querem desfrutar da praia sem se afastar muito da cidade. Esta praia é cercada por uma bela paisagem natural e é muito popular entre os moradores locais e turistas.

Além das praias, Vila do Conde tem muitos outros atrativos para os visitantes. A cidade é rica em história e cultura, com muitos edifícios históricos, como a Igreja Matriz de Vila do Conde, o Convento de Santa Clara e o Forte de São João Baptista, também chamado de Castelo de Vila do Conde.

Convento de Santa Clara

Vila do Conde é uma cidade costeira encantadora e vibrante, com algumas das melhores praias do norte de Portugal. Com sua rica história e cultura, artesanato local, restaurantes deliciosos e proximidade com o Porto, Vila do Conde é um destino imperdível para quem visita o norte de Portugal.

Aeroporto mais próximo de Vila do Conde: Porto (10 km)

As mais lindas cidades entre Porto e Lisboa

Costa Nova

A Costa Nova é uma pequena cidade litorânea situada na região central de Portugal, a poucos quilômetros ao sul de Aveiro. Esta charmosa cidade é conhecida por suas casas de madeira listradas em tons vibrantes de vermelho, azul e amarelo, que se estendem ao longo da costa, criando um cenário único e encantador.

As casas listradas da Costa Nova são uma atração turística popular em Portugal e são consideradas uma das imagens mais icônicas do país. Elas foram construídas pelos pescadores locais no início do século 19, como uma forma de identificar suas casas e diferenciá-las das dos seus vizinhos.

Hoje em dia, muitas dessas casas foram transformadas em restaurantes, cafés e lojas, onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição, comprar artesanato local ou simplesmente passear e apreciar a beleza das casas coloridas.

A Costa Nova também é conhecida por suas belas praias, que são ideais para banhos de sol, natação e surf. A Praia da Costa Nova é uma das praias mais populares da cidade, oferecendo uma ampla faixa de areia dourada, águas cristalinas e um cenário deslumbrante com as famosas casas listradas ao fundo.

Outra praia da Costa Nova é a Praia da Costinha, conhecida por ser uma praia naturista, onde as pessoas podem tomar banho de sol e nadar sem roupas. É uma das poucas praias naturistas em Portugal, e é frequentada por muitos turistas, bem como por habitantes locais.

Praia da Costinha, onde você pode nadar como veio ao mundo

Além das praias e das casas listradas, a Costa Nova tem muitas outras atrações para os visitantes. A cidade é famosa por seus deliciosos pratos de frutos do mar, como o arroz de marisco e o caldeirada, que podem ser encontrados em muitos dos restaurantes locais.

A cidade também é conhecida por seus eventos culturais, como o Festival do Marisco, que acontece anualmente em agosto e é um evento imperdível para os amantes da gastronomia e da cultura portuguesa.

Aeroporto mais próximo da Costa Nova: Porto (85 km)

Nazaré

A Nazaré é uma bela cidade litorânea localizada na Costa da Prata, no centro-oeste de Portugal, a pouco mais de uma hora de carro de Lisboa.

A cidade é conhecida por suas extensas praias selvagens, ondas gigantescas, frutos do mar deliciosos, belas vistas e vibrações de cidade litorânea que fazem os visitantes quererem prolongar sua estadia indefinidamente.

Uma das principais atrações da Nazaré são suas praias, que são conhecidas por suas ondas gigantescas. A Praia do Norte é a mais famosa de todas, com ondas que chegam a ultrapassar os 30 metros de altura em alguns dias.

É por isso que a cidade é um destino popular para surfistas de todo o mundo. Além disso, a cidade oferece outras praias menos lotadas, como a Praia da Nazaré, que é ideal para famílias e turistas que procuram um ambiente mais tranquilo.

O Forte de São Miguel Arcanjo é um importante marco histórico e cultural na Nazaré, aberto aos visitantes que desejam aprender mais sobre a história da região e apreciar a vista panorâmica da cidade e do Oceano Atlântico.

A fortaleza abriga um pequeno museu com artefatos e exposições que contam a história do forte e da região.

Forte de São Miguel Arcanjo, o guardião da memória da Nazaré

Além disso, o Forte de São Miguel Arcanjo também desempenha um papel importante na cultura popular da Nazaré. É a partir deste local que os pescadores locais realizam a tradicional procissão de Nossa Senhora da Nazaré, uma celebração religiosa que acontece todos os anos em setembro. A procissão é uma das maiores festas religiosas em Portugal e atrai milhares de visitantes de todo o país.

A Nazaré também é conhecida por sua culinária deliciosa, com frutos do mar frescos e pratos tradicionais portugueses. Os visitantes podem experimentar pratos como a caldeirada de peixe, arroz de marisco, e, é claro, o famoso caranguejo da Nazaré.

A cidade tem muitos restaurantes e bares ao longo da costa, onde os visitantes podem desfrutar de uma refeição enquanto apreciam as belas vistas para o mar.

Por fim, a cidade de Nazaré é um ótimo ponto de partida para explorar outras atrações turísticas próximas, como o Mosteiro de Alcobaça e o Santuário de Fátima. Com sua beleza natural, cultura e culinária rica e uma atmosfera acolhedora, a Nazaré é um destino turístico imperdível em Portugal.

Aeroporto mais próximo: Lisboa (120 km)

Veja também: A praia da Nazaré, uma alternativa ao Algarve no centro de Portugal

Cascais

A cidade de Cascais é um destino popular para uma viagem de um dia saindo de Lisboa. Localizada a cerca de 30 minutos de carro ou de trem, Cascais é uma cidade costeira charmosa, com uma atmosfera relaxante e diversas atividades para os visitantes.

Uma das principais atrações de Cascais é a sua praia. A Praia do Guincho é uma das mais famosas, com suas areias brancas e águas cristalinas. É um lugar popular para surfistas, windsurfistas e kitesurfistas, mas também é ótimo para um dia de sol e mar.

Outra atração popular em Cascais é o seu centro histórico, com ruas de paralelepípedos, casas coloridas e uma variedade de lojas, restaurantes e bares.

O charmoso centro histórico de Cascais

O Palácio da Cidadela é um edifício histórico que abriga atualmente um hotel de luxo, mas é possível visitar sua fortaleza e museu. A Igreja de Nossa Senhora da Assunção e o Farol de Santa Marta são outros marcos históricos que merecem uma visita.

Cascais também é um ótimo lugar para desfrutar de atividades ao ar livre. O Parque Natural de Sintra-Cascais, por exemplo, oferece trilhas para caminhada e ciclismo, além de vistas deslumbrantes da costa.

O Estoril é outro destino popular nas proximidades de Cascais, conhecido por seus cassinos e pelo Circuito do Estoril, que é um local de corrida de carros de renome internacional.

O cassino do Estoril inspirou Ian Fleming na criação do seu famoso personagem James Bond

Finalmente, a gastronomia de Cascais é rica em peixes e frutos do mar frescos, e há muitos restaurantes que servem pratos deliciosos com esses ingredientes.

Desde os tradicionais restaurantes de frutos do mar até as opções de comida rápida e casas de chá elegantes, há algo para todos os gostos em Cascais.

Com sua mistura de história, praias, atividades ao ar livre e boa comida, Cascais é um destino turístico imperdível na região de Lisboa.

Aeroporto mais próximo: Lisboa (28 km)

Veja também: As 10 melhores coisas para fazer em Cascais

Azenhas do Mar

Azenhas do Mar é uma cidade pitoresca e encantadora, com uma arquitetura que parece ter parado no tempo. A cidade tem um charme rústico com casas brancas de estilo mediterrâneo, algumas com telhados de telha vermelha, e ruas estreitas que serpenteiam pelas colinas íngremes.

Mas o que realmente faz de Azenhas do Mar um lugar especial é a sua localização. A cidade está localizada em uma falésia com vista para o mar, proporcionando vistas espetaculares da costa portuguesa. As ondas batendo nas rochas abaixo criam um som hipnotizante, que pode ser ouvido em toda a cidade.

Azenhas do Mar tem uma pequena praia com areia dourada e água cristalina, cercada por falésias escarpadas. A praia é perfeita para banhos de sol e natação, mas também é popular entre os surfistas devido às ondas poderosas que quebram perto da costa.

Os visitantes também podem caminhar ao longo da costa e explorar as rochas e piscinas naturais formadas pela maré baixa. Há também um mirante onde os turistas podem apreciar as vistas deslumbrantes de Azenhas do Mar e do Oceano Atlântico.

A cidade tem alguns restaurantes excelentes que servem pratos tradicionais portugueses, com destaque para os frutos do mar frescos. Há também algumas lojas de souvenirs onde os turistas podem comprar lembranças locais, como artesanato e cerâmica.

A 10 km de Azenhas do Mar fica o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa

Outros destaques facilmente acessíveis a partir das Azenhas do Mar incluem o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do continente europeu – e a pitoresca cidade de Sintra, com o seu palácio de contos de fadas, jardins exuberantes e castelo medieval.

O Cabo da Roca oferece vistas deslumbrantes sobre o oceano e as falésias, enquanto Sintra é um Patrimônio Mundial da Unesco, repleto de história, arquitetura incrível e paisagens naturais impressionantes.

Azenhas do Mar é uma ótima opção para aqueles que procuram um lugar tranquilo e encantador para relaxar e aproveitar a beleza natural da costa portuguesa.

Aeroporto mais próximo: Lisboa (38 km)

As mais lindas cidades costeiras ao sul de Lisboa e Algarve

Comporta

A praia da Comporta foi eleita pelo jornal espanhol La Vanguardia a praia mais chique da Europa

Comporta é uma vila localizada na costa alentejana, a cerca de uma hora de carro de Lisboa. É conhecida por suas praias desertas de areia branca, águas cristalinas e paisagens naturais intocadas. A cidade tem uma sensação tranquila e descontraída que a torna o destino perfeito para quem procura relaxar e escapar das multidões.

A praia da Comporta é uma das mais populares, com areia branca e fina, águas azul-turquesa e um ambiente calmo. Há muitas outras praias na área, incluindo a praia do Pego, que é conhecida por suas águas claras e por ser uma das mais belas praias da região.

A Comporta também é um ótimo lugar para experimentar a culinária local, com muitos restaurantes que oferecem pratos à base de peixe fresco e marisco. A cidade é cercada por arrozais, e o arroz de pato é um prato local famoso que você não pode deixar de experimentar.

Além de desfrutar das praias e da culinária local, os visitantes também podem explorar a natureza intocada da região, incluindo as dunas, pinhais e arrozais.

A Reserva Natural do Estuário do Sado é uma área protegida nas proximidades que é o lar de uma variedade de espécies de aves, incluindo flamingos e cegonhas. Há muitas trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta na área para quem procura explorar a natureza em primeira mão.

Aeroporto mais próximo: Lisboa (120 km)

Vila Nova de Milfontes

As praias de Vila Nova de Milfontes são um dos principais atrativos da cidade. São diversas opções que atendem a todos os gostos, desde praias mais tranquilas e isoladas até praias com infraestrutura completa para quem busca um dia de lazer com toda a comodidade. Alguns exemplos são a Praia da Franquia, a Praia do Farol e a Praia das Furnas.

Além das praias, Vila Nova de Milfontes também é um destino histórico, com diversos monumentos e sítios arqueológicos que contam a história da cidade. Um dos pontos mais visitados é o Castelo de Milfontes, que remonta ao século 17 e é um dos símbolos da cidade.

Vila Nova de Milfontes tem praia de rio e praia de mar. A combinação é perfeita: de um lado está a vila de casas branquinhas, com direito a uma fortaleza no centro; do outro, praias lindas, muitas vezes quase selvagens. No meio, as águas transparentes e calminhas do rio Mira.

A prainha do rio Mira com Vila Nova de Milfontes ao fundo

Outra característica marcante de Vila Nova de Milfontes é a sua animada vida noturna. A cidade oferece uma grande variedade de bares, restaurantes e casas noturnas que garantem diversão até altas horas da noite. A Praça da República é um dos pontos mais populares para quem quer aproveitar a noite na cidade.

Com sua combinação excepcional de praias, história e vida noturna, Vila Nova de Milfontes é um destino imperdível para quem busca um lugar especial para passar as férias ou apenas um fim de semana.

Aeroporto mais próximo de Vila Nova de Milfontes

Os aeroportos mais próximos de Vila Nova de Milfontes são o Aeroporto de Faro e o Aeroporto de Lisboa. O Aeroporto de Faro fica a cerca de 150 km de distância, enquanto o Aeroporto de Lisboa fica a cerca de 190 km de distância.

Outra opção é o Aeroporto de Beja, que fica a cerca de 100 km de distância de Vila Nova de Milfontes. Este aeroporto oferece principalmente voos domésticos e algumas rotas internacionais para destinos na Europa.

Sagres

Praia do Tonel

Sagres é uma encantadora cidade litorânea situada na região do Algarve, no sul de Portugal. A vila está localizada a apenas 10 km a sudeste do Cabo de S.Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa continental.

Apesar de sua localização privilegiada, Sagres ainda é um destino pouco conhecido em comparação com outras cidades litorâneas mais populares do Algarve.

O charme de Sagres está em sua atmosfera tranquila e pitoresca. A cidade é cercada por belas praias de areia branca e falésias dramáticas que se erguem sobre o oceano Atlântico.

As praias mais famosas são a Praia do Tonel e a Praia da Mareta, que oferecem excelentes condições para o surf e outros esportes aquáticos.

Além das praias, Sagres tem muito a oferecer aos turistas que buscam um destino mais autêntico e menos turístico. A cidade é rica em história e cultura, com vários monumentos históricos e museus que contam a história da região.

A Fortaleza de Sagres, construída no século 15, é um dos principais pontos turísticos da cidade e oferece uma vista panorâmica incrível do oceano e da costa.

A Fortaleza de Sagres é visita obrigatória

Sagres também é um destino popular para quem gosta de caminhadas e trilhas. A cidade está situada dentro do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área protegida com uma grande variedade de fauna e flora.

As trilhas costeiras oferecem vistas deslumbrantes das falésias e do mar e são uma ótima maneira de explorar a beleza natural da região.

Com sua localização privilegiada, praias incríveis, rica história e atmosfera tranquila, Sagres é uma excelente opção para quem busca um destino fora dos roteiros mais conhecidos.

Aeroporto mais próximo de Sagres: Faro (86 km)

Praia da Luz

A Praia da Luz é uma pitoresca vila costeira localizada na região do Barlavento Algarvio, no sul de Portugal. Situada a apenas 6 km a oeste de Lagos, a Praia da Luz é um destino popular para turistas que buscam uma combinação de praias, tranquilidade e comodidades.

A principal atração da Praia da Luz é sua bela praia de areia dourada, que se estende por mais de 1 km ao longo da costa. A praia é protegida por falésias rochosas e oferece águas calmas e cristalinas, perfeitas para nadar, praticar snorkel e outras atividades aquáticas.

Além da praia, a vila de Praia da Luz também tem muito a oferecer aos visitantes. O centro da vila é repleto de restaurantes, bares e lojas, que oferecem uma grande variedade de opções para quem busca um lugar para relaxar e desfrutar da vida -mar.

A vila também tem uma série de edifícios históricos, incluindo a Igreja de Nossa Senhora da Luz, que foi construída no século 16 e é um dos marcos mais importantes da região.

Igreja da Luz

A Praia da Luz também é um destino popular para aqueles que buscam atividades ao ar livre. A vila está situada perto do Parque Natural da Costa Vicentina, uma área protegida que oferece trilhas para caminhadas, ciclismo e passeios a cavalo.

Além disso, a vila fica a apenas uma curta distância de Lagos, uma cidade histórica com uma rica herança cultural e muitas atividades para turistas.

No geral, a Praia da Luz é um destino encantador que oferece uma mistura de praias, tranquilidade e comodidades. Com sua bela praia, atmosfera descontraída e fácil acesso a outras atrações na região, é um destino popular entre turistas de todas as idades e interesses.

Aeroporto mais próximo: Faro (90 km)

Lagos

Centro histórico de Lagos

Lagos é uma cidade histórica e um dos destinos mais interessantes do Algarve, no sul de Portugal. A cidade está situada ao lado de algumas das mais belas praias do mundo, como a Praia Marinha, Meia Praia e Porto de Mós, tornando-a um destino popular entre turistas que procuram praias de tirar o fôlego e uma atmosfera descontraída.

Além das praias, Lagos tem muito a oferecer aos visitantes. Um dos destaques da cidade é a Ponta da Piedade, uma série de falésias rochosas que se estendem ao longo da costa e oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes do mar.

Ponta da Piedade

Os visitantes podem fazer passeios de barco para explorar as cavernas e formações rochosas que se escondem nas falésias, ou simplesmente caminhar ao longo dos penhascos para desfrutar da paisagem.

Para aqueles interessados em história e cultura, Lagos também tem muito a oferecer. A cidade foi um importante porto comercial durante os séculos 16 e 17 e abriga uma série de edifícios históricos, incluindo a Igreja de Santo Antônio, o Forte da Ponta da Bandeira e a antiga muralha da cidade.

Outra atração em Lagos é o antigo Mercado de Escravos, considerado o primeiro mercado de escravos da Europa, tendo sido estabelecido no século 15. O mercado foi criado pelos portugueses durante a época das grandes navegações e do comércio de escravos africanos.

O mercado funcionou como um local de comércio de escravos até o século 19, quando a escravidão foi abolida em Portugal. Estima-se que dezenas de milhares de africanos tenham sido comprados e vendidos no mercado ao longo dos anos.

Antigo Mercado de Escravos

Hoje em dia, o Mercado de Escravos de Lagos é um museu que apresenta a história da escravidão em Portugal e na Europa. O museu está localizado na antiga casa dos leilões do mercado e exibe objetos relacionados à escravidão, bem como informações sobre a vida dos escravos e a história do tráfico negreiro.

Em suma, Lagos é uma cidade emocionante e diversificada que oferece algo para todos. Com suas praias deslumbrantes, falésias rochosas, vilas pitorescas e rica história, é um destino imperdível para qualquer pessoa que visita a região do Algarve.

Aeroporto mais próximo: Faro (80 km)

Faro

Faro é uma cidade litorânea localizada na região sul de Portugal, no Algarve. É uma cidade com uma rica história e cultura, que remonta à época dos romanos e mouros. A cidade é famosa por suas praias deslumbrantes, clima ensolarado e aconchegante, culinária deliciosa e vibrante vida noturna.

Faro é conhecida como o hub do Algarve, pois é uma das principais cidades da região e é o ponto de partida para muitos turistas que viajam para outras cidades e vilas da área. A cidade é facilmente acessível através do Aeroporto Internacional de Faro, que é o principal aeroporto do Algarve.

A cidade tem uma atmosfera acolhedora e descontraída, o que a torna um ótimo destino para aqueles que querem relaxar e aproveitar o sol e o mar.

A Praia da Ilha de Faro, que fica a cerca de 20 minutos de carro do centro histórico, é uma das praias mais procuradas de Faro, repleta de restaurantes, bares e muita animação para os seus visitantes.

Praia da Ilha de Faro

Além disso, Faro é um excelente ponto de partida para explorar outras cidades e vilas do Algarve, como Lagos, Albufeira e Vilamoura, que são conhecidas por suas praias paradisíacas, vida noturna agitada e marinas impressionantes.

Os amantes da natureza também encontrarão muitas atrações ao redor de Faro, como o Parque Natural da Ria Formosa, que abriga uma rica vida marinha e aves migratórias.

Os visitantes podem fazer passeios de barco e caminhadas pela reserva natural, além de apreciar a beleza das ilhas e praias desertas que fazem parte da reserva.

Outro destaque da cidade é a animada vida noturna, com muitos bares, restaurantes e clubes que oferecem música ao vivo e entretenimento. A cidade é especialmente animada durante o verão, quando muitos festivais e eventos culturais acontecem nas ruas e praças da cidade.

Aeroporto mais próximo: Faro tem um aeroporto, mas é preciso saber que a maioria dos voos a partir do Brasil faz escala em Lisboa

Tavira

Tavira, a “Veneza do Algarve”

Tavira é uma cidade pitoresca localizada na região do Algarve, no sul de Portugal. Apesar de não ter uma praia diretamente ao longo da costa, Tavira tem acesso a uma das mais belas e hipnotizantes praias de Portugal, a Ilha de Tavira.

A Ilha de Tavira é uma ilha arenosa situada ao longo da costa, acessível por barco ou por uma ponte de madeira que atravessa o estuário do rio Gilão.

Com mais de 11 km de extensão, a ilha tem algumas das melhores praias de Portugal, com águas cristalinas e areias douradas que se estendem até onde a vista alcança.

Praia da Ilha de Tavira

Além das praias deslumbrantes, Tavira tem um charme histórico único, com um centro histórico bem preservado e uma arquitetura encantadora.

A cidade tem uma rica história que remonta aos tempos dos romanos e dos mouros, que deixaram uma influência evidente na arquitetura local. A Ponte Romana de Tavira é um exemplo dessa influência, uma ponte histórica que atravessa o rio Gilão e conecta o centro da cidade à margem oposta.

Tavira é também conhecida por sua rica gastronomia, com muitos restaurantes que servem pratos de frutos do mar frescos e deliciosos, assim como outros pratos tradicionais da região.

A cidade tem uma vibrante cena cultural, com festivais e eventos durante todo o ano, incluindo festas populares, feiras de artesanato e festivais de música.

Aeroporto mais próximo: Faro (35 km)

Veja também: Tavira, a joia perdida do Algarve

Mapa das Mais Lindas Cidades Costeiras de Portugal

Crédito: Google Maps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *